Conheça 6 diferentes tipos de concreto e como escolher o melhor

Para que uma obra seja bem-feita, é fundamental contar com mão de obra qualificada, maquinário eficaz e, sem dúvidas, materiais resistentes. Entre os materiais mais utilizados na construção civil, o concreto é o mais relevante. Afinal, não é possível imaginarmos uma reforma ou obra e não associá-las à necessidade de seu uso.

Com a evolução da construção civil, vários tipos de concreto surgiram para atender às demandas de cada obra. É essencial que um mestre de obras conheça bem cada um deles para executar serviços de alta qualidade e, assim, ganhar destaque no mercado.

Por esse motivo, separamos as principais opções de concreto, para que você entenda melhor como e quando utilizar cada uma delas. Acompanhe!

1. Convencional

O concreto convencional é o mais comum em canteiros de obras. É chamado assim porque utiliza uma mistura padrão de água, cimento, brita e areia, que deve ser feita com vibrador para garantir o adensamento correto. A sua resistência varia de 10 MPa a 40 MPa.

O resultado é uma massa de textura mais seca, que pode ser utilizada diretamente no solo, para fundações, ou em caixarias, para pisos e lajes. Vale lembrar que não se deve utilizar a bomba para o lançamento desse tipo de concreto. O ideal é usar carrinho de mão, girica ou outro meio de transporte manual.

2. Armado

Ao adicionar armações de aço, temos o concreto armado, bastante utilizado em lajes, vigas, pilares e outros componentes estruturais. As barras de metal servem para aumentar a resistência às forças de compressão e tração. Então, ele é muito usado na maioria das construções.

Ao utilizar o concreto armado, consegue-se um excelente custo-benefício com a manutenção das estruturas e, ainda, há a vantagem de ele poder ser moldado de diversas formas.

3. Bombeável

O concreto bombeável é bastante semelhante ao convencional, tendo as mesmas aplicações. A diferença é que a massa é mais fluida, o que permite seu bombeamento para alcançar distâncias maiores em sua aplicação e menos custos com mão de obra.

Para isso, é utilizada uma quantidade maior de água ou incluem-se aditivos químicos para diminuir a granulometria do agregado graúdo e promover maior trabalhabilidade.

4. Pesado

Entre os tipos de concreto utilizados na construção civil está o pesado, que tem agregados de massa maior, como hematita, barita e magnetita. É mais utilizado em projetos específicos, como construção de usinas que usam energia atômica, gasodutos, hospitais ou câmaras de raio-x, pois os agregados ajudam a barrar a radiação.

5. Projetado

Também conhecido como jateado, é muito usado no Brasil. Sua aplicação ocorre por meio de mangueiras de ar comprimido. O concreto projetado utiliza aditivos que geram maior aderência. Assim, é usado principalmente na construção de encostas, para evitar deslizamentos.

Também é muito aplicado em superfícies irregulares, bordas inferiores de lajes, revestimentos de túneis, canais, galerias, piscinas, pilares e paredes de concreto armado.

6. Autoadensável

É recomendado quando há necessidade de alta fluidez, como a concretagem de estruturas pré-moldadas, peças armadas, acabamentos de concreto aparente ou formas de alto-relevo.

O concreto autoadensável conta com aditivos superplastificantes que auxiliam no seu bombeamento. Por ser mais maleável, consegue se autonivelar e, por isso, não há a necessidade de utilizar vibrador para garantir o adensamento adequado. Além disso, é mais homogêneo, resistente e durável.

Após conhecer os principais tipos de concreto, deu pra perceber a importância desse tema na construção civil. Cada parte da obra conta com necessidades específicas e, por isso, é preciso utilizar o material mais adequado em cada etapa para garantir um resultado final perfeito.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite a visita ao blog e descubra as melhores práticas para preparar concreto. Boa leitura!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!