Pastagem, silagem ou feno? Conheça as diferenças entre eles

Você sabe o que são os alimentos volumosos, também conhecidos como alimentos verdes ou forragem? Esta não é uma questão que qualquer pessoa pode responder, mas o homem do campo sim, pois se trata de assunto rotineiro e importante para quem trabalha com a nutrição de equinos ou bovinos, oferecendo uma ótima relação custo-benefício.

Com alto teor de fibras e proteínas, constitui parte dos cuidados com os animais (além da ração, suplementos, água, vacinas e boas condições de conforto) e aumento na eficiência, inclusive do gado leiteiro. Os principais tipos são a pastagem, silagem ou feno. Neste artigo, veremos suas características e alguns aspectos do armazenamento. Confira.

Saiba quais são os principais tipos de alimentos volumosos

Quando a fonte de alimento é vegetal, os tipos mais comuns são pastagem, silagem ou feno. Vejamos as diferenças:

  • pastagem – é uma gramínea (tipo de planta forrageira) de bom crescimento, da qual o animal se alimenta direto no pasto. Quando cortada e servida no cocho, é chamada de “capineira”;
  • silagem – é uma forrageira verde cortada, mais úmida, armazenada em silos (na superfície ou subterrâneos) para que haja a fermentação que garante sua conservação por mais tempo. Também há a técnica dos chamados silos-fardos, que é a silagem em filme agrícola dupla face;
  • feno (ou fenagem) – é a gramínea cortada e desidratada, o que a preserva por longos períodos, mantendo a qualidade nutritiva e com boa aceitação pelos animais. Pode ser armazenada, inclusive em fardos, prevenindo (assim como a silagem) a falta de alimento em épocas de escassez de pastagem e a dependência de fornecedores de ração.

Conheça os cuidados necessários com a pastagem, silagem ou feno

Alguns cuidados são básicos para o cultivo, preparo e conservação dos alimentos volumosos, como:

  • clima e região – deve-se observar solo e clima (principalmente o ciclo das chuvas) para a previsão da plantação gradual e crescimento das forrageiras, de forma que sempre haja vegetação em ponto de corte;
  • espécie de planta – a escolha deve levar em consideração não somente o solo, clima e valor nutricional, mas também o objetivo a que se destina, como, por exemplo, se é para pastagem, disposição no cocho, silagem ou feno;
  • área disponível – se há espaço suficiente para os animais pastarem, esta pode ser uma boa opção de criação;
  • estocagem e conservação – no caso da silagem ou feno, o material é guardado para uso posterior. Além dos silos, também são utilizados filmes agrícolas dupla face.

Entenda as vantagens do uso de lonas para a silagem ou fenagem

O armazenamento da silagem ou feno precisa ser muito bem-feito. Do contrário, pode causar a perda do material pelo apodrecimento ou surgimento de fungos e outros problemas com potencial de danos à saúde dos animais.

Um item essencial nessa atividade é a lona plástica, pois é muito versátil — usa-se no preparo da superfície, sob o material estocado, para isolamento e impermeabilização; como cobertura, no solo ou silo, para proteção; e ainda como bolsas ou fardos de fenagem (no caso da silagem, usa-se o já citado filme agrícola dupla face).

Para garantir um acondicionamento perfeito, é importante prezar pela qualidade da lona ou filme, verificando também a especificação apropriada, tamanho, vida útil, resistência, capacidade de vedação, proteção contra raios ultravioletas (presença de aditivos e na validade) e posicionamento correto (por exemplo, com o lado escuro voltado para dentro, no caso do imprescindível filme dupla face). Seja para silagem ou feno.

A Lonax — marca com a certificação de qualidade ISO 9001 — oferece variadas opções de produtos que atendem às necessidades do agronegócio, construção civil e outros segmentos. Conheça o nosso site e descubra a solução que você procura!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!