Descubra 10 ações essenciais para aprimorar a sua segurança na web

1. Cuidado com o que você publica nas redes sociais

Não há problema nenhum em manter um blog pessoal ou páginas em redes sociais. Mas você deve fazê-lo com bom senso, evitando disponibilizar informações que revelem detalhes sensíveis da sua vida.

2. Evite responder provocações, intimidações ou ameaças.
Se você receber provocações, intimidações, ameaças ou qualquer coisa do tipo em comentários de blogs, e-mails, redes sociais, WhatsApp e afins, evite responder. Você pode acabar caindo em discussões desnecessárias, prejudicando a sua imagem devido às palavras usadas ou mesmo deixar vazar informações particulares pela tensão do momento.
Caso se sinta seriamente ameaçado, humilhado ou prejudicado de alguma forma, é expressamente recomendável guardar uma cópia de tudo e procurar auxílio das autoridades legais.

3. Mude as suas senhas periodicamente.

Apesar de não ser tarefa fácil, sua senha pode ser descoberta de várias maneiras: por meio de keyloggers (pequenos softwares que capturam tudo o que é informado pelo teclado), falhas de segurança em serviço online, ataques a servidores e assim por diante.
Por isso é recomendável alterar as suas senhas regularmente, pelo menos a cada três meses, pois a nova combinação cortará o acesso de um possível invasor.

Também evite usar a mesma senha para tudo. Se você se cadastrar em um site desconhecido, o responsável por aquela página poderá usar o e-mail e a senha que você informou na inscrição para tentar acessar a sua caixa de mensagens.

4. Não envie seu currículo indiscriminadamente

Na procura por uma colocação no mercado de trabalho é comum pessoas enviarem currículos para várias empresas. No entanto, deve se ter cuidado com essa prática, pois esse documento diz muito sobre você.

Ao mandar currículos, faça uma busca na internet para verificar se a empresa pretendida é idônea. Se a companhia oferecer em seu site um serviço de cadastro de currículos, leia a declaração de privacidade para saber como as suas informações serão tratadas.

5. Cuidado com sites que pedem muitas informações

É necessário ter ainda mais cuidado se o site exigir informações financeiras (como número de cartão de crédito), sem que, para tanto, você tenha intenção de adquirir produtos ou serviços pagos.

6. Não acredite em tudo o que chega até você pela internet

A internet está cheia de boatos (hoaxes) e notícias falsas (fake news), por isso você não deve compartilhar ou clicar em tudo o que chega ao seu e-mail, rede social ou WhatsApp, mesmo quando o emissor é uma pessoa conhecida.

7. Atenção redobrada com as compras online

Comprar pela internet é uma grande comodidade, mas também requer cuidado, afinal, trata-se de um processo que envolve não só os dados pessoais como também o seu dinheiro.

Dê preferência a lojas online renomadas. Se encontrar um produto que te interessa em um site desconhecido, antes de se cadastrar e efetuar a compra, pesquise por opiniões sobre a loja em sites de busca ou em serviços especializados.

Também é importante verificar se a loja virtual oferece uma declaração de privacidade online e se faz um símbolo de cadeado ser exibido no navegador. Se isso não ocorrer, é recomendável não concluir a compra, pois o cadeado indica que o site está criptografando o envio de suas informações, acrescentando uma camada de segurança importante ao processo.

8. Não adicione qualquer um

Para alguém mal-intencionado, simplesmente saber que você está online pode ser uma informação importante. Por isso, evite adicionar pessoas que você desconhece em serviços de mensagens instantâneas (como WhatsApp e Telegram) ou redes sociais.

Ao adicionar alguém que você conhece, mas tem pouca intimidade, é recomendável verificar se o serviço possui configurações que permitam definir quais contatos podem ter acesso a determinadas informações da sua conta, como os álbuns de fotos.

9. Bastante cuidado ao usar computadores públicos

Você deve evitar ao máximo usar serviços que exigem login em computadores públicos (da escola, faculdade, biblioteca, aeroporto, hotel, etc.) mas, se for inevitável, atenção ao seguinte:

Evite deixar arquivos com suas informações na máquina, por exemplo, um trabalho acadêmico que tenha seus dados. No caso de documentos muito importantes, é recomendável o uso de senhas, sempre que possível.

10. Evite redes Wi-Fi públicas

Redes Wi-Fi estão por todos os lados: restaurantes, shoppings, ônibus rodoviários, hospitais, lojas e por aí vai. Mas, quanto menos você usar essas redes, melhor. Isso porque é perfeitamente possível rastrear ou coletar dados de navegação por meio delas.

Além disso, algumas redes Wi-Fi públicas exigem cadastro ou check-in no Facebook. Os dados provenientes dessas ações podem ser usados para fins obscuros.

Proteja-se!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!