Qualidade e produtividade: conheça as vantagens do cultivo protegido

A produção agrícola é um importante pilar da economia brasileira. Segundo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, a agricultura e o agronegócio representaram 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Por causa disso, a geração de empregos foi a mais alta nos últimos 5 anos.

Em meio a esse cenário, existem várias oportunidades para um engenheiro-agrônomo fazer a sua fazenda crescer. Novas tecnologias e práticas de plantio são questões que não podem faltar em seu planejamento — e isso acontece porque o mercado está cada vez mais exigente. Não é mais admissível utilizar procedimentos obsoletos e atrasados.

Hoje em dia, já é possível monitorar tudo o que acontece em uma plantação com drones e gerenciar a produção com softwares de computador.

Além do mais, outra tendência surge com muita força entre os produtores: o cultivo protegido. Ele garante a qualidade do plantio, aumenta o tempo de plantação e otimiza a produtividade. Mas você sabe como tudo isso é possível?

Pois bem, este post vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Você vai entender o que é esse conceito, como aplicá-lo e quais são os seus principais benefícios. Confira a seguir!

O que é o cultivo protegido?

A variação do clima é um dos grandes obstáculos para o produtor rural. Uma simples mudança climática pode colocar em risco toda uma safra. Além disso, o ataque de pragas é outro ponto que atrapalha o desempenho da colheita.

Essas questões fazem com que as frutas e hortaliças não atendam às expectativas dos clientes, seja pela ausência de qualidade, seja pela quantidade insuficiente.

A fim de reverter esse cenário, o cultivo protegido é uma ótima alternativa. Ele consiste em uma prática que pode ser usada em qualquer cultura, com o objetivo de evitar que as plantações sofram com os estresses climáticos, como as chuvas e os granizos.

São utilizadas telas, filmes agrícolas e estruturas que cobrem a plantação dos perigos externos. Com isso, você cria um ambiente controlado e totalmente propício à produção de qualidade.

Como deve ser executado?

Provavelmente, você deve estar interessado em utilizar o cultivo protegido em sua fazenda, não é mesmo? Contudo, é preciso ter calma antes de aplicar essa prática na gestão.

Muitos produtores enfrentam dificuldades, pois não têm os conhecimentos necessários para realizá-lo. Cobrir as hortaliças de qualquer forma não agrega valor à produção. Na verdade, essa atitude pode mais atrapalhar do que ajudar o seu planejamento.

Desse modo, é muito importante que você analise as condições do solo e os fatores meteorológicos e conheça as propriedades de cada cultura de suas plantações. Com essas informações em mãos, você pode determinar as melhores medidas, como a temperatura e a umidade do ar ideais.

Lembre-se de que é essencial escolher o local correto para montar a sua estrutura protegida. Posicione-a longe de regiões que alagam e que sofrem com as ações do vento — isso ajuda nos processos de manutenção, já que uma estufa tem vida útil de até 15 anos.

A medição das características ambientais do espaço interno depende do uso de equipamentos eletrônicos. Portanto, não se esqueça de escolher um lugar com acesso à energia elétrica. Um bom sistema de irrigação também não pode faltar. Percebe-se, então, que o cultivo protegido exige mais preparo do produtor.

Quais as suas principais vantagens?

Agora, veja como essa técnica melhora o seu dia a dia de trabalho:

Redução de riscos

A natureza, em muitos casos, é imprevisível. O seu planejamento para um ano pode ser arrasado caso você não esteja preparado para as intempéries naturais. As chuvas torrenciais e as tempestades são grandes inimigas do trabalhador do campo.

Com o cultivo protegido, você consegue evitar esses problemas, pois todas as características do solo, de temperatura e de luminosidade são controladas. Além disso, os filmes plásticos protegem as hortaliças e frutas do excesso de radiação solar e das precipitações.

Melhor posicionamento no mercado

As hortaliças e frutas, em muitas situações, são escolhidas pelas suas aparências. Ao chegar em um sacolão ou supermercado, o cliente deseja encontrar um alimento nutritivo e bonito.

O cultivo protegido melhora a qualidade da produção e faz com que você cultive as suas culturas durante vários períodos do ano. Se determinada hortaliça não pode ser plantada durante a época de seca, é possível produzi-la em um ambiente protegido, seguro, que conta com um sistema de irrigação eficiente.

Com isso, o mercado pode ser abastecido durante todo o ano e você consegue ganhar destaque e posicionar melhor a sua marca.

Aumento dos lucros

Essa questão parece óbvia, mas é um dos pontos que mais atrai produtores. Se a produção é controlada e os riscos reduzidos, você pode vender mais e melhor. Como consequência disso, a sua marca fica mais forte no mercado e você consegue ganhar novos clientes.

No final das contas, é possível acumular mais dinheiro para expandir a fazenda, contratar novos funcionários, comprar máquinas para o plantio e investir em tecnologias que mudem a forma como você supera desafios em sua rotina.

Ao ler este post, você descobriu como o cultivo protegido aprimora os resultados de sua fazenda. Essa tendência ganha cada vez mais espaço entre os produtores rurais, pois cria um ambiente seguro e estável para o futuro da produção. Contudo, é necessário ter muito cuidado antes de tomar uma atitude.

Não basta apenas cobrir o plantio e esperar bons resultados. Você deve entender as características de cada produto, encontrando as suas fragilidades e potencialidades.

Com isso, você fornece aquilo que os clientes desejam: frutas, verduras e legumes de qualidade e saudáveis. Portanto, não perca mais tempo! Veja como aplicar o cultivo protegido em sua fazenda e se prepare para superar as suas metas.

Nessas horas, é muito importante que você trabalhe com um fornecedor de confiança, que conte com mercadorias de qualidade. Opte por um parceiro que tem o melhor custo-benefício e que esteja preparado para ajudá-lo em seu crescimento.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Gostaria de aprender ainda mais sobre as melhores técnicas para o sucesso da fazenda? Basta assinar a nossa newsletter e acompanhar os nossos lançamentos!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!