8 ideias infalíveis sobre como vencer a concorrência e vender mais

Hoje, praticamente qualquer negócio compete com inúmeras outras empresas no mesmo segmento de atuação. Para ganhar mercado é preciso saber como vencer seus concorrentes. Pensando nisso, vamos apresentar 8 ideias infalíveis para diferenciar a sua empresa e ajudá-la a vender mais!

Lembre-se de que sua companhia deve elaborar estratégias de marketing e vendas específicas para sua situação. Foi-se o tempo em que o diferencial de mercado era ter um produto de qualidade, por isso, confira nossas dicas e descubra como vencer a concorrência!

1. Faça uma análise completa dos concorrentes

Você sabe o que é benchmarking? A ferramenta propõe avaliar os concorrentes e comparar as práticas adotadas. É possível aprender muito com empresas do mesmo segmento que o seu. Portanto, trace um perfil dos concorrentes e avalie quais estratégias podem ser adaptadas ao seu negócio.

Também busque referências de sucesso e observe os erros cometidos por outras empresas. As práticas bem-sucedidas podem ser estudadas e melhoradas. Quanto aos erros, aproveite as lições aprendidas e evite repetir na sua empresa!

2. Agregue valor ao seu produto

Ter um produto de qualidade não é mais um diferencial de mercado hoje em dia, assim, as empresas devem encontrar formas de melhorar a experiência de compra. Invista em soluções personalizadas — à sua localização, ao seu público-alvo, ao seu produto — e alternativas criativas para encantar o cliente.

Outra dica que pode agregar valor ao seu negócio é falar com autoridade sobre o produto ofertado. Muitas marcas pecam ao disponibilizar conteúdos de marketing apenas com informações superficiais. Os clientes reconhecem valor quando se envolvem com a marca.

Paute seu desenvolvimento na elaboração de um produto de qualidade, com um bom conceito e focado na satisfação do consumidor. Mantenha em mente que clientes satisfeitos auxiliam no marketing orgânico para a empresa, pois divulgarão os serviços e produtos entre amigos e familiares.

3. Melhore as técnicas de venda

A equipe de vendas deve ser treinada para atender da melhor forma, mas, simultaneamente, toda a cadeia produtiva da empresa deverá estar alinhada. Treine os vendedores para melhorar o relacionamento com o cliente. Algumas dicas práticas são:

  • conheça o público-alvo;
  • invista em conteúdos relevantes;
  • ofereça boas condições;
  • disponibilize soluções para os problemas do cliente;
  • preze por um bom relacionamento com o consumidor.

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4. Invista em marketing

As campanhas de marketing são pensadas para alcançar e engajar os clientes. Invista em produção de conteúdo e aproxime a sua empresa do consumidor. No marketing digital, as redes sociais são ótimas para estabelecer um bom relacionamento e humanizar o contato com as empresas. Avalie as estratégias de marketing adotadas pelos concorrentes e veja quais podem ser aplicadas na sua empresa.

5. Ofereça o melhor atendimento ao cliente

As grandes empresas investem para criar uma excelente experiência de compra para seus clientes, e pode-se dizer que essa é a chave do sucesso no mercado contemporâneo. Entenda que além de adquirir o produto, o comprador deseja sentir-se especial. Que importância sua empresa dá ao atendimento ao cliente? Avalie o perfil do consumidor e descubra em quais pontos o atendimento pode ser melhorado.

Ainda, solicite um feedback para compreender o cenário geral. Atente-se aos momentos pré e pós-venda! Muitas empresas pecam por não prestar assistência no pós-venda, pois o acompanhamento do cliente é um diferencial que ajuda na fidelização para compras futuras.

6. Crie um site e perfis em redes sociais

Quando alguém procura um produto ou serviço no mundo contemporâneo, a busca online é um dos primeiros passos e uma das maneiras mais simples de contato com novos clientes. Assim, lembre-se de que você não será tão facilmente encontrado se não estiver presente no espaço virtual.

Sites podem ser criados com um baixo investimento inicial — levando em conta domínio, hospedagem e template — e eles podem apresentar seu negócio ao mundo e te ajudar a vender mais!

Já as redes sociais funcionam como caminhos que levam ao seu site e, consequentemente, ao seu produto ou serviço. Além disso, são ferramentas-chave no desenvolvimento de um relacionamento prolongado e de confiança com os seus fregueses e, por isso, também é importante ter a sua empresa bem representada nesses espaços. Mas não adianta fazer um perfil em cada rede existente, é preciso investigar e descobrir onde seu público está.

Se você, por exemplo, vende diretamente para empresas, é possível que o LinkedIn ofereça maiores chances de contato direto com gestores, mas se, por outro lado, sua intenção é vender produtos para clientes independentes, diretamente na plataforma da rede social, o Instagram pode ser uma boa pedida. Conheça o seu público, as possibilidades do seu produto e aposte na comunicação virtual!

7. Cuide dos clientes que você já tem

Explorar novos públicos é importante (no momento certo!), mas, de acordo com Philip Kotler — um dos maiores gurus do marketing no mundo —, manter um cliente é de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo. Assim, nunca se esqueça de seus fregueses leais e busque alcançá-los com os planos de inovação para sua empresa. Ou seja, quando buscar diversificar seu negócio com novos produtos ou serviços, não foque apenas em novos públicos, mas em produtos relevantes para seus compradores mais antigos.

Uma boa dica é criar programas de fidelidade, que oferecem vantagens para clientela frequente — como descontos ou outras recompensas.

8. Faça parcerias

Outras empresas podem ser concorrentes, podem ser clientes e também podem ser parceiras! Explore essa possibilidade com inteligência e estratégia. A parceria deve beneficiar ambas as partes e os esforços também devem ser compartilhados. Dessa forma, ações promocionais podem ganhar potência, a credibilidade dos empreendimentos envolvidos pode ser fortificada e negociações feitas de forma conjunta podem criar boas vantagens para o cliente.

Existem muitas formas de conquistar espaço no mercado. Todas elas devem ser personalizadas ao seu negócio e guiadas por uma boa estratégia conjunta.

Tenha em mente também que o uso de técnicas muito agressivas para vencer a concorrência não é necessário. A existência de competidores é parte do que motivará a sua empresa a crescer e desenvolver novas soluções para problemas. Prefira investir em parcerias com fornecedores e empresas clientes e, assim, apostar no crescimento do mercado em geral.

Não se esqueça que valorizar o seu produto e também o seu cliente são chaves para o sucesso do seu negócio. Pensando nisso, separamos as 4 melhores práticas de follow up de vendas que, com certeza, vão trazer informações muito importantes para o seu negócio e te ajudar a vender mais!

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