Conheça os Lençóis Maranhenses

Lençóis de areia

 

A areia branca e fina marca o paradisíaco caminho percorrido pelos viajantes em meio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As lagoas de água doce entre as dunas formam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses. Localizados no noroeste do Maranhão e distantes 250 km da capital São Luís, os Lençóis Maranhenses atraem turistas em busca do fenômeno único das lagoas interdunares, à beira-mar. E o melhor dos Lençóis Maranhenses é que, a cada nova porção de água entre as dunas, a sensação de estar no paraíso se repete. Está com viagem marcada para os Lençóis Maranhenses ou tem o sonho de ir até lá?

Prepare-se para conhecer um dos lugares mais incríveis do Brasil e do mundo!

 

 

Quando ir aos Lençóis Maranhenses


Ao viajar para os Lençóis Maranhenses é preciso estar atento ao calendário para ver o fenômeno das lagoas em meio às dunas. A alta temporada dos Lençóis Maranhenses acontece durante e logo após as chuvas, especialmente entre os meses de abril e agosto. No auge da seca, de outubro a dezembro, quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem, cheia de porções de água, se transforma em um imenso deserto. A verdade, entretanto, é que os Lençóis Maranhenses são lindos durante todo o ano, tendo ou não lagoas cheias.

 

 

O que fazer nos Lençóis Maranhenses

 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área de 155 mil hectares e é considerado o maior parque de dunas do Brasil. A área protegida é enorme, porém a região dos Lençóis Maranhenses é ainda maior que o Parque Nacional. Entre os passeios mais procurados por lá estão o Circuito da Lagoa Azul, o Circuito da Lagoa Bonita, a visita à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins. Certamente passeios imperdíveis para quem vai aos Lençóis Maranhenses.

Ainda que as lagoas sejam as grandes atrações, o turismo por lá vai bem além. Quem visitar os Lençóis Maranhenses poderá investir em dias na praia do Caburé e em Atins, em passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga e até, na prática de kitesurfe, que anda crescendo muito na região. Tudo envolvendo percursos em veículos 4×4, lindas paisagens, águas transparentes e areia sempre fina e muito branca. E como se não  bastasse, ainda é possível apreciar a imensidão dos Lençóis Maranhenses em um sobrevoo.

Nenhuma paisagem no mundo se compara aos Lençóis Maranhenses. Só isso já é motivo suficiente para visitar a região. Entretanto, independentemente de ser um cenário único, os Lençóis Maranhenses conquistam a todos os turistas pela intensa imersão em pura beleza. E para ter certeza disso, basta assistir a um pôr do sol no alto das dunas ou dentro de uma das lagoas.

 

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Quem visita os Lençóis Maranhenses conta com três bases principais: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Apesar de estarem na mesma região, cada uma das bases tem características bem distintas.

 

Barreirinhas é a base principal, que tem mais infraestrutura, maior variedade de restaurantes e onde está grande parte dos hotéis e pousadas dos Lençóis Maranhenses. É de lá também que parte a maioria dos passeios pelos Lençóis Maranhenses, entre eles o sobrevoo da região, os roteiros da Lagoa Azul e Lagoa Bonita, o passeio de lancha ou quadriciclo até Caburé (com Vassouras e Mandacaru), a flutuação no Rio Formiga e passeios para Atins e Santo Amaro. É a melhor pedida para quem tem poucos dias de viagem.

 

 

 

Atins é a base mais rústica e descolada dos Lençóis Maranhenses. Localizada entre o mar e as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Atins atrai muitos praticantes de kitesurf, além de público mais jovem. O lugar, que ainda preserva ruas de areia, é um paraíso rústico e cheio de charme. Atins é especialmente interessante por oferecer lagoas e praia no mesmo lugar. E a boa notícia é que os dois são facilmente acessíveis.

 

 

Santo Amaro tem jeito de vida real, onde moradores e turistas convivem nos mesmos espaços. A cidade, que ainda mantém características do interior, é bastante tranquila e pouco movimentada. A vida segue em ritmo bem mais lento se comparada a Barreirinhas. Apesar de não ser a primeira opção de hospedagem de muitos turistas, é importante dizer que as lagoas nessa região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são ainda mais lindas e impressionantes. E a vantagem é que o tempo de deslocamento da cidade até os locais de passeios é bem menor, já que Santo Amaro está localizada praticamente dentro do Parque Nacional.

Confira Também

Diasa: a distribuidora que nasceu do varejo

Fundada em 1985 exclusivamente como varejo por um representante comercial, a empresa começou bem pequena mas numa época em que Mato Grosso crescia rápido, embalado

História e missão do LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e foi fundada em 2002 por Reid Hoffman e Eric Ly mas foi lançado oficialmente um

O Coração Financeiro das Organizações

A controladoria em grandes empresas é muito mais do que um simples departamento financeiro. É o coração pulsante que impulsiona a tomada de decisões estratégicas,

Abrir bate-papo
Fale com a gente!