O autor e consultor de marketing norte-americano, Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, é enfático ao afirmar que a fidelização de clientes é cinco vezes mais barata do que conquistar novos consumidores. Por isso, todo representante comercial que deseja alcançar seus resultados mês após mês deve estar atento a essa realidade.
Além disso, clientes fidelizados são responsáveis por cerca de 65% das vendas de uma empresa. Por isso, em épocas de cenários econômicos incertos, é preciso estar atento a essa estratégia de vendas e evitar os principais erros na hora de fazer uma negociação.
Para ajudar você a criar um plano de fidelização de clientes, preparamos este artigo. Acompanhe!
1. Ofereça um atendimento único e diferenciado
O relacionamento é responsável por boa parte das vendas. Por isso, é preciso prestar atenção no que o cliente realmente precisa, procurar identificar demandas e oferecer a ele um atendimento realmente único e diferenciado.
Nesse sentido, boas conversas e procurar entender o negócio dele de forma mais profunda, é essencial para encontrar as melhores soluções. Dessa forma, todos os envolvidos no negócio saem ganhando, da indústria ao cliente final.
2. Foque na experiência do cliente
Atender o seu consumidor de forma satisfatória e ainda gerar valor para o produto, com diferenciais na negociação e a entrega de alguns brindes, ajuda a elevar a experiência do cliente com a marca que você comercializa. Assim, torna-se muito mais fácil uma nova abordagem, o que ajuda a bater as suas metas ao final do mês.
3. Não deixe de responder as dúvidas
Além de compreender, de fato, qual é a necessidade do cliente, é preciso sanar as dúvidas que ele possa ter com relação a seus produtos e serviços.
Quando o seu cliente sabe todo o potencial do produto que você vende, além de gerar mais valor para a marca comercializada, será muito mais fácil para o cliente da indústria repassar esses produtos para o cliente final. Dessa forma, você faz a economia do produto girar, aumentando as suas vendas!
4. Fique atento ao pós-venda
O pós-venda é tão importante para o seu negócio quanto a venda em si. Por isso, manter um contato constante com o seu consumidor é o início do processo de fidelização após a compra.
O pós-venda também faz parte de um bom relacionamento com o cliente, e pode ser feito por meio do envio de comunicações por e-mail, avisando sobre novidades e lançamentos, além das condições especiais de negociação, solicitar feedbacks por meio de uma ligação, como por exemplo, saber se a mercadoria está atendendo bem às suas necessidades, são exemplos de ações de pós-venda.
O envio de newsletters em datas festivas, como no Dia do Cliente e Natal, por exemplo, também costuma ter um retorno bem positivo.
5. Estude diferentes técnicas de vendas
Um representante comercial de sucesso deve sempre estar atento às técnicas e abordagens de vendas. A técnica do Rapport, por exemplo, que consiste em se comunicar com a outra pessoa de maneira empática, afastando as resistências dela, já é bastante utilizada no segmento de vendas, mas existem outras possibilidades que podem ser exploradas.
Para isso, você pode contar com a ajuda da internet e com a leitura de livros, além de cursos na área.
6. Ofereça apenas produtos de qualidade
Todo bom vendedor sabe que a qualidade dos seus produtos está diretamente relacionada à credibilidade do seu negócio. Por isso, comercializar mercadorias de qualidade é fundamental para fidelizar clientes e ainda ter uma boa reputação no mercado.
Assim, utilizando essas técnicas para fidelização de clientes, e evitando erros como não se comunicar adequadamente, ignorar os feedbacks e não manter uma estratégia de relacionamento, você eleva as chances de sucesso nas vendas todos os meses!
Se você gostou deste artigo sobre fidelização de clientes, curta na nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos como este!