Tecnologia 5G: quais os impactos da sua chegada no campo?

Quando falamos em competitividade no campo, não podemos deixar a tecnologia de lado. Ela contribui para uma maior capacidade de planejamento e antecipação de demandas e permite um acompanhamento em tempo real de tudo o que ocorre na propriedade, além de proporcionar ganho de produtividade e agilidade no manejo agrário. A tecnologia 5G, nesse sentido, vem para trazer impactos ainda mais positivos para o segmento.

Trata-se da evolução do 4G. Se a última já nos possibilitou ter mais agilidade nas comunicações, a 5G vai ampliar essa possibilidade em até 20 vezes. Ou seja, o produtor terá a oportunidade de contar com soluções mais robustas que dependem da internet. A seguir, mencionamos um pouco mais sobre os seus impactos. Confira!

Velocidade no serviço de dados

Como vimos, a tecnologia 5G contribui para mais velocidade no uso de dados. Sendo assim, outras tecnologias já utilizadas podem ser aproveitadas de forma mais estratégica na propriedade. Entre elas, a automação de processos ou a robotização de manejos nas fazendas.

Entre os ganhos que isso oferece ao produtor, destacamos especialmente a redução do tempo de produção, menos erros humanos e menos custos com mão de obra qualificada, além de garantir um maior volume de produção.

Tudo isso impacta diretamente os resultados do negócio. Mais produtividade significa mais produção. Consequentemente, a meta da propriedade preestabelecida será alcançada com mais eficiência, o que trará mais ganhos financeiros.

Inovação tecnológica

Não podemos falar de tecnologia no campo sem mencionar a inovação tecnológica para a gestão rural. Porém, quando abordamos sobre o tema, não estamos nos referindo apenas a máquinas de grande porte e a grandes investimentos. Estamos falando, também, dos pequenos produtores. Hoje, poucas pessoas no campo, de fato, têm acesso a esse recurso.

Sendo assim, a tecnologia 5G tem como diferencial levar a democratização para o meio rural, de modo que os pequenos produtores também possam utilizar a inovação para escalar a sua produção. Mesmo quando não houver possibilidade de investimento, existem recursos que contribuem nesse sentido, como as cooperativas.

Mais produtividade

Consequentemente, o produtor poderá usufruir de mais produtividade. Exemplo: suponhamos que, em uma propriedade, o agricultor tenha uma colheitadeira que vai estimar a produtividade por talhão. Porém, para que ele consiga as informações desse tipo de tecnologia, precisa se deslocar do campo até a sede da propriedade para copiar os dados em um pen drive.

Com a democratização da tecnologia 5G no campo, isso não será mais necessário, uma vez que todos os recursos poderão ser utilizados de maneira online. Isso trará ganhos, inclusive, para alguns dos desafios do campo, como o controle de pragas. Afinal, você poderá utilizar recursos online que farão essa identificação para o rápido tratamento, sem perdas para o negócio.

Como vimos, a tecnologia 5G no campo oferece muitos diferenciais para o produtor. Não se adaptar a esse cenário, além de ser uma perda de diferencial competitivo, poderá impedir que o negócio prospere e consiga resultados mais atrativos — tanto no que diz respeito à produtividade quanto aos desafios enfrentados hoje.

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe-o nas redes sociais para que as suas conexões também entendam sobre os impactos da tecnologia 5G no campo!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!