Realizar vendas externas não é uma tarefa simples. Além de exigir planejamento e infraestrutura, é um processo que pode oferecer ainda mais desafios quando ocorrem problemas como a falta de preparo da equipe em relação ao produto, a alta competitividade e a má gestão de estoque, por exemplo.
Portanto, neste conteúdo, mostraremos os principais aspectos negativos que afetam equipes de vendas externas e quais as melhores práticas para resolvê-los. Acompanhe a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
1. Concorrência
Um dos principais motivos que leva um concorrente a crescer é a falta de conhecimento sobre o próprio produto por parte do time de vendas. Para competir de maneira equilibrada, é imprescindível aprimorar as habilidades e conhecimentos da equipe a respeito do mercado em que atua.
Além disso, o time precisa focar no relacionamento com o consumidor, já que a comunicação também é um diferencial competitivo capaz de fixar o conceito da marca na mentalidade do público.
2. Reposição e organização regular do estoque
A experiência de compra dos clientes é outro fator fundamental que deve ser trabalhado cuidadosamente. O consumidor da era digital tem como uma de suas principais características a priorização por marcas que trabalhem com agilidade e sem burocracia.
O problema é quando — por excesso de pedidos somado à falta de ferramentas para a gestão — a reposição de estoque não é realizada adequadamente e os produtos não são atualizados no inventário. Além de prejudicar as vendas, um dos maiores impactos negativos que isso pode causar é a insatisfação dos consumidores, afetando a credibilidade da empresa em seu mercado.
Para solucionar esse gargalo e proporcionar melhoras significativas nos resultados, é preciso contar com um software de gestão que ofereça recursos para controle de estoque de maneira integrada às vendas.
A equipe de vendedores externos terá muito mais desempenho se tiver como acessar informações sobre clientes e estoques enquanto está em campo, diretamente de um dispositivo móvel.
3. Falta de confiança e motivação
Outro problema indireto, que é causado quando os profissionais de venda não têm conhecimento aprofundado sobre o produto ou serviço que estão comercializando, é a falta de confiança na hora de negociar com o consumidor. Para eliminar esse fator negativo, é imprescindível exercitar as habilidades de vendas e, é claro, atualizar a equipe em relação às novidades do mercado.
Como um bom líder, você tem um papel importante nessa história: inspirar os seus funcionários. Os vendedores precisam de um exemplo sólido, que passe respeito e credibilidade.
Além disso, é preciso dar motivos para que profissionais sintam-se motivados, como incentivos e bônus financeiros sempre que resultados forem alcançados.
4. Diminuição das vendas
Por fim, mas não menos importante, a redução das vendas é o problema mais óbvio e comum que equipes de vendas externas enfrentam. Seja porque o produto está saturado para o consumidor, seja por mudanças nas tendências de consumo, o fato é que para evitar esse inconveniente é preciso sempre ter estratégias inovadoras e eficientes guardadas na “manga”.
Por exemplo, promoções para renovar os estoques (livrando-se de peças paradas), gerar aproximação do público e alavancar as vendas é sempre uma ótima saída para o varejo.
Apesar de ser uma ótima maneira de levantar recursos e atualizar o inventário sem perder muito dinheiro, é preciso tomar cuidado e se planejar bastante antes de apostar em táticas que envolvam reduzir o preço de seus produtos.
Como você pôde conferir, as equipes de vendas externas têm de lidar com uma série de problemas que afetam os resultados da empresa. Por isso, é fundamental investir em suas habilidades profissionais e fornecer as ferramentas necessárias para otimizar o trabalho.
Gostou das nossas soluções para os problemas relacionados a vendas externas? Você tem experiências sobre o assunto que deseja compartilhar com a gente? Então aproveita a seção de comentários para deixar a sua opinião!