Projeto Rondon: Integrar para não entregar

Imagem: Projeto Rondon - MS/ Facebook

O Projeto Rondon foi uma iniciativa interministerial de cunho estratégico do Governo Emílio Médici. Criado em 11 de julho de 1967 durante o período militar, o Projeto Rondon tinha como lema “integrar para não entregar”, expressando um ideário desenvolvimentista articulado à doutrina de segurança nacional. O projeto promovia atividades de extensão universitária levando estudantes voluntários às comunidades carentes e isoladas do interior do país, onde participavam de atividades de caráter notadamente assistencial, organizadas pelo governo.

O primeiro projeto desenvolvido pelo Rondon aconteceu em 11 de julho de 1967 no território de Rondônia, a operação teve duração de 28 dias e tinha como objetivo levar a juventude universitária a conhecer a realidade brasileira.

Entre 1967 e 1989, quando foi extinto, o projeto envolveu mais de 350 mil estudantes e professores de todas as regiões do país.

A ressurreição do Projeto Rondon

Em 2003, a União dos Estudantes propôs a reativação do Projeto Rondon e em 2004 vários ministérios da presidência da república se uniram para definir as diretrizes gerais para a sua reabertura.

Nessa nova fase do programa o Ministério da Defesa (MD) foi nomeado como coordenador das operações nacionais que seriam desenvolvidas e já em 2005 houve a primeira operação desde o decreto de extinção de 1989.

As bases atuais do Projeto Rondon

O Projeto Rondon visa desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria de vida e a capacitação da gestão pública.

Iniciativa do Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é um plano de integração social com o propósito de reunir esforços para contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, ampliando, consequentemente, o bem-estar da população. Suas ações são executadas por discentes, que participam de maneira voluntária durante todas as atividades propostas.

Além disso, tem o papel de conscientização social do universitário brasileiro, já que faz com que ele seja um agente de transformação da realidade brasileira.

As ações deste Projeto são realizadas em regiões prioritárias de atuação, que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto prioriza as regiões norte e nordeste do Brasil. Em termos gerais, o Projeto Rondon objetiva contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrar este ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país, consolidar o sentido de responsabilidade social e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

As operações ocorrem geralmente nos meses de janeiro e julho. Para participar, os alunos devem ter concluído no mínimo 50% de um dos cursos de graduação das áreas contempladas.

Pontos principais do Projeto

  • Contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário;
  • Contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias.
  • Proporcionar ao estudante universitário conhecimento de aspectos peculiares da realidade brasileira;
  • Contribuir com o fortalecimento das políticas públicas, atendendo às necessidades específicas das comunidades selecionadas;
  • Desenvolver no estudante universitário sentimentos de responsabilidade social, espírito crítico e patriotismo;
  • Contribuir para o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições de ensino superior, governos locais e lideranças comunitárias.
  • Contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário;
  • Contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias.
  • Proporcionar ao estudante universitário conhecimento de aspectos peculiares da realidade brasileira;
  • Contribuir com o fortalecimento das políticas públicas, atendendo às necessidades específicas das comunidades selecionadas;
  • Desenvolver no estudante universitário sentimentos de responsabilidade social, espírito crítico e patriotismo;
  • Contribuir para o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições de ensino superior, governos locais e lideranças comunitárias.

Confira Também

Liderança sistêmica

No teatro, dizem que “nenhum papel é menor”. O mesmo se aplica ao mundo dos negócios.  O papel do líder, independente do cargo, posição ou

Jornalismo de marca

As lentes através das quais vemos nossa comunicação B2B e materiais de marketing estão ficando cada vez mais indistintas. Os últimos anos não apenas testemunharam

Os conceitos dos ciclos empresariais

O primeiro que vamos tratar é a estratégia: a arte da definição e da execução de planos que vão fazer com que nossas organizações alcancem

É possível ser feliz no trabalho? 

Um cheirinho de café recém coado, uma música, uma boa notícia. Para alguns, isso é muito, é um privilégio. Para tantos outros, basear a felicidade

Abrir bate-papo
Fale com a gente!