Esclareça as suas dúvidas a respeito da pecuária de precisão!

A pecuária é uma das atividades mais produtivas do país. Como a competitividade no setor é alta, é preciso encontrar meios de potencializar seus resultados. Nesse sentido, a tecnologia se mostra uma grande e importante aliada, possibilitando a pecuária de precisão.

As fazendas que apostam na inovação conquistam mais eficiência, pois conseguem aumentar a quantidade e qualidade dos produtos e, consequentemente, têm maior rentabilidade. Devido à importância do assunto no mundo agro, preparamos este post para que você entenda melhor o que é pecuária de precisão, quais são suas principais aplicações e quais benefícios ela oferece para o agronegócio. Acompanhe!

Afinal, o que é pecuária de precisão?

Trata-se de um conceito cuja aplicação tem se expandido bastante. Consiste em trabalhar e explorar os recursos tecnológicos e ferramentas inovadoras para melhorar as atividades realizadas no campo. O objetivo é fornecer ao produtor dados precisos e em tempo real sobre a fazenda, para que as tomadas de decisões sejam mais acertadas.

Ou seja, a pecuária de precisão está ligada a uma postura gerencial que leva em consideração as características particulares de cada animal e a diversidade existente entre fazendas e pastos. Isso facilita a gestão de todos os dados da produção e possibilita um controle maior sobre a rotina administrativa.

Assim, enquanto na pecuária tradicional as decisões são tomadas com base na percepção e na experiência do produtor, a de precisão é realizada com base em dados exatos, resultando em maior desempenho na fazenda.

Como ela é aplicada no agronegócio?

A tecnologia evolui diariamente. Sendo assim, há sempre novidades relacionadas à modernização das fazendas que contribuem fortemente para a expansão da pecuária de precisão. Atualmente, há diversas inovações que facilitam o trabalho do produtor, deixando para trás processos manuais, demorados e com grande risco de falhas.

Algumas aplicações muito utilizadas são os softwares para auxiliar na gestão da fazenda. Por meio deles é possível fazer o controle financeiro, de estoques, registro dos colaboradores, cadastro e monitoramento de dados dos animais (vacinação, peso, desmama, reprodução), entre outras funcionalidades.

Outro equipamento muito utilizado na pecuária de precisão é um GPS conectado a um colar, que permite rastrear e coletar informações de cada animal. O dispositivo pode indicar quanto tempo o animal fica deitado ou em pé, a distância percorrida e sua localização exata no pasto. Também há sensores que monitoram a temperatura dos animais e monitoramento via drone. Outros exemplos de aplicação da tecnologia no campo são:

  • automação da fabricação da ração;
  • disposição automática da silagem com leitura eletrônica dos cochos;
  • monitoramento do consumo de concentrado no confinamento;
  • sistemas robóticos de ordenha;
  • identificação do momento ideal para venda do animal;
  • visualização dos animais com rendimento acima ou abaixo do esperado;
  • fornecimento de alimentos ou suplementos de acordo com a exigência individual de cada animal;
  • comparação de rendimento entre fazendas, piquetes, lotes e animais;
  • cálculo do peso do animal por meio de aplicativos em tablets ou smartphones.

Enfim, a tecnologia oferece uma grande diversidade de equipamentos e dispositivos para otimizar o trabalho do pecuarista.

Quais são as vantagens da implementação da tecnologia na pecuária?

Observe, a seguir, os principais benefícios obtidos por pecuaristas que adotam as técnicas de precisão na fazenda!

Ganho de produtividade

O aumento da produtividade é uma das vantagens mais perceptíveis nas fazendas de pecuária de precisão. Isso ocorre em virtude do uso racional de defensivos agrícolas no pasto, por exemplo, que permite produzir mais em menos tempo. Do mesmo modo, o monitoramento individual e em grupo dos animais possibilita uma análise detalhada de fatores como:

  • alimentação do gado;
  • desenvolvimento do rebanho;
  • prevenção de doenças ou sua identificação em estágio inicial e contornável;
  • surgimento de pragas que atacam as pastagens;
  • controle do bem-estar animal que, certamente, impactará na qualidade do produto final.

Aumento da competitividade

Ao disponibilizar produtos com qualidade mais elevada, certamente conquistará mais clientes e venderá mais. Com isso, alcançará um lugar de relevância no mercado. É importante observar que a pecuária de precisão permite competir com produtores de maior parte, coisa que não seria possível por meio do modelo tradicional.

Redução dos custos

Para implementar as inovações da fazenda é necessário realizar certo investimento que dependerá da quantidade e do tipo de recurso tecnológico. No entanto, o seu custo-benefício é excelente e o retorno sobre o investimento é percebido a curto prazo.

Um ponto a ser considerado é a redução de custos, pois haverá menos desperdício de recursos naturais e alimentação para o rebanho, de insumos, do consumo de água e energia elétrica. Também haverá menos despesas com veterinários e medicamentos, bem como com a contratação de novos colaboradores.

Valorização do produto final

Com o aperfeiçoamento da produção e a redução de custos, você poderá oferecer produtos com mais qualidade a preços competitivos no mercado. Aliás, aumentar a qualidade dos produtos é uma das principais metas do produtor, pois representa maior valor agregado.

Por que investir na pecuária de precisão?

Entenda, a seguir, os principais motivos pelos quais você deve adotar as técnicas de pecuária de precisão em sua fazenda:

  • obter informações valiosas para a tomada de decisão — com tantos dados precisos, será mais fácil tomar decisões estratégicas e benéficas para o negócio;
  • negociar animais de forma mais eficiente — a análise e o estudo frequente do desenvolvimento do rebanho permite trazer o retorno esperado sobre a compra e venda de animais;
  • ter mais controle sobre a produção — é possível identificar possíveis falhas durante o processo de produção e, assim, corrigi-las;
  • melhorar a gestão no campo — com o uso da tecnologia, o produtor consegue administrar a fazenda de maneira mais eficaz, reduzir erros e despesas, aprimorar processos e aumentar seus lucros, permitindo a expansão do negócio.

Portanto, a pecuária de precisão representa um avanço no mundo agro e, como a tecnologia é uma forte tendência em todos os setores, é essencial que os produtores não deixem de investir nas inovações para ficar à frente dos concorrentes. Com os recursos oferecidos, sua produção pode ir além e seu negócio pode ganhar outras proporções.

Quer saber mais sobre como aumentar a eficiência no campo? Então aproveite a visita no blog e leia nosso artigo para descobrir as melhores práticas para a gestão de fazendas!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!