Plantio de hortaliças: quais as espécies de cada estação?

A arte de cultivar a terra teve sua origem há milhares de anos e representou um marco na formação das civilizações. Ao longo desse tempo, o ser humano foi capaz de criar e aperfeiçoar técnicas para aproveitar ao máximo o cultivo. Hoje, já é possível fazer o cultivo protegido, em regiões onde as condições climáticas não são favoráveis às plantas.

Mesmo assim, o clima continua sendo o melhor aliado ao plantio de hortaliças. Em condições ideais de temperatura, umidade e luminosidade, os frutos e as folhas terão uma qualidade bem superior.

Tendo isso mente, escrevemos este artigo com sugestões de quais hortaliças você deve plantar em cada estação, para que seus benefícios nutricionais não fiquem comprometidos. Confira nossas dicas a seguir!

Hortaliças de inverno

A maioria das plantas prefere climas amenos. Geralmente, climas muito frios retardam ou comprometem seu crescimento, enquanto, em climas muito quentes, o florescimento se torna acelerado, fazendo com que se perca o período da colheita.

Na maior parte do território brasileiro, as estações que mais se aproximam desse tipo de clima são o outono e inverno. A seguir, estão as hortaliças que você deve plantar nessas épocas do ano.

Alface

A alface (Lactuca ativa) é uma hortaliça anual, de ciclo curto e originária de regiões de clima temperado. As variedades dessa planta dividem-se em quatro principais grupos: repolhudas, romanas, crespas e galegas.

Se plantada em épocas muito quentes, a alface floresce precocemente. Já no início do florescimento, a planta se torna imprópria para consumo, pois seu sabor fica amargo. Quando isso acontece, a planta deve ser cortada inteira, e suas folhas devem ser armazenadas em um refrigerador.

Rúcula

A rúcula (Eruca sativa Miller) é uma planta muito adaptável ao local de plantio, porém os de clima mais ameno são seus preferidos. Em lugares muito quentes, suas folhas ficam menores e sem sua textura ideal para consumo, além de o gosto se tornar extremamente amargo.

O solo ideal para o cultivo de rúcula deve ser úmido, porém não encharcado. O excesso de água facilita a proliferação de doenças na planta. A colheita deve ser feita de 30 a 40 dias após a semeadura, antes de iniciar seu período reprodutivo. Após esse prazo, a planta se torna imprópria para consumo.

Agrião

O agrião (Nasturtium officinale) é uma planta fácil de cultivar, chegando a crescer naturalmente em lugares de clima ameno. Apesar de bem resistente, o agrião precisa de muita água limpa para se desenvolver plenamente. Caso seu cultivo seja hidropônico, é necessário ter cuidado redobrado com a qualidade da água. A colheita pode ser feita a partir de trinta dias após o plantio.

Essa hortaliça requer bastante luminosidade. Porém, ela deve ser protegida da luz direta do sol em dias muito quentes, pois o calor em excesso pode deixar um gosto muito picante na planta.

Couve

A couve (Brassica oleracea) é resistente a altas temperaturas, porém se desenvolve melhor em climas frios. O local de plantio deve ter bastante luminosidade, com incidência de luz solar direta. Em dias mais quentes, no entanto, a planta deve estar parcialmente protegida por sombra, o que pode ser feito com lonas próprias para agricultura.

A colheita da couve deve ser feita com uma certa frequência. No entanto, a planta não dever ser retirada por completo, sendo necessário que se deixe alguns brotos.

Salsa

A salsinha (Petroselinum sativum) é muito comum nas hortas brasileiras, pois seu cultivo é bem simples. Apesar de ser uma hortaliça de climas amenos, o brasileiro é favorável ao seu crescimento, devido à grande quantidade de sol que temos.

O solo para plantio deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado. A irrigação deve ser feita com frequência, porém em pequenas quantidades, pois água em excesso pode causar fungos na planta. A salsinha precisa de, no mínimo, quatro horas de exposição solar por dia. Assim, um filme agrícola para difusão de luz pode ser de grande ajuda.

Hortaliças de verão

Algumas outras hortaliças são típicas de climas quentes. No entanto, é necessário tomar cuidado, pois temperaturas excessivamente elevadas podem comprometer o cultivo da planta. Da mesma forma, é necessário um cuidado especial em épocas de seca ou muita chuva. Tanto a falta quanto o excesso de água podem fazer mal à planta.

Confira, a seguir, as hortaliças típicas de climas quentes.

Berinjela

A berinjela (Solanum melogena) é originária de climas tropicais e subtropicais. A planta se desenvolve melhor em temperaturas altas e com umidade elevada, mas também apresenta boa resistência à seca. Em regiões de clima favorável, a berinjela pode ser cultivada o ano todo. Já em lugares frios, deve-se dar preferência às estações quentes, como verão e primavera.

O solo para o plantio deve ser devidamente adubado e úmido. Regiões propensas a alagamentos devem ser evitadas.

Coentro

O coentro (Coriandrum sativum) se adapta a várias condições climáticas, mas sua preferência é por climas quentes. Seu crescimento ocorre de forma mais lenta em temperaturas mais baixas e se torna acelerado em temperaturas muito altas. A planta também se adapta a solos variados, mas o ideal são aqueles com boa fertilidade e que sejam irrigados com frequência.

Abobrinha

A abobrinha (Cucurbita pepo) é especialmente cultivada em climas quentes e ensolarados, pois é uma planta que gosta de muita luminosidade. O solo para plantio deve ser areno-argiloso e bem drenado. Em períodos de seca, a irrigação deve ser feita com mais frequência, principalmente se o solo for mais arenoso e as plantas forem mais novas.

Abóbora

A abóbora (Cucurbita spp.) é muito sensível a temperaturas muito baixas e não suporta geadas. Assim, a hortaliça deve ser cultivada preferencialmente em climas quentes. Ela se desenvolve bem em vários tipos de solo, desde que não sejam encharcados, e a irrigação deve iniciar-se antes mesmo do plantio.

A colheita deve ser feita quando o fruto começa a amadurecer, o que ocorre de 60 a 90 dias após o plantio das mudas.

Cuidados com o plantio de hortaliças

As hortaliças podem ser cultivadas em campo ou em casa. Muitas pessoas optam pelo cultivo doméstico para consumo próprio ou para se tornarem fornecedores de supermercados e restaurantes, por exemplo.

Seja qual for a forma de cultivo que escolher, é importante estar atento a alguns cuidados básicos. É necessário fazer um estudo das condições climáticas ao longo do ano e também do solo onde será feito o plantio, que deverá ser preparado antes de receber as sementes ou mudas. Estude também as doenças características de cada espécie e saiba fazer o controle de pragas corretamente. Além de evitar que sua plantação seja perdida, isso também ajudará a diminuir o uso de agrotóxicos.

O que você achou do nosso artigo sobre hortaliças? Deixe um comentário com a sua opinião ou alguma outra dica que você considere importante sobre o plantio de hortaliças.

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!