Você sabe para que serve lona plástica dupla face? Nós explicamos!

8 minutos para ler

Atualmente, o mercado de lonas oferece uma série de opções para a agropecuária além dos usos do dia a dia. A lona plástica dupla face é um dos produtos mais versáteis porque pode ser usada para vários tipos de silos, cobertura e secagem de grãos e cerais e tantas outras utilizações.

Desse modo, esse tipo de lona é essencial para uma boa produtividade das atividades do campo. No entanto, para poder aproveitar todos os benefícios dessa lona, é preciso conhecê-la melhor e saber como escolher a melhor do mercado. Então, acompanhe o artigo até o final e saiba tudo sobre esse material!

Afinal, o que é a lona plástica dupla face?

Como o próprio nome diz, ela apresenta duas faces, sendo uma preta e outra branca. A parte branca reflete boa parte da luz solar, que incide sobre ela e diminui a passagem de oxigênio. Por sua vez, a parte preta retém o calor e a umidade que passa pelo lado claro.

Além disso, a lona é feita com filmes multicamadas de dupla face, que contêm aditivos anti-UV. Isso faz com que o material tenha uma vida útil mais longa. Mesmo assim, os melhores fabricantes ainda oferecem garantia do material, que pode ser de 6 ou 12 meses. Essas características são os diferenciais da lona plástica dupla face em relação às demais, como as comuns, pretas, coloridas e transparentes.

Onde pode ser usada?

Conforme mencionamos, a lona plástica dupla face é umas das mais versáteis do mercado devido às características citadas no tópico anterior. Conheça, a seguir, seus principais usos!

Armazenamento da silagem

Ela é o tipo mais indicado para armazenar silagem. A parte branca deve ficar voltada para o exterior. Dessa maneira, bloqueia a entrada de oxigênio e reflete a luz do sol, o que impede o superaquecimento dentro do silo. A parte preta fica em contato com a forragem e mantém a temperatura ideal no interior.

Isso garante a boa qualidade da silagem porque favorece a fermentação adequada, minimiza a perda de nutrientes e inibe o desenvolvimento de microrganismos que poderiam comprometer o estoque de alimentação para o rebanho, gerando um grande prejuízo para o criador.

Secagem de grãos e cereais

Quando colhidos, grande parte dos grãos e cereais apresenta umidade superior ao que é recomendado para sua armazenagem em silos, porque acelera sua deterioração. É o caso de café, soja, milho, arroz, feijão e outros. Sendo assim, precisam passar pelo processo de secagem para que durem por um longo período com a máxima qualidade. Uma das técnicas utilizadas é a secagem sobre a lona, que deve ser de boa qualidade para prevenir rupturas e passagem da umidade do solo.

Cobertura de grãos e sacarias

A lona plástica dupla face também é utilizada para cobrir grãos e sacarias. Devido às suas características, protege melhor a colheita ao manter a temperatura correta, bloquear a ação dos raios ultravioleta e ter boa resistência, o que evita a ruptura do material e a exposição inadequada da produção.

Revestimento de tanques e reservatórios

Ao ser utilizada para revestir tanques para piscicultura e carcinicultura, esse tipo de lona ajuda a amenizar o calor e o escoamento da água e facilita o manejo da criação. Por ser um material bastante maleável, é de fácil aplicação, e qualquer um pode realizar a emenda com uma seladora portátil.

Quais cuidados garantem a conservação do material?

Higienização

A higienização é importante tanto para a durabilidade da sua lona quanto para a segurança do seu negócio, pois não é adequado que os alimentos entrem em contato com objetos contaminados. A limpeza é simples e deve ser feita apenas com água, sabão e escovas de cerdas macias. Alvejantes não devem ser usados em hipótese alguma, pois desbotam a cor e desgastam as fibras do material. Após esse processo, a lona deve estar completamente seca antes de ser guardada ou utilizada novamente, para evitar o surgimento de fungos.

Esse procedimento de higienização deve ser feito, ao menos, uma vez ao mês, exceto quando for armazenada ou entrar em contato com uma nova leva de alimentos. Nesses casos, a limpeza é essencial para que microrganismos nocivos não se proliferem em locais fechados e sejam transmitidos adiante.

Cuidados durante o uso e manuseio

Mesmo as lonas de alta qualidade podem ser danificadas pelo manuseio inadequado, como ser puxada com objetos cortantes e pontiagudos, arrastada por superfícies ásperas ou esticada além do seu tamanho original. Isso pode causar danos diretos ao tecido e desgastar suas camadas de proteção, como os filtros anti-UV.

O que considerar na hora de escolher a melhor lona dupla face?

Para obter todos os benefícios apresentados, é imprescindível ficar atento a alguns detalhes para escolher a melhor lona do mercado. Caso contrário, poderão ocorrer problemas gravíssimos, como a perda da silagem, da colheita, de materiais na construção civil e o escoamento da água em tanques e açudes.

Veja o que deve ser considerado no momento da escolha!

Durabilidade

A principal função da lona é proteger bens e mercadorias. Logo, de nada adianta investir em materiais que vão rasgar em pouco tempo de uso. Além do gasto com o produto defeituoso, isso pode ocasionar ainda mais prejuízos para a sua produção, como perdas de silagem e danos a equipamentos.

Materiais de qualidade não apenas evitam esse problema, como também garantem o aumento dos lucros pela otimização da produção. Pense nas lonas como um investimento para a sua propriedade, e não apenas como uma simples aquisição.

Tamanho correto

É muito importante que a sua lona dupla face seja dimensionada conforme a sua finalidade, para que nem o projeto nem o próprio produto fiquem prejudicados. Por serem maleáveis, algumas pessoas podem achar que não há problema em esticá-las, mas acabam desgastando o material.

O ideal é que a lona seja o suficiente para cobrir toda a superfície desejada, mas há casos em que o tecido precisa de um pouco de sobra. Contate o fabricante sempre que tiver dúvida, pois ele saberá explicar a forma correta de dimensionar o seu produto.

Assistência do fabricante

A assistência fornecida pelo fabricante diz muito sobre a qualidade dos seus produtos, principalmente quando ela está presente no pós-venda. Isso demonstra que a empresa está realmente preocupada em satisfazer as necessidades dos seus consumidores e solucionar quaisquer problemas que venham a surgir.

Mesmo as lonas de melhor procedência no mercado podem apresentar defeitos de fábrica, e uma resposta ágil é essencial nesses casos. Um bom fabricante deve ser capaz de rastrear o lote com defeito e realizar a troca do produto defeituoso o mais rápido possível, para que o consumidor não tenha o seu processo produtivo prejudicado.

Quais são os diferenciais da Lonax no mercado de lonas?

A Lonax é a única empresa com certificação ISO 9001, que atesta a alta qualidade da produção dos produtos. Por isso, consegue oferecer garantia de fábrica de 06 a 12 meses de acordo com o produto escolhido. Além disso, conta com lonas de 4 a 12 metros de largura e de 50 ou 100 metros de comprimento, em embalagens que vão de 20 kg a 120 kg. Esses fatores, aliados à marcação metro a metro (disponível para as lonas pretas e cores), permitem que você adquira somente a quantidade necessária do material, evitando desperdícios.

Além da certificação, da garantia e de tamanhos diferenciados, a Lonax acompanha seus produtos. Dessa forma, por meio da marcação e rastreabilidade, é possível saber de qual bobina a lona é, suas dimensões, seu peso, a micragem, data, hora e o equipamento utilizado. Desse modo, caso alguma eventualidade aconteça, basta entrar com contato com a empresa por meio do SAC, compartilhar a imagem da marcação e a nota fiscal para que os devidos procedimentos sejam realizados.

Enfim, a lona plástica dupla face é essencial para o agronegócio. Afinal, permite uma silagem de boa qualidade, o aumento da produtividade no campo e a melhora da qualidade das lavouras. Contudo, vale ressaltar que, para obter essas vantagens, é preciso adquirir somente lonas realmente certificadas.

Por isso, entre em contato conosco para conhecer melhor nossos produtos, que incluem filmes agrícolas, lonas plásticas e geomembranas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário