Cada vez mais as empresas estão buscando a automação e melhoria de seus processos para se tornarem mais saudáveis financeiramente e mais lucrativas.
Não adianta ter um time comercial excepcional, um ótimo produto ou serviço que vende muito se a equipe de crédito não está preparada para atender a demanda, sem boas ferramentas de avaliação de crédito ou de cobrança.
A demora na equipe de crédito para aprovar uma venda, jogará oportunidades pelo ralo; as perdas de crédito para clientes mal avaliados, vão consumir as margens; as despesas de cobrança, vão exigir mais pessoas; e no final do processo, a empresa vai perder sua margem, lucratividade e sua eficiência.
Especialmente no Brasil, onde o custo do dinheiro está cada vez mais caro (e muitas vezes indisponível), com muita informalidade nas informações de crédito, tendo poucos Bureaus de crédito para consulta, ter parceiros com know-how que apoiem essa jornada de crédito, se torna não apenas essencial, mas um diferencial perante a concorrência.
Além do crédito em si, a velocidade de aprovação dos limites dos clientes é primordial para ganhar (ou perder) uma venda do concorrente.
O prazo de venda pode fidelizar muito mais que o preço. Pode parecer obvio, mas dar mais prazo de pagamento, impacta diretamente no caixa da empresa, então sempre temos uma área de comercial demandando prazo e uma tesouraria pedindo sua redução.
O preço mais baixo sem prazos alongados ou mesmo a vista, podem gerar a venda imediata, mas prazos mais longos permitem ao cliente que compre da sua empresa de forma recorrente: sua empresa vai financiá-lo e ele não vai precisar usar linhas de crédito com o banco.
As áreas comerciais sempre buscarão ampliar os prazos de pagamento para vender mais.
Mas com o alongamento do prazo, a empresa começa a ter uma necessidade de financiamento maior: recorrer a outros meios de financiamento, desconto de duplicatas, cessão, etc. Ou seja, isto aumenta sua dívida e reduz suas margens.
Nesse contexto, a Supplier apoia estas empresas, alavancando vendas e gerando negócios. De que forma?
A Supplier é uma empresa de 20 anos, que foi adquirida pela TOTVS em 2020 e em 2022 se tornou uma Joint Venture (chamada comumente de JV) entre a TOTVS e o Itaú BBA, focada na venda de produtos e serviços financeiros de forma integrada aos ERPs.
Assim temos uma combinação da expertise da TOTVS em sistemas de gestão com a expertise financeira do Itaú.
Nossa ferramenta pode ser integrada via API a qualquer ERP de mercado, ou mesmo via uma plataforma WEB que permite que as empresas solicitem análises de crédito para seus clientes, em uma jornada muito rápida e ágil para que elas se tornem mais competitivas no crédito, nos prazos e no caixa sem aumentar o risco de crédito.
Usando modelos de créditos próprios segmentados, pois analisar uma indústria gráfica é diferente de uma loja de material de construção e diferente de uma clínica médica e isto nós fazemos, nosso time de estatísticos agrega informações de diversas fontes. Desta forma, a Supplier consegue ampliar os limites para aumentar as vendas das empresas.
E como isso ajuda as empresas? Imagine no final do mês, a equipe comercial buscando bater as metas, enviando dezenas de clientes novos para a área de crédito analisar, outra dezena de clientes para aumentar o limite já utilizado, e tudo em poucas horas? Com a área comercial querendo vender, vendas se perdem.
Ou ainda, aquele cliente que a empresa entende não merecer mais crédito por falta de mais informações ou por política interna de crédito. Aqui a Supplier pode aportar mais limites de crédito, ampliando as vendas.
A Supplier contribui deixando disponível de forma assertiva vários milhões de limites de reais para as empresas venderem entregando limites de forma online aos clientes para já venderem e não deixarem a equipe comercial perder as vendas.
Ampliar os limites pode gerar inadimplência? Pode! Mas as vendas nos limites da Supplier são de risco da Supplier: vendas sem inadimplência, sem risco de crédito e sem perdas!
Sua equipe comercial precisa de mais prazos? A Supplier apoia disponibilizando uma gama de prazos para os comerciais utilizarem, de acordo com cada segmento indo desde prazos de 14 dias até vendas com 36 meses!
Ok, mas vender com prazos longos não vai gerar uma pressão na tesouraria, tendo que esperar esse prazo para receber? Sim, mas as vendas via Supplier entram “a vista”, em D+1 do faturamento para sua empresa ou conforme a negociação e necessidade da empresa.
Sim, ampliamos os limites de crédito, assumimos a inadimplência, aumentamos os prazos e garantimos o recebimento antecipado das suas vendas. Isto a Supplier já faz com mais de 150 empresas de diversos segmentos, líderes em seus mercados como Votorantim Cimentos, Suzano Papel e Celulose, ArcelorMittal, Dell Computadores e mais recentemente com a LONAX também.
Essa jornada, desde o pedido de vendas até a conciliação está 100% integrada ao ERP.
Flexibilidade é um tema importante: as empresas decidem para quais clientes querem utilizar a Supplier (não exigimos o tombamento da carteira), decidem quais prazos aumentar e decidem inclusive se querem receber em D+1 ou sem antecipação.
Por que acreditamos nisso? Por que Flexibilidade? Pois o mercado (e o Brasil) muda muito rapidamente. Ter uma ferramenta engessada não permitirá a empresa a atender as mudanças na velocidade necessária. Uma região demanda mais prazo do que outra, ou então sua empresa está entrando em um novo mercado e em novos clientes que não conhece, ali podem ser o foco de uso da Supplier. Ou ainda, sazonalmente ofereça aos seus comerciais uma chamada: compre agora e pague depois do carnaval – isso com certeza será um diferencial de vendas.
Não adianta implementar uma ferramenta que gere mais pessoas no back office, e nisto a Supplier também ajuda: apoiar as áreas comerciais a vender para mais clientes, sem ter que ampliar todas as áreas internas.
Empresas de tecnologia são conhecidas por processos e agilidade, mas temos um diferencial: o Fator humano – com um time comercial dedicado, que ajuda nas questões de dia a dia, criando oportunidades, priorizando solicitações de crédito, visitando clientes em conjunto e até criando campanhas de vendas – tudo para que a empresa venda mais e tendo sempre “pessoas” para atenderem as suas demandas quando necessário.
As empresas se tornam parceiras da Supplier. A área comercial enxerga nossa solução como uma ferramenta de ampliação de vendas. A área de crédito, como ferramenta de mais informações de crédito e de limites.
A área financeira, conta com uma aliada que garante o recebimento das vendas sem risco de crédito e com um sólido parceiro na preservação do caixa.
E continuamos fortalecendo a nossa história dia após dia, com diversos produtos e serviços sendo preparados para ajudarem ainda mais as empresas.
Renato Bitner estudou Relações Internacionais e Econômicas na Polônia onde se formou. Está na Supplier há 17 anos – a empresa tem 20 – e atualmente é o Diretor de Negócios.