Produtividade no canteiro de obras: qual a melhor forma de organizar o trabalho dos pedreiros?

Uma boa estratégia para aumentar a produtividade no canteiro de obras é organizar o trabalho dos pedreiros. Para isso, podemos utilizar algumas estratégias para melhorar a relação entre trabalho feito e tempo ocupado.

Organizar e utilizar seus recursos com mais eficiência é essencial. Confira no post de hoje algumas orientações para otimizar o trabalho dos pedreiros!

Planeje o canteiro de obras

A preparação do canteiro deve ser feita e pensada adequadamente, pois impacta em todo o rendimento da construção. Nessa etapa não se esqueça dos seguintes itens:

  • pense nas partes da construção;
  • construa todas as áreas de apoio e armazenagem necessárias;
  • organize o layout do canteiro de forma a reduzir os deslocamentos e desperdícios;
  • liste todos os equipamentos e materiais que serão utilizados;
  • ordene cronogramas de execução, de aquisição e recebimento de insumos.

Essa organização já facilita o trabalho dos pedreiros, pois um ambiente produtivo começa com a estruturação adequada.

Invista na seleção da equipe

Quando falamos nos profissionais de obra, é válido lembrar que um quadro enxuto com boa capacitação será mais produtivo que uma grande equipe sem especialização no serviço a ser executado.

Considere ainda a capacidade de relacionamento, pois as características pessoais também impactam no rendimento e na produtividade no canteiro de obras. Valorize pessoas engajadas e comprometidas com sua função, que saibam conversar e estejam dispostas a ouvir.

Organize os insumos

Nesse tópico é importante ordenar a aquisição, disposição de materiais no canteiro, levantamento de quantidades e datas de entrega.

Uma boa alternativa é trabalhar com fornecedores confiáveis e que atendam ao sistema “just in time” (entrega conforme demanda). Essa atitude também reduz a necessidade de áreas de armazenamento no canteiro de obras.

Acompanhe os serviços

Gerenciar uma equipe consiste também em acompanhar as tarefas executadas e em execução, verificar o cumprimento dos prazos e organizar treinamentos para que a mão de obra esteja sempre em aprimoramento.

Atualize constantemente o cronograma de obra estabelecendo a relação entre o planejado e o realizado. Além de aprimorar o serviço, pode ser um ótimo banco de dados para futuras obras.

Distribua as funções

Faça uso de esquemas visuais, placas e avisos por todo o canteiro de obras, mas não deixe de orientar os pedreiros sobre suas atribuições e responsabilidades.

Organize a rotina dos subordinados já deixando estabelecido um cronograma de tarefas a cumprir e vistoriar.

Faça reuniões

Uma boa ferramenta para alinhar os pontos da obra são as reuniões, portanto, organize com certa frequência e exponha a seus funcionários o desempenho, as metas e possíveis questões a melhorar.

Escolha um bom mestre de obras

Peça-chave das construções, o mestre de obras é responsável por orientar e direcionar a equipe. É ele que acompanha os serviços, verifica o desempenho e por muitas vezes solucionará os problemas do canteiro de obras.

E como contratar? Busque referências, visite obras já executadas pelo profissional, conheça o serviço que será oferecido e assim tenha segurança na escolha.

Não esqueça de dedicar um bom tempo ao planejamento de todas as etapas aqui citadas.

Esperamos que as as orientações aqui apresentadas para melhorar a produtividade no canteiro de obras sejam úteis para você! Assine nossa newsletter e não perca nossos conteúdos sobre construção e a rotina de obra!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Abrir bate-papo
Fale com a gente!