Segurança no trabalho: 4 dicas para pedreiros e serventes em uma obra

Um canteiro de obras é um ambiente cheio de riscos para todos os profissionais que atuam na construção. Por esse motivo, é fundamental garantir a segurança no trabalho de todos os funcionários. Afinal, é a maneira mais eficaz de evitar acidentes, doenças ocupacionais, prejuízos e atrasos na obra.

Infelizmente, ao nos acostumarmos com a execução de determinadas tarefas, deixamos de observar pontos importantes em função da força do hábito. Por esse motivo, apresentaremos 4 dicas valiosas para colocar em prática e, assim, assegurar a segurança principalmente de pedreiros e serventes de uma obra. Confira!

1. Não deixe de usar EPI

O uso do EPI — Equipamento de Proteção Individual — é essencial para a segurança no trabalho em um canteiro de obras. Vale ressaltar que a maioria das doenças ocupacionais e dos acidentes do setor está relacionada principalmente à falta desses itens. Além disso, a sua utilização é obrigatória por lei.

Portanto, esteja sempre bem equipado com os dispositivos adequados à atividade desempenhada e, caso você tenha uma equipe de trabalho, exija que façam o mesmo. Ainda, é preciso estar sempre atento às trocas e manutenções dos equipamentos.

2. Planeje a segurança do canteiro de obras

Ao planejar a obra, é necessário incluir também os custos com segurança. Afinal, trata-se de um insumo na construção e não um gasto supérfluo. Desse modo, cada construção, independentemente de seu tamanho e complexidade, precisa passar por um levantamento de riscos.

Assim, pode-se traçar estratégias de prevenção de acidentes de acordo com a realidade de cada canteiro e tipo de atividade. Logo, a segurança começa na prancheta e na planilha de planejamento da obra.

3. Cumpra as normas de segurança do trabalho

Existem diversas normas de segurança editadas pelo Ministério do Trabalho. Há regras específicas para cada função e são voltadas à medicina e segurança do trabalho. Em vista disso, é essencial que sejam cumpridas à risca.

No ramo da construção civil, legislam sobre a sinalização do canteiro de obras, uso de equipamentos de proteção, utilização de maquinários, instalação elétrica e hidráulica, trabalhos em alturas elevadas, dentre outros temas. Então, pesquise e cumpra as normas relativas à atividade que você desempenha.

4. Mantenha a limpeza e organização no canteiro

Essa orientação deve ser levada em conta desde o começo até o final da obra. Afinal, um ambiente desorganizado e cheio de entulho é o local ideal para que aconteçam diversos acidentes. Por isso, recolha ferramentas que não estão em uso, restos de materiais, tijolos, areia, tábuas e demais objetos para que não obstruam a passagem nem causem incidentes graves. Assim, instrua sua equipe a deixar o local de trabalho sempre o mais limpo e organizado possível.

Enfim, manter a segurança no trabalho em uma construção é primordial para garantir a integridade física dos funcionários, a boa produtividade, bem como auxilia na redução de custos da empresa. Afinal, o investimento na proteção evita o enorme gasto com despesas médicas, ações judiciais, atrasos na obra e multas.

Tem alguma dica a acrescentar? Então deixe seu comentário no post e compartilhe suas ideias e dúvidas conosco!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!