Prospecção de clientes: saiba como fazer de uma vez por todas

O processo de aproximação com os clientes ou potenciais leads é diferente da venda em si. Por se tratar do primeiro contato e o momento de estabelecer o relacionamento com os compradores, é importante adotar métodos eficientes de prospecção de clientes.

A tentativa de vender logo de cara, sem conhecer as expectativas ou necessidades do consumidor, pode ser o caminho mais rápido para perder possíveis vendas. A prospecção de clientes deve ser planejada e basear-se em alguns pilares de desenvolvimento. Pois, mais importante que a quantidade de leads, são contatos de qualidade.

Você sabe como organizar a prospecção de clientes? Então, confira nossas dicas para melhorar esse processo na sua empresa!

Conheça o perfil dos seus clientes

Conhecer bem o público, facilita a definição de quais grupos abordar e quais são as características comuns aos clientes da empresa, portanto, classifique os consumidores.

Dessa forma, é possível verificar quais foram os leads que resultaram em conversões e como é a interação desses compradores com a empresa.

Estude os produtos e serviços

Conhecer os itens ofertados, é essencial para prospecção de clientes. É natural que, com o passar do tempo, o contato se torne mais automático, ressaltando sempre os mesmos pontos.

Para oferecer informações relevantes, mantenha-se estudando. Revise todo o conteúdo referente ao produto: manuais, vídeos e revistas, por exemplo. Atualize sempre suas apresentações e personalize os dados mais relevantes para cada consumidor!

Avalie o momento para abordar o consumidor

Escolher um bom momento para interação com o lead faz toda a diferença no processo de vendas. Permita que o cliente conheça seu site, seus produtos, inicie as interações com calma e avalie a receptividade.

É importante respeitar o espaço do consumidor. Contudo, se o cliente solicitar mais informações, seja eficiente e entre em contato o mais rápido possível. Por outro lado, deixe que ele avalie com calma as opções e soluções oferecidas.

Escolha as perguntas para prospecção de clientes

É importante seguir uma espécie de roteiro de perguntas, mas ouça atentamente todos os dados fornecidos pelo cliente. Opte por perguntas mais abertas, que dependam de maior interação para resposta. Conforme a conversa se desenvolve, anote os dados para futuras interações ou para utilizar na formalização da proposta comercial.

Lembre de que a prospecção de clientes, normalmente, é o primeiro contato do lead com a empresa. Por isso, agende as próximas interações e melhore o relacionamento. Uma boa estratégia é aproveitar a indicação de clientes atuais, pois, além de manter o contato com a carteira, a conversão de leads em vendas se torna mais fácil.

O processo de prospecção e vendas deve ser pensado com cuidado, para otimizar as conversões, aumentar a carteira de consumidores e aproximar a empresa dos clientes anteriores. Aproveite nossas dicas e melhore a prospecção de clientes na sua empresa!

Outra boa estratégia para conversão de leads é o marketing boca a boca. Os clientes que partem de uma indicação tendem a confiar mais na empresa e no produto ofertado. Confira nosso artigo sobre o marketing boca a boca, para atrair mais clientes para seu negócio!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!