Saiba como otimizar o tempo sendo um representante comercial!

O profissional autônomo tem a grande vantagem de poder ajustar sua rotina às suas próprias necessidades. No entanto, é fundamental procurar alternativas para melhorar as suas condições de trabalho, como otimizar o tempo para conseguir mais clientes e ampliar suas oportunidades de vendas.

Pensando nisso, escrevemos este artigo com dicas sobre que fazer para ganhar mais eficiência na sua organização. Continue a leitura para conferir!

Mantenha os seus registros organizados

A falta de organização é um dos maiores pecados que se pode cometer sendo um representante comercial. Afinal, como você acompanhar seus resultados e traçar metas se não souber exatamente o que já foi feito? O perigo é ainda maior quando se lida com vários clientes ao mesmo tempo, pois é preciso monitorá-los pelo funil de vendas.

Por isso, mantenha uma lista com os seus afazeres ao longo do dia, marque datas importantes no calendário, separe um tempo para avaliar seu progresso e não tenha medo de utilizar a tecnologia a seu favor.

Tenha um método de venda bem-estruturado

É verdade que o processo de vendas exige uma certa flexibilidade para se adaptar às exigências de cada cliente, mas nem por isso você deve abrir mão de um método bem-estruturado. Isso é o que vai nortear seu trabalho e até mesmo ajudá-lo nas adaptações quando necessário.

Uma boa estratégia permite que você identifique seus erros e acertos, além dos gatilhos mentais que mais funcionam com os seus clientes. Também é importante para descobrir possíveis gargalos no processo e prever suas receitas. Una tudo isso a sua criatividade de vendedor que você terá uma tática infalível para vender mais.

Tenha a tecnologia como aliada

A tecnologia é uma grande aliada na otimização do tempo, pois permite acompanhar todas as suas atividades com muito mais eficiência. Os aplicativos e softwares de gerenciamento vão automatizar aquelas tarefas repetitivas que lhe tomam boa parte do dia, sobrando mais tempo para que você se dedique a coisas mais importantes.

Exemplos disso são as ferramentas Google, como Agenda, Dropbox, Hangouts e muitas outras. Com elas, você pode se comunicar virtualmente com seus clientes, organizar sua rotina, ser notificado de seus compromissos e ainda armazenar arquivos online para acessá-los de qualquer lugar do mundo.

Estipule um cronograma de metas

As metas são essenciais para se manter motivado e progredir no trabalho, pois proporcionam uma forte sensação de recompensa quando são atingidas. Além do mais, fornecem orientações essenciais para o seu planejamento de curto, médio e longo prazo.

No entanto, é preciso ter atenção: suas metas não servem para massagear o seu ego, mas sim destacar os verdadeiros potenciais do seu negócio. O ideal é encontrar um equilíbrio entre o que é desafiador e o que é realista. Para isso, avalie sua média de desempenho nos últimos anos e as perspectivas do mercado, para então saber o que mais você é capaz de alcançar.

Agora que você já tem uma ideia de como otimizar o tempo enquanto trabalha, está na hora impulsionar seus resultados colocando tudo isso em prática. Mas como saber se está no caminho certo? É simples: utilize métricas de vendas mensurar seu desempenho e identificar falhas na sua estratégia, para que sejam corrigidas com agilidade.

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