Descubra 5 melhores técnicas de vendas externas!

Você sabe o que são vendas externas? Basicamente, qualquer venda realizada fora do espaço da empresa, de modo que, nessa modalidade, o vendedor vai até o cliente. Para conseguir uma abordagem e uma negociação corretas, é recomendável adotar técnicas de vendas externas.

Para obter melhores resultados, o vendedor precisa avaliar as estratégias de vendas. Quer saber como planejar a aproximação e o contato com o cliente? Confira 5 dicas imperdíveis para vender mais!

1. Invista na apresentação

Quando falamos em apresentação, é importante cuidar tanto do produto quanto da apresentação pessoal. A velha máxima de que a primeira impressão é a que fica é válida no mundo dos negócios, por isso, tenha cuidado.

Para ter uma apresentação pessoal adequada, é importante saber qual é a postura ideal, de que forma se comunicar com o cliente e qual é o nível de formalidade das empresas que você visitará.

Sobre a apresentação do produto, revise todos os detalhes para passar segurança sobre o que está sendo vendido. Ressalte as particularidades e as vantagens e altere a apresentação de acordo com o perfil do cliente.

2. Mantenha a proximidade com o cliente

Chegar até o cliente é o primeiro passo para ter sucesso nas vendas, porém, tão importante quanto uma aproximação correta é avaliar estratégias para manter a proximidade com o cliente. Uma boa dica para estabelecer um bom relacionamento é ouvir atentamente o consumidor.

Muitas vezes, em uma conversa informal, você conseguirá compreender os anseios e as necessidades, dessa forma, podendo personalizar as soluções para cada situação.

No período entre vendas, agende visitas e mantenha-se presente, pois, assim, quando o cliente precisar, ele se lembrará de você como fornecedor.

3. Faça uma boa gestão do tempo

Muitos clientes para visitar, pedidos para fechar, organização financeira para manter e prospecções de novos leads para fazer são apenas algumas tarefas de um vendedor externo. Pensando nisso, a dica é: gerencie o tempo corretamente.

E como organizar uma rotina tão corrida? Veja boas dicas abaixo:

  • utilize softwares para monitorar o acompanhamento das visitas e os resultados obtidos;
  • acompanhe os resultados e veja quais foram as melhores estratégias de venda;
  • elabore um cronograma de visitas;
  • organize uma rota de visitas, mapeando a proximidade entre clientes.

4. Desenvolva o pós-venda e o follow up

Engana-se quem pensa que o importante é apenas fechar a venda. O pós-venda é uma etapa talvez mais relevante que a venda em si. O vendedor deve solicitar feedback e entender como foi o atendimento, quais foram os pontos positivos e quais aspectos podem ser melhorados.

follow up é o acompanhamento do cliente no período pós-venda, compreendendo como está sendo a experiência com o produto. Essa atenção demonstra que você se preocupa com seus clientes e não somente com a venda.

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5. Conheça o perfil do cliente

Compreender o consumidor é o primeiro passo para elaborar a estratégia de aproximação, de acompanhamento e de pós-venda. Alguns consumidores ficam mais confortáveis com um acompanhamento não tão próximo, por exemplo. Avalie, então, caso a caso, qual é a melhor opção de posicionamento.

Como vimos, para ter sucesso com as vendas externas, é preciso planejar a aproximação e o acompanhamento do cliente. Além disso, é essencial lembrar-se de que o segredo do sucesso está em um bom relacionamento. Sendo assim, aproveite nossas dicas para melhorar a performance de venda!

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