4 dicas de como escolher produtos de construção para seu portfólio

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Caprichar na apresentação das mercadorias é fundamental para fortalecer a sua imagem e fidelizar clientes como representante comercial autônomo. A melhor forma de fazer isso é montar um portfólio atraente, capaz de chamar a atenção do público e mostrar aos potenciais compradores que você tem as soluções ideais para qualquer projeto.

Ao longo do artigo, trazemos dicas valiosas para lhe ajudar a acertar na escolha dos produtos de construção e obter mais sucesso nas vendas. Continue a leitura e confira!

1. Avalie a qualidade dos produtos de construção

A qualidade dos materiais é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma obra, pois eles precisam suportar anos de uso sem comprometer o conforto e a segurança dos usuários. Mesmo que o preço seja convidativo, jamais deixe de avaliar as características do produto ao incluí-lo no seu portfólio.

As NBRs (Normas Brasileiras) representam um conjunto de diretrizes que, entre outras finalidades, orienta os profissionais da construção civil na seleção dos materiais com as especificidades técnicas adequadas. Apesar de não serem obrigatórias em todos os projetos, elas cumprem excelente papel de norteadoras na hora da compra.

2. Verifique a credibilidade dos fornecedores

Pedir recomendações de outros clientes é um bom ponto de partida para encontrar fornecedores com credibilidade no mercado. A experiência de profissionais ajuda você a conhecer a atuação de cada empresa, desde a procedência dos produtos oferecidos até o suporte aos clientes no pós-venda.

Existem ainda mais critérios que você pode estabelecer pensando em definir os melhores fornecedores para o seu negócio, entre os quais vale citar:

  • as certificações obtidas por eles, como a ISO 9001;
  • a cordialidade durante o atendimento;
  • os prazos de entrega;
  • a adequação dos materiais às normas técnicas.

3. Monte um portfólio diversificado

Apresentar um portfólio diversificado é uma estratégia essencial para conquistar diversos tipos de clientes. Se pretende formar um bom mix de produtos, você deve conhecer os perfis de cada um dos seus públicos e definir quais mercadorias, faixas de preços, cores, quantidades e demais características capazes de atender suas expectativas.

Acompanhe a sazonalidade do mercado para saber quando renovar os estoques e aproveitar as oportunidades de cada época do ano. Atente-se também às novidades do universo da construção civil para oferecer uma cartela de itens inovadores aos consumidores.

4. Considere a sustentabilidade do material

Sustentabilidade significa atendimento às necessidades da geração atual sem comprometer o futuro das próximas. Trata-se de um conceito fundamental para a construção civil, tendo em vista a sua importância para a sociedade e o forte impacto de suas atividades no meio ambiente.

Investir em materiais sustentáveis para o portfólio é também uma maneira de acrescentar um diferencial ao seu negócio. Graças à tecnologia, esses produtos estão cada vez mais acessíveis à realidade da construção civil brasileira. Bons exemplos são:

  • os tijolos ecológicos produzidos a partir de resíduos;
  • os concretos reciclados;
  • as lâmpadas de LED;
  • as tintas biodegradáveis feitas com pigmentos naturais.

Um portfólio de destaque precisa incluir produtos de construção com a qualidade exigida pelos melhores clientes. Por isso, não deixe de seguir as dicas passadas aqui para montar sua lista de fornecedores e selecionar as mercadorias mais adequadas ao seu empreendimento.

Quer saber como alcançar vendas ainda mais lucrativas? Leia outro artigo no nosso blog e aprenda de vez a agregar valor aos seus produtos!

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