Os elementos que asseguram a segurança em canteiro de obras são normatizados e devem ser respeitados. A sinalização é a parte responsável por informar aos profissionais e aos visitantes do local a respeito dos riscos no canteiro.
A sinalização é importante, obrigatória e deve ser feita de forma clara. As cores e símbolos utilizados precisam ser de fácil compreensão, a interpretação deve ser praticamente instintiva, seja numa situação normal ou de emergência.
Como garantir a segurança em canteiro de obras?
Muitos são os elementos utilizados para sinalizar as condutas e perigos do canteiro de obras, vamos conhecer as melhores práticas utilizadas.
Lona impermeável
A lona é utilizada para cobrir e preservar objetos contra poeira e água. Protege os elementos e é uma boa forma de aviso para prestar atenção e transitar com cuidado no ambiente.
Placas
São as sinalizações mais utilizadas, usualmente combinam formas, cores e símbolos, de modo a indicar locais, condutas e cuidados a serem seguidos.
Coletes e faixas
Os itens reflexivos são de uso obrigatório para trabalhadores que transitem e executem serviços em vias públicas, ou no transporte vertical de materiais dentro do próprio canteiro de obras.
Avisos luminosos
O dispositivo feito em objetos transparentes e iluminados tem por objetivo orientar aqueles que transitam na obra.
Sinalização de segurança e saúde
A orientação pode ser feita por placas, cores e sinais, tem como finalidade demonstrar a atividade ou situação estabelecida que indique condutas referentes à saúde.
Diferenciação por cores
As cores representam avisos distintos e são classificadas em:
- cor vermelha — proibição, perigo ou alarme;
- cor amarela — aviso;
- cor azul — obrigação;
- cor verde — salvamento, socorro ou situação de segurança.
O que a NR18 estabelece a respeito do canteiro de obras?
A normativa versa sobre a sinalização utilizada para assegurar a segurança em canteiro de obras e estabelece que:
Os locais de apoio devem ser identificados e as saídas demonstradas utilizando textos ou setas, os avisos e comunicações devem ser mantidos por cartazes ou semelhantes, os perigos ocasionados por máquinas e equipamentos devem ser alertados. É necessário orientar aos trabalhadores a respeito da obrigatoriedade do uso de EPI’s (Equipamentos de proteção individual).
Sinalize a especificidade dos insumos para cada atividade e deixe advertido próximo ao local de uso. As áreas de transporte de materiais que utilizem equipamentos como guincho, grua e guindastes devem ser isoladas e sinalizadas.
O acesso de equipamentos e veículos ao canteiro de obras deve ser sinalizado e identificado, assim como as passagens com pé-direito inferior a 1,80 m precisam de sinalização. Lembre-se de assinalar áreas que possam conter substâncias tóxicas, inflamáveis, corrosivas, explosivas e radioativas.
Conforme vimos, a sinalização auxilia a segurança em canteiro de obras e deve ser feita de acordo com o estabelecido pelas normativas. Sendo assim, não esqueça que a sinalização orienta o trabalhador e visitantes sobre os possíveis riscos a que estarão expostos, dos procedimentos a serem adotados e as condutas necessárias no espaço.
Quer saber mais sobre obras seguras? Entre em contato com nossa empresa, estamos à disposição para auxiliar você com dicas incríveis!