Como é feita a impermeabilização de laje? Veja!

A impermeabilização de laje tem a finalidade de impedir que substâncias líquidas e gasosas penetrem na sua superfície, reduzindo sua vida útil e provocando deformidades na estrutura.

Neste artigo, ensinaremos a forma correta de fazer esse procedimento e citaremos as vantagens desse tipo de investimento para a construção civil. Confira nossas orientações a seguir!

Prepare a base de revestimento

Preparar a superfície da laje é um cuidado essencial antes da aplicação de qualquer impermeabilizante, pois isso vai garantir que o produto não tenha seu desempenho comprometido pelo acúmulo de água e outros agentes. A NBR 7200 é a norma que regulamenta essa etapa e sugere os seguintes procedimentos:

  • correção de irregularidades na superfície;
  • lavagem de toda a área para a retirada de sujeiras que possam prejudicar a aderência do impermeabilizante;
  • arredondamento das arestas para que a água seja escoada.

Escolha os tipos de impermeabilização

A escolha do impermeabilizante deve levar em conta as características do seu local de aplicação. Os materiais flexíveis são os mais indicados para essa finalidade, pois eles resistem às dilatações e retrações que as lajes apresentam pela ação de intempéries.

É preciso considerar também se o local vai comportar um grande fluxo de pessoas, pois isso causa um maior desgaste ao material com o passar do tempo. Confira, a seguir, os principais tipos de impermeabilizações disponíveis no mercado.

Manta asfáltica

A manta asfalta é um dos métodos mais utilizados atualmente para a impermeabilização de lajes, uma vez que oferece a flexibilidade que esse tipo de revestimento precisa. Elas são compostas por asfalto e outros materiais que conferem mais elasticidade e durabilidade, o que retarda o surgimento de fissuras que possam causar infiltrações na estrutura.

Membrana de poliureia

A poliureia é um produto ainda novo no mercado, mas que apresenta um excelente grau de desempenho como impermeabilizante. Ela é altamente resistente à abrasão, produtos químicos agressivos e movimentações térmicas, sendo indicada para locais que exigem essa especificações e apresentam grande fluxo de pessoas e veículos.

Membrana acrílica

As membranas acrílicas são indicadas para a impermeabilização de lajes de pequenas dimensões, onde não terá trânsito de pessoas. Elas são aplicadas em camadas com a ajuda de rolo e pincel, como se fosse uma tintura, o que faz delas ideais para estruturas mais detalhadas.

Veja os benefícios de um revestimento impermeável

A impermeabilização de lajes é fundamental para a conservação da estrutura, pois evita danos causados por infiltrações, como rachaduras e deformações. O acúmulo de umidade também favorece a proliferação de fungos que são nocivos à saúde e conferem uma aparência nada agradável ao imóvel.

Essa é uma excelente forma de otimizar os projetos de construção civil, pois permite criar um ambiente de convivência no espaço que já existe, usando acabamentos que proporcionam mais sofisticação ao espaço.

A impermeabilização de lajes é um daqueles investimentos que une o útil ao agradável. Por isso, não tenha medo de aproveitar as tecnologias na construção civil e estude bem os materiais com os quais pretende trabalhar, para que seus clientes recebam resultados impecáveis.

Gostou do artigo? Siga agora mesmo a Lonax nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da construção civil! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!