Saiba mais sobre o consumo de orgânicos no Brasil!

consumo de orgânicos mostra um crescimento modesto, porém promissor, no mercado nacional. Cada vez mais o brasileiro tem optado por hábitos alimentares saudáveis, mas não tem encontrado oferta suficiente para suprir suas necessidades — uma grande vantagem para quem deseja investir nesse nicho.

Se esse é o seu caso, saiba que existem alguns fatos que você precisa saber antes de dar o primeiro passo. Por isso, continue a leitura deste artigo para conhecer a realidade do setor de orgânicos e como incorporá-lo ao seu negócio!

Qual o cenário do consumo de orgânicos no Brasil?

Os dados apontam que o brasileiro tem se mostrado cada vez mais favorável aos produtos sem agrotóxicos. De acordo com o estudo do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), o consumo de orgânicos subiu para 19% em 2019 — um aumento de 4% em relação a 2017.

A pesquisa acompanhou o comportamento de 1.207 entrevistados durante um mês e constatou que 36% das pessoas avaliadas consumiram itens orgânicos mais de cinco vezes por semana. O preço e a falta de acessibilidade são as principais justificativas para o consumo em menor frequência — apenas 9% consideram os produtos muito fáceis de serem encontrados.

A preferência pelos orgânicos é mais acentuada na região Sul do Brasil, que corresponde a 23% da amostra, seguido pelo Nordeste (20%), Sudeste (19%), Centro-Oeste (17%) e Norte (14%).

Quais os principais motivos para o seu consumo?

A crescente popularização dos produtos orgânicos está diretamente relacionada à busca por um estilo de vida mais saudável. Embora inúmeros motivos pessoais tenham prevalecido entre os resultados do Organis, o estudo foi claro ao mostrar que uma maioria de 84% usou a saúde para justificar suas escolhas.

Na verdade, até mesmo quem não consome esse tipo de produto o considera superior aos convencionais em termos de valor nutricional.

Os alimentos orgânicos realmente são mais ricos em nutrientes do que os convencionais, além de não terem substâncias tóxicas. Isso é resultado de um manejo eficiente, que procura meios naturais de fortalecer o cultivo contra pragas e doenças, para que o uso de defensivos agrícolas não seja necessário.

Mas os benefícios não se resumem a isso. O cultivo orgânico também contribui para a preservação ambiental e a produtividade no campo, uma vez que incentiva o uso racional dos recursos agrícolas.

Qual o perfil dos seus consumidores?

Infelizmente, o Brasil carece de informações detalhadas acerca do perfil dos consumidores de orgânicos, ainda que sejam essenciais para a delimitação de estratégias que atendam suas necessidades.

Ao que tudo indica, esse tipo de público é constituído, principalmente, por membros da classe média com um poder aquisitivo mais elevado. São pessoas que procuram melhorar sua qualidade de vida por meio de hábitos alimentares mais saudáveis, mas que também apresentam certa consciência socioambiental.

A preferência pelos orgânicos também está associada ao acesso à informação. Por isso, está crescendo rapidamente entre moradores de grandes centros urbanos, que têm mais conhecimento de seus benefícios, sobretudo pela divulgação na mídia.

Ebook LonaxPowered by Rock Convert

Com tudo isso em mente, é de se esperar que esses consumidores tenham um perfil mais exigente, pois precisam garantir que seus alimentos realmente tenham boa procedência.

Quais as principais tendências do setor?

A produção orgânica no Brasil teve origem em iniciativas sociais que buscavam uma alternativa ao modelo tradicional de cultivo, baseado em grandes propriedades empresariais de monocultura. A ausência de informações precisas sobre o setor é um dos seus maiores obstáculos atualmente.

A pressão dos consumidores tem se mostrado uma grande aliada nesse sentido, tendo em vista que as demandas excedem as ofertas. O Brasil está se destacando como forte produtor orgânico, mas boa parte dos nossos alimentos é destinada à exportação, em vez de abastecer a população local.

O aumento da demanda mundial por alimentos também é um grande impulsionador da produção orgânica nacional, principalmente no que diz respeito a frutas tropicais e proteínas animais. Com toda sua biodiversidade e seu clima favorável ao plantio, o país tem potencial para ocupar uma posição mais vantajosa nesse mercado.

Quais as vantagens de investir em orgânicos?

Sem dúvidas, a oferta de produtos saudáveis é uma das principais vantagens de se investir em produtos orgânicos. Não apenas por ser uma exigência dos consumidores, mas porque a segurança alimentar é um importante compromisso dos produtores com a população.

O plantio orgânico favorece a sustentabilidade econômica e ecológica, pois incentiva o uso consciente dos recursos naturais e insumos agrícolas. As técnicas aplicadas induzem as espécies a produzirem suas próprias barreiras contra enfermidades, as quais também são responsáveis pelo seu valor nutricional.

Mesmo com seus custos mais elevados, o cultivo orgânico ainda é majoritariamente praticado por pequenos produtores rurais. Portanto, investir nisso é uma forma de apoiar a agricultura familiar e as comunidades rurais que dependem de sua existência.

Por onde começar a investir?

Antes de iniciar os investimentos, é fundamental ter atenção à legislação de orgânicos, pois existem regras específicas a serem adotadas desde a sua produção até a comercialização. O selo Sisorg é uma garantia de que os produtos estão em conformidade com a lei, sendo obrigatório em algumas circunstâncias.

Em seguida, é necessário fazer um planejamento que inclua a análise do solo, da água e das outras características da região, pois é um ambiente de cultivo exemplar que vai garantir o sucesso da lavoura na ausência de insumos sintéticos.

Conhecer bem o seu público-alvo é outro ponto de extrema importância, já que os consumidores de orgânicos têm um perfil bastante específico. Essa informação é necessária para traçar as melhores estratégias de divulgação e saber exatamente em quais regiões seus produtos devem ser distribuídos.

consumo de orgânicos é um mercado em expansão com grandes potenciais para o futuro. O fato de seu público ainda ser um pouco restrito não é impedimento para a lucratividade, pelo contrário, é uma ótima oportunidade de investir em um nicho pouco explorado. Com as dicas passadas aqui, você já sabe como dar o primeiro passo rumo ao sucesso do seu negócio.

Você pretende investir no mercado de orgânicos? Quais são os desafios e as oportunidades que você percebe no setor? Deixe o seu comentário!

Confira Também

Abrir bate-papo
Fale com a gente!