O que é geomembrana e onde ela pode ser usada?

Quando se realiza uma obra em qualquer empreendimento — tanto em construções civis como no agronegócio — o que se espera é um resultado de excelência que seja condizente com o investimento e o tempo de execução.

Para isso, é fundamental que o profissional responsável tenha conhecimento sobre os materiais utilizados. Na esfera da inovação tecnológica do setor, saber o que é geomembrana é primordial.

Muitas vezes, motivados por questões financeiras, os empreendedores optam por materiais de construção que, mais tarde, se revelarão más escolhas. A tecnologia está presente na engenharia, desenvolvendo ferramentas que melhoram o desempenho de produtos já explorados no ramo. Por isso, manter-se constantemente atualizado é crucial para obter sucesso na construção.

Onde os materiais sintéticos entram nesse contexto? O que é exatamente a geomembrana, para que serve e quais são as vantagens de utilizá-la? Acompanhe a leitura do artigo e entenda!

O que é geomembrana?

geomembrana — também conhecida como membrana geossintética — é um dos itens mais comuns dentro da categoria dos materiais geossintéticos. Esses são produtos desenvolvidos para resolver problemas em geotecnia (área da ciência que estuda os princípios da natureza da crosta terrestre, aplicando soluções para as adversidades da engenharia).

Pelo fato de serem sintéticos e produzidos a partir de pesquisas e tecnologia, esses materiais são ideais para serem utilizados em grandes obras que exigem um alto nível de resistência e durabilidade. Por isso, eles são amplamente empregados como barreiras de controle e proteção contra erosão, bem como filtros, impermeabilizantes, barragens e reforços estruturais em ferrovias, aeroportos, aterros, canais, reservatórios, etc.

A geomembrana se destaca entre eles por ser a melhor opção para impermeabilização de grandes áreas, suscetíveis a vibrações e movimentações. Na sua composição são utilizados polímeros como  PVC, PEAD, TPO e EPDM, que são ligas elásticas que permitem que o produto se adapte facilmente a qualquer substrato no qual são inseridas.

Onde e por que utilizar a geomembrana?

Devido à natureza dos seus componentes sintéticos, a geomembrana é flexível, tendo uma grande capacidade de deformação e, portanto, acomodação aos substratos e às superfícies irregulares.

Além da maleabilidade, a geomembrana apresenta maior resistência a produtos químicos que as membranas comuns, sendo ideal para a construção de aterros e lagoas artificiais de decantação (uma vez que esses reservatórios e efluentes são bastante agressivos).

Essa característica, em conjunto com a sua alta impermeabilidade e seu caráter atóxico, a torna uma excelente aliada para a preservação ambiental, uma vez que evita a contaminação do solo, de rios, afluentes e lençóis freáticos.

Dessa forma, ela serve de barreira de proteção de água potável e de contenção de resíduos industriais, agrícolas e, até mesmo, radioativos (a água levaria cerca de 3 mil anos para atravessar 1 mm de espessura da geomembrana).

Além disso, outro fator que faz a geomembrana ser durável é o fato de ela não interagir com microrganismos diversos, o que impede o surgimento de algas e outras biotas que poderiam danificá-la.

Mas não para por aí. Essa membrana sintética é, além de tudo, resistente aos raios ultravioletas (UV). Essa condição é extremamente importante, principalmente para aquelas construções em que a borda do material fica exposta ao sol constantemente.

Devido a todas essas qualidades, a geomembrana tem aplicações diversas, tais como:

  • lagos artificiais de decantação;
  • aterros sanitários, hospitalares e industriais;
  • construção de canais de materiais contaminantes (para o correto descarte);
  • contenção de resíduos sólidos e líquidos;
  • controle de fluxo e separação de resíduos;
  • obras geotécnicas;
  • obras de proteção ambiental;
  • mineração;
  • estruturação de canais de irrigação e diques;
  • impermeabilização de lajes, túneis e lagoas de armazenamento;
  • construção de tanques de criação de peixes;
  • lagoas para tratamento de efluentes;
  • reservatórios de água;
  • biodigestores;
  • esterqueiras;
  • lagos ornamentais.

O que faz a geomembrana ser tão vantajosa?

Como você pode perceber, todas essas características fazem da geomembrana um produto excepcional. Além de tudo isso, a instalação da membrana sintética é simples e prática, por abreviar várias etapas do processo de impermeabilização convencional. Por todas essas suas qualidades, adquiri-la significa ter um material com as seguintes vantagens:

  • baixo custo;
  • excelentes atributos mecânicos;
  • alta resistência a produtos químicos e abrasivos;
  • resistência aos raios UV;
  • baixíssima permeabilidade;
  • alta durabilidade;
  • alta flexibilidade e plasticidade;
  • maior leveza que mantas asfálticas;
  • fácil manuseio e transporte;
  • rápida instalação.

A geomembrana exige cuidados na instalação?

A instalação da geomembrana não tem grandes complicações, mas exige certos cuidados, como equipamentos e práticas específicas. É necessário  considerar o horário de instalação, uma vez que a dilatação térmica distende a membrana durante o dia e retrai durante a noite.

É imprescindível que se apliquem diversos testes e ensaios, durante e após a alocação da barreira, para assegurar a estanqueidade e a durabilidade do sistema. Uma vez verificada, a geomembrana está pronta para funcionar, sem que sejam necessários outros tratamentos especiais.

Cabe ressaltar que a geomembrana não é indicada para fazer a impermeabilização de tanques de combustíveis e outros componentes altamente agressivos.

Qual é a demanda para a geomembrana no mercado?

A procura por geomembranas e outros materiais geossintéticos tem aumentado no mercado. Além de oferecerem uma ótima relação custo-benefício, elas geram economia ao empreendedor, pois reduzem o uso de recursos naturais e diminuem os gastos com transporte e instalação.

Além disso, elas são ecologicamente corretas e contribuem para a conservação do meio ambiente, fator esse que todo produtor visionário deve considerar, tanto por questões éticas quanto legislativas. Ademais, empresas e fazendas sustentáveis e que demonstram responsabilidade ambiental estão sendo cada vez mais valorizadas no mercado.

As membranas sintéticas são materiais desenvolvidos com tecnologia de ponta para solucionar diversos problemas e melhorar a relação das pessoas e seus projetos com a sociedade e o meio ambiente. Para alcançar os melhores resultados e o alto desempenho dos empreendimentos, é sempre fundamental ter conhecimentos sólidos sobre os materiais e os processos envolvidos na obra.

Após a leitura deste artigo você já entendeu o que é geomembrana, não é mesmo? Mas e os seus amigos e colegas de profissão já sabem? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude a disseminar esse conhecimento!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!