Você acredita que prestar bom atendimento e ter um produto de qualidade são os fatores decisivos para realizar vendas? Engana-se, tão importante quanto e o principal diferencial é saber como fazer uma proposta comercial assertiva.
A elaboração da proposta comercial é a primeira etapa e é muito importante adotar algumas medidas antes de apresentar as informações para os clientes. Confira nossas 4 dicas para fazer uma proposta comercial assertiva e conquistar vendas!
1. Defina o objetivo da proposta
Antes de começar a preparar a proposta é necessário estabelecer todos os seus objetivos pois propostas comerciais não servem somente para fechamento de vendas. Em uma estratégia mais geral de marketing, elas podem ser usadas também para:
- fidelizar seus clientes;
- apresentar seus novos produtos;
- demonstrar condições diferenciadas de pagamento;
- manter e ampliar sua relação com o consumidor.
Avalie detalhadamente a estratégia comercial da empresa para que sua proposta comercial crie um impacto positivo já na primeira apresentação do produto em negociações.
2. Conheça o cliente
Seu atendimento é focado no Business to Business (B2B)? Ou o produto é destinado ao consumidor final? Compreender a realidade e o perfil do negócio do seu cliente aumenta consideravelmente as chances de elaboração de propostas assertivas.
Buscar maiores informações sobre todas as necessidades e possíveis problemas do seu cliente é extremamente importante para que ele reconheça em sua proposta as soluções que ele procura. Apresentar o produto como um facilitador diminui as chances de aparecerem objeções no momento de fechamento da venda.
Tão importante quanto entender as demandas e problemas específicos de cada cliente é encontrar o formato ideal de apresentação dos dados, e aí chegamos na próxima dica!
3. Defina o formato da proposta
Alguns clientes gostam de maiores detalhes, outros tem menos paciência para argumentações muito extensas, por isso, o vendedor deve investir na personalização de cada proposta comercial.
Encontre o formato que esclareça todas as possíveis dúvidas mas também que desperte o interesse e conquiste o consumidor logo nas primeiras linhas, elaborando um texto com a linguagem adequada e adaptada as suas especificidades.
4. Envie a proposta comercial rapidamente
Quando o cliente solicita uma cotação de materiais e produtos, atendê-lo rapidamente demonstra comprometimento e priorização. Vale ressaltar que a agilidade não pode comprometer a qualidade da apresentação, portanto, tenha cautela, revise os dados, verifique se todas as informações apresentadas estão corretas e se a linguagem está adequada ao perfil para que seja bem recebida.
Elaborar um check list para sua conferência, antes de enviá-la, ajuda muito. Basicamente, seu conteúdo deve ter:
- o objeto da proposta comercial;
- os diferenciais para o consumidor;
- as especificações do produto, ou serviços ofertados;
- as condições de pagamento;
- o prazo de entrega;
- a validade da proposta;
- o contato do vendedor ou da empresa.
Como vimos, elaborar uma proposta comercial é uma tarefa simples mas exige um conhecimento sobre o cliente que possibilite oferecer as soluções que ele busca. Independente do seu perfil, lembre que de nada adianta ser o melhor do mercado se não houver uma percepção de valor por parte dele. Propostas comerciais servem para fechar negócio mas também para estreitar o relacionamento entre consumidor e empresa.
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