O tempo em que o representante comercial somente tirava pedidos já ficou para trás. A dinâmica do mercado e as mudanças no comportamento do cliente final exigem uma postura mais proativa desses profissionais, que devem alinhar uma série de estratégias para alcançar os objetivos de vendas, o que inclui agregar valor ao produto.
Nesse sentido, é possível elevar a régua da margem de lucro, mas para isso é preciso ajudar a indústria a fortalecer a marca do item. Quer saber mais sobre o que é necessário para conseguir agregar valor ao produto? Então continue a leitura!
Como agregar valor ao produto?
Nenhum representante comercial ou empresa consegue agregar valor ao produto com somente uma ação isolada. É preciso uma série de estratégias e esforços continuados para colher os resultados pretendidos. Veja a seguir as dicas que separamos para você!
Invista no relacionamento com o cliente
O seu cliente espera mais de você do que somente entregar a mercadoria com qualidade e pontualidade. Isso é o básico. Para ir além e agregar valor ao produto, você precisa fazer um acompanhamento constante das tendências de mercado, identificar os produtos que o consumidor tem maior afinidade, quais são os comportamentos desses compradores e o que eles buscam. Para tanto, é importante que você se informe por diversas fontes e faça análises.
Outra maneira de ajudar o seu cliente a vender é dar sugestões de como ele pode fazer a divulgação do produto na loja, como em cartazes, banners e até mesmo utilizando as redes sociais. Além disso, conceder bons argumentos que podem ser utilizados na hora da venda e até mesmo incentivar o lojista a usar abordagens que ainda não foram utilizadas são boas estratégias. O importante é estar comprometido com o resultado dele. De forma automática, os resultados de todos tenderão a melhorar.
Conheça o seu produto e também o mercado
Todo bom vendedor conhece muito bem o setor e também o seu produto, não é verdade? Portanto, todo esse conhecimento precisa ser transmitido ao seu cliente. Isso pode ser feito por meio de pequenos cursos e treinamentos, em que você pode mostrar as vantagens que o produto pode levar para o consumidor final.
Para que o lojista possa visualizar os benefícios, mostre a ele histórias de sucesso de outras pessoas que estão utilizando os produtos e revele também como o mercado se comporta com relação a esse segmento.
Use a tecnologia como aliada
A utilização de um bom sistema de gestão otimiza todo o processo de vendas, desde um maior controle de estoque da indústria até o PDV. Além disso, é possível utilizar catálogos online, que facilitam a exposição do produto para o cliente, agilizando o tempo de todos.
As redes sociais e até mesmo ferramentas de vídeo também podem ser usadas para otimizar toda a gestão de vendas e agregar mais valor ao produto. O importante é adequar a usabilidade dessas ferramentas para a realidade de cada item, bem como para a realidade do cliente.
Conte com bons fornecedores
Ao contar com bons fornecedores, você consegue garantir — além de qualidade, preço e prazos de entrega razoáveis — outras estratégias para agregar valor ao produto diante do cliente final, a exemplo de material de divulgação, materiais explicativos, equipe de merchandising para o ponto de venda, entre outros.
Como vimos ao longo desta leitura, agregar valor ao produto é uma tarefa que exige esforço e persistência. No entanto, com a ajuda dessas estratégias e a sua dedicação, ela pode trazer resultados muito positivos.
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