Quais as consequências de uma silagem de má qualidade?

A utilização da silagem na alimentação do gado contribui de forma bastante significativa para o crescimento dos índices de produção e reprodução da criação, além de reduzir os custos produtivos e operacionais do setor. Portanto, para que a elaboração desse alimento seja lucrativa e eficaz, é fundamental que o produtor conheça bem as técnicas.

Afinal, uma silagem de má qualidade compromete todo o rebanho, e, consequentemente, acarreta grandes prejuízos para o fazendeiro. Para evitar que isso aconteça, apresentaremos neste post informações essenciais sobre o ensilamento. Acompanhe!

Qual é a importância da silagem?

A utilização da silagem na dieta do gado é especialmente importante em épocas secas do ano. Dessa forma, garante-se a alimentação dos animais em períodos nos quais o pasto é precário e não supre as necessidades nutricionais do rebanho. Além disso, é o principal alimento das vacas em tempos de lactação.

Em termos quantitativos, a silagem é responsável por 40% a 70% do total consumido pelo animal — a quantia varia conforme a época do ano e as condições do pasto. Vale ressaltar que somente por meio de uma dieta adequada em nutrientes é que se atinge a excelente produção e saúde do rebanho. Assim, uma silagem de alta qualidade oferece benefícios como:

  • possibilita a armazenagem de grande volume de alimento em espaços reduzidos;
  • contribui para o aumento da produção ou sua manutenção em épocas secas;
  • permite manter maior número de animais por unidade de terra;
  • no confinamento, garante a boa nutrição dos animais.

Como avaliar a silagem e assegurar sua qualidade?

Para analisar a qualidade da silagem, é preciso levar em conta os seguintes fatores: tipo de planta utilizada, aparência, odor, cor e temperatura do produto. No entanto, seja qual for a forragem utilizada, manchas escuras são sinais de problemas na fermentação, decorrentes da má compactação, ou, frequentemente, da má vedação com lonas, o que ocasiona entrada de ar e água no silo. Nesse caso, o produto deve ser descartado.

As características de uma silagem boa são o cheiro agradável e levemente ácido, a cor clara (variando entre verde, amarelo e bege), a consistência firme (não se moldando quando apertada na mão, tendo textura farinácea) e a riqueza em grãos. Com relação à temperatura, a silagem deve estar fria quando o silo for aberto.

Apesar de haver um aumento da temperatura durante o processo de fermentação, ao se estabilizar, a silagem esfria. Após a abertura do silo, o produto passa a se deteriorar naturalmente. Por esse motivo, a vedação é tão importante, já que reduz a entrada de ar e de água, evitando a contaminação.

Qual é a importância da lona na ensilagem?

A lona é responsável pela vedação do silo. As falhas da vedação comprometem seriamente a conservação das forragens, pois abre espaço para a entrada de ar e água. Dessa forma, pode ocorrer aumento da temperatura e contaminação da silagem, ocasionando perda do material, de elementos nutritivos e, com isso, aumento de custo.

Dessa forma, é fundamental utilizar uma lona específica e de excelente qualidade. Veja, abaixo, o que deve ser levado em conta na escolha:

  • resistência a furos e rasgos;
  • função barreira de oxigênio (o ar não pode atravessar a lona);
  • dupla face, utilizando-se o lado escuro para a parte interna e o claro para externa;
  • tratamento aditivo anti UV.

Portanto, a compra da lona deve ser vista como um investimento, jamais como um item no qual pode-se economizar. Aliás, seu valor é equivale a menos que 2% do custo total do processo. Vale ressaltar que a utilização de um material ruim pode acarretar em perda total da silagem, gerando um prejuízo gigantesco ao produtor.

Quais as consequências de uma silagem de má qualidade?

A qualidade da silagem é, sem dúvidas, um dos aspectos mais influenciadores da produtividade animal, seja a criação para corte, reprodução ou produção de leite. Afinal, é inegável que a dieta do rebanho tenha relação direta com o rendimento e características do produto.

Ou seja, a boa qualidade sanitária e o alto valor nutritivo da silagem garantem a reprodução do gado, além dos bons atributos da carne e o alto padrão do leite. No entanto, a fermentação de uma silagem de má qualidade faz com que grande parte da matéria seca seja perdida e o restante possa gerar material com baixa palatabilidade. Além disso, se a forragem for contaminada, pode haver intoxicação do gado.

Isso pode causar distúrbios nos animais, sendo os principais: encefalite, septicemia, abortos, além de contaminação da carne e do leite — gerando um grave problema de saúde pública e danos catastróficos na produção de queijos.

Além disso, devido às doenças acometidas pelos animais, há um maior gasto com veterinários e tratamentos. Outro problema é a perda de silagem. Quando é de boa qualidade, o descarte normal varia entre 5% e 10%. Havendo contaminação, pode haver perda total e, dessa forma, todo o investimento no processo torna-se prejuízo.

Ademais, o rebanho será afetado pela falta de alimentação, causando danos irreparáveis. Como o valor do produto está diretamente relacionado à qualidade, o objetivo de todo fazendeiro deve ser manter um excelente padrão de todo o seu trabalho. Dessa forma, manterá, ou, até mesmo, aumentará sua lucratividade.

Para isso, além de atentar para a espécie de forrageira a ser utilizada, é preciso bastante responsabilidade e conhecimento em fatores como: corte, colheita, local e maneira de armazenamento, vedação, manejo, fechamento e abertura dos silos. Somente dessa forma é possível obter silagens com valores nutricionais adequados.

Enfim, a qualidade da silagem é diretamente proporcional à produtividade do ramo pecuário. Afinal, é a dieta adequada que garante a saúde e boa nutrição animal. Dessa forma, é preciso seguir corretamente e de maneira cuidadosa o processo de ensilamento.

É importante também evitar a contaminação ou produção de material de baixa qualidade. Uma silagem ruim, além de poder causar doenças no rebanho, gera prejuízos gigantescos por afetar a reprodução dos animais, a condição da carne e o padrão do leite.

Se você deseja obter a lona ideal para a silagem e assim garantir a qualidade e lucratividade, entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos produtos!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A origem da Tambasa graças ao seu Miguel

O artigo “A origem da Tambasa graças ao seu Miguel” mergulha profundamente na fascinante trajetória da Tambasa, uma empresa que se destaca por suas raízes

Abrir bate-papo
Fale com a gente!