Conheça as principais técnicas de impermeabilização e saiba como escolher!

Um sistema de impermeabilização é aquele que forma barreiras contra a passagem de líquidos e vapores. Sua principal finalidade é proporcionar durabilidade aos componentes estruturais de uma construção, evitando que se desgastem quando há contato frequente com água e umidade.

Para que sejam eficientes, as técnicas de impermeabilização devem condizer com o tipo de estrutura e a finalidade de cada uma. Por isso, continue a leitura e conheça os materiais mais utilizados no mercado!

Argamassa e cimento polimérico

A argamassa é um impermeabilizante à base de cimento muito usado na construção civil para assentamentos, rejuntes e diversos tipos de revestimentos internos ou externos. Já o cimento polimérico é uma melhoria desse material, com propriedades que o tornam mais impermeável, flexível e resistente do que a versão tradicional.

Outra grande vantagem da argamassa é diminuir significativamente o desperdício em obras, uma vez que já vem pronta para uso e oferece os melhores resultados com uma menor quantidade de produto aplicada.

Manta asfáltica

A manta asfáltica é um impermeabilizante usado em diversos tipos de revestimentos (lajes, coberturas, telhados) que também conta com propriedades de isolamento térmico. Trata-se de um material pré-fabricado cujo principal componente é o asfalto, além de outros aditivos que melhoram o seu desempenho.

Essa opção é bastante recomendada para regiões chuvosas e que sofrem com variações térmicas bruscas, pois sua flexibilidade previne o surgimento de rachaduras que possam comprometer a função impermeabilizante. Assim, a manta asfáltica é excelente para proteger os edifícios de infiltrações e proliferações de mofo.

Resina Epóxi

A resina Epóxi é um tipo de plástico que endurece permanentemente ao reagir com um agente catalisador. Isso significa que o material mantém a rigidez mesmo na presença de fontes de calor, uma característica que confere bastante durabilidade e resistência. Suas maiores vantagens estão relacionadas às inúmeras possibilidades de uso.

A resina já era muito usada em pisos industriais por conta da facilidade de aplicação e limpeza, mas hoje também é popularmente conhecida em residências com o nome de porcelanato líquido, que chama a atenção por seu acabamento brilhante. O material é recomendado para ambientes internos e pode ser usado mesmo em pisos que já tenham algum tipo de revestimento.

Impermeabilização com lonas

As lonas plásticas são coberturas muito adotadas no agronegócio e na construção civil, devido ao custo-benefício e à versatilidade. Elas são ideais para a impermeabilização de contrapisos e proteção de fachadas ou pinturas durante as obras, pois se mostram eficientes em prevenir os problemas causados por umidade e infiltrações.

A lona preta é a mais conhecida no mercado por seus múltiplos usos, mas existe ainda um tipo especial de lona: a chamada geomembrana. Trata-se de um material sintético de alta tecnologia que garante a impermeabilização de grandes áreas, a exemplo de reservatórios de água, aterros sanitários, construção de canais e muitos outros.

Como a maior produtora de lonas plásticas do Brasil, a Lonax oferece os melhores produtos para suas técnicas de impermeabilização. Temos linhas exclusivas para múltiplas aplicações na indústria e somos a única empresa no país a fabricar uma geomembrana com oito metros de largura. Adicione a isso o nosso atendimento de excelência e veja que somos a escolha ideal para o seu projeto.

O que você está esperando para entrar em contato com a gente? Estamos à disposição para tirar suas dúvidas e mostrar em detalhes as soluções que oferecemos!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!