Saiba como orientar os seus clientes na hora de escolher o piso

O mercado de revestimentos oferece muitas opções, mas você sabe como auxiliar seu cliente na hora de escolher o piso ideal? Seja para construir ou reformar, é necessário conhecer os materiais disponíveis e quais se adaptam melhor a cada ambiente, pois são diversas as texturas, as cores e as categorias.

Se quiser conhecer as melhores alternativas oferecidas no ramo, acompanhe nosso guia!

O que é preciso saber para escolher o piso?

São muitos os fatores que interferem na escolha do material ideal:

  • local: o piso terá variação em função de ser área interna ou externa;
  • ambiente: mesmo dentro da edificação haverá distinção entre os cômodos. Para áreas molhadas, por exemplo, o material é diferente e tudo deve ser muito bem pensado;
  • tráfego: a resistência do piso deverá ser compatível com o fluxo de pessoas que circularão no ambiente;
  • durabilidade: a qualidade do piso é importante, pois ele deve ser adequado à sua finalidade.

Vamos agora conhecer quais são os revestimentos mais indicados para áreas internas e externas.

Pisos para área interna

Madeira

É um material clássico, que além de muito bonito traz ao ambiente conforto térmico e aconchego, sendo perfeito para regiões frias, quartos e salas. Como a madeira não é resistente à água, não é aconselhável sua utilização em banheiros, lavanderias e áreas externas.

Laminado

O material é um industrializado de madeira e pode ser encontrado em diferentes espessuras, cores e resistências. Tem como principal característica a beleza associada à resistência a riscos e abrasão.

Por não concentrar sujeira, é uma ótima opção para aqueles que sofrem de alergia! Assim como a madeira, o laminado proporciona conforto térmico e aconchego, mas também não deve ser exposto à água, portanto, não deve ser utilizado em áreas molhadas ou externas.

Vinílico

Para quem gosta da aparência da madeira e da praticidade de um piso com mais resistência à umidade, o vinílico é uma ótima opção. Podemos dizer que o piso vinílico é uma alternativa entre os pisos de madeira e o porcelanato.

O material possui o conforto térmico dos amadeirados, porém, tem resistência similar à borracha, o que fornece maior tolerância à umidade.

Porcelanato

O piso que é a maior tendência do momento dispõe dos mais diversos acabamentos: polido, acetinado ou antiderrapante. Com a versatilidade de cores, texturas e acabamentos, o porcelanato é o queridinho do mercado.

Pisos para área externa

Porcelanato

Também pode ser instalado fora das edificações, pois é resistente à água. É importante que a escolha do acabamento do porcelanato seja condizente com o uso proposto — e esse é seu principal benefício! Por exemplo, não deve ser usado porcelanato polido ao redor de uma piscina, pois o risco de quedas é muito grande.

Cimentíceo

O cimento queimado, ou semelhante, traz consigo a pegada mais industrial e jovial. Pode ser utilizado em ambientes secos ou úmidos e é muito resistente.

Paver

Esse material, também conhecido como pavimento intertravado de concreto, é muito utilizado em calçadas e é ótimo para áreas externas, pois além da resistência possibilita a permeabilidade de água no solo.

Agora ficou bem mais fácil orientar seus clientes na hora de escolher o piso, não é? Acompanhe mais dicas e tenha sucesso em suas obras!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Abrir bate-papo
Fale com a gente!