Afinal, como reduzir as perdas de silagem?

O processo de ensilagem é uma atividade extremamente importante para que o agricultor não dependa totalmente das pastagens e das condições climáticas para alimentar seu rebanho. Nesse contexto, muitos têm procurado saber como reduzir as perdas de silagem. Afinal, apesar de ser uma prática simples, apresenta determinados pontos críticos e de perdas, que normalmente ficam em torno de 10% a 15%.

Mesmo que essa quantidade seja considerada normal, é possível reduzir o percentual com alguns cuidados básicos e fáceis de serem implementados no processo. Ao colocá-los em execução, seus custos com o alimento do gado serão reduzidos e haverá mais alimento disponível para seu rebanho. Para saber sobre o assunto, acompanhe o artigo!

Quais os tipos de perdas existentes?

O montante de matéria seca colocado no silo é sempre menor que a quantidade retirada para fornecer aos animais devido a perdas. Nesse sentido, conforme já mencionamos, as perdas normais variam entre 10% a 15% e ainda podem ser reduzidas, como veremos à frente.

No entanto, o percentual de perda pode chegar a 50% em silagem de má qualidade, e pode ser ainda maior se houver danos ao silo ou se a sua montagem for mal feita. As perdas durante o processo impactam no valor nutricional do volumoso e no custo de produção.

Como consequência, há prejuízo para o agricultor no sistema produtivo como um todo. Sobre as perdas, é importante ressaltar que podem ser divididas em dois tipos: visíveis e invisíveis.

Perdas invisíveis

São as decorrentes dos gases produzidos pelos processos químicos durante a fermentação do produto, chamada fase aeróbica. Nessa etapa, ainda há a presença de oxigênio dentro do silo, causando perdas de carboidratos solúveis que se transformam em calor, água e gás.

Na fase seguinte — chamada anaeróbica —, há perdas maiores ou menores, dependendo do tipo de fermentação. De qualquer forma, a quantidade de alimento retirada do silo sempre será menor que a que foi colocada.

Perdas visíveis

Também chamadas de perdas físicas, caracterizam-se pela diminuição da quantidade de silagem desde a colheita da forragem no campo até o momento de ser consumida pelos animais. Esse tipo de perda é bem maior que a invisível e, por esse motivo, causam um prejuízo ainda maior. Mas esse também é o tipo mais fácil de ser reduzido quando alguns cuidados são observados.

Quais as principais causas da perda de silagem?

Para saber como reduzir as perdas de silagem, é importante conhecer suas causas. Somente dessa forma será possível realizar a prática com maior eficácia. Portanto, podemos destacar quatro motivos para que isso ocorra.

Colheita fora do ponto ideal

Para a obtenção de uma silagem de boa qualidade e com perdas minimizadas, é essencial que a colheita da forragem seja feita no ponto adequado. A respeito do milho, o ideal é cortá-lo quando atingir uma altura entre 15 e 25 centímetros.

Além disso, observe o grão: é preciso que esteja na fase intermediária de leitoso para farináceo. Nesse ponto, a matéria seca está entre 30% e 35%, que é a mais adequada para o processo de ensilagem.

Partículas de tamanho errado

Não basta apenas cortar a forragem no ponto ideal, também é fundamental picá-la no tamanho adequado. No caso do milho, deve ser em pedaços entre 2 a 3 centímetros. As partículas maiores e com menor densidade têm maior porosidade e, por isso, há maior quantidade de ar na matéria, alterando a fermentação.

Compactação deficiente

Quanto mais compactada for a silagem, melhor será a qualidade da fermentação, porque haverá menos quantidade de oxigênio entre as partículas. Com isso, ocorrerá menor perda de energia do alimento e menores riscos de desenvolvimento de fungo, o que poderia comprometer seriamente toda a massa seca. Além disso, a compactação eficiente garantirá maior volume de material em menos espaço.

Má vedação do silo

Quando o fechamento do silo é feito sem cuidados, há entrada de ar e água no interior, causando sérios danos à matéria seca. A vedação deve ser feita após o término do processo de ensilagem. Para isso, utilize somente lonas específicas para silos e que sejam dupla face.

Que cuidados devem ser aplicados para reduzir as perdas?

Como visto, cortar a forragem no ponto certo e em partículas de tamanho adequado, compactar a matéria, a fim de reduzir a quantidade de oxigênio, fazer a manutenção e regulagem frequentes dos equipamentos utilizados no processo são práticas que contribuem para a redução das perdas de silagem.

Mas ainda há outros cuidados que devem ser tomados para diminuir drasticamente as suas perdas.

Inoculação

É uma prática que favorece o processo fermentativo e reduz as perdas de matéria seca. Para isso, são adicionados inoculantes à silagem, ou seja, produtos que possibilitam o aumento do número de colônias de bactérias dentro do silo. Essas bactérias produzem ácido lático que garantem a rápida estabilização do material ensilado, resultando em menos perdas do material.

Fechamento do silo

Quanto menor o tempo de fechamento, mais rápida será finalizada a fase aeróbica do processo, que é a causa das maiores perdas. Desse modo, mais rápido o material será estabilizado. Então, o ideal é trabalhar com tamanhos de silos adequados à alimentação do rebanho, sem que haja sobras.

A vedação deve ser sempre com lona dupla face. A parte preta fica voltada para dentro do silo para manter a temperatura adequada, enquanto a parte branca fica voltada para o exterior para refletir a luz do sol. Caso contrário, haverá superaquecimento da silagem.

É importante optar por lonas mais grossas, porque elas apresentam maior resistência. Para escolher corretamente, mantenha-se atento à micragem do material, que é uma medida utilizada para avaliar a espessura da lona: quanto maior for o número de micra (lonas mais pesadas), mais resistente será a lona.

Abertura do silo

A retirada da matéria seca também deve ser feita com muito cuidado. Afinal, cerca de 50% das perdas ocorre nessa etapa. Na abertura do silo, o contato do ar com o material é inevitável. Porém, as perdas são reduzidas quando o processo é feito da forma correta.

Quanto mais compactada estiver a silagem, menos ar entrará entre as partículas. O recomendado é retirar sempre uma camada exterior e uniforme (pelo menos 15 centímetros) do produto. Isso evitará a deterioração do volumoso.

Como você pode ver, as práticas sobre como reduzir as perdas de silagem são bastante simples de serem aplicadas ao processo de produção. Basta ter alguns cuidados na colheita da forragem, com o tipo de silo e vedação, além da forma correta de manusear sua abertura. Colocando tudo isso em prática, o alimento do seu rebanho terá mais qualidade e não haverá riscos de perdas.

Quer garantir a vedação correta da silagem produzida? Então, entre em contato conosco para adquirir as melhores lonas para silo!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!