Como fazer orçamento de obra e apresentar para os clientes? Descubra!

Estimar os custos de uma construção ou reforma é algo que todo profissional do ramo deve saber fazer, não é mesmo? Porém, essa não é uma tarefa fácil, mesmo para quem lida com isso há tempos.

Muitos engenheiros, arquitetos e empreiteiros têm dúvidas sobre como fazer orçamento de obra e dedicam-se a resolver essa questão, mas não percebem que a maneira como se apresenta o orçamento ao cliente também é um ponto-chave para o negócio.

O cálculo da obra é uma das etapas mais importantes da construção, pois ele servirá como referência ao longo de todo o andamento do trabalho e ter essa base de consulta é o que garante a boa execução do serviço. Já a forma como você apresenta as estimativas pode ser o fator determinante na decisão do cliente de fechar o negócio ou não.

Sendo assim, como deve ser feito o orçamento de obras? E o que você deve levar em consideração na hora de apresentá-lo ao cliente? Acompanhe a leitura do nosso artigo e descubra!

Como fazer orçamento de obra?

Fazer propriamente o planejamento dos custos da obra é fundamental, pois permite, tanto ao cliente quanto ao empreiteiro, saber exatamente a quantia que será gasta e ajuda na programação de gastos em cada uma das fases da construção. Além disso, essa projeção possibilita fazer alterações nos materiais e procurar melhores descontos no mercado.

Veja algumas dicas para começar.

Faça uma estimativa de custos

Faça um levantamento quantitativo de todos os materiais que serão utilizados na obra (impermeabilizantes, pisos, contrapisos, alvenaria etc.). As Composições de Preços Unitários (CPU) são os números que determinam o custo direto da obra.

Realize a cotação dos custos diretos e indiretos

Os custos sobre a quantidade de mão de obra, gastos com luz, água, internet, tempo de uso dos equipamentos, combustível para o deslocamento até a obra não devem ser desmerecidos e precisam estar contabilizados.

Considere os impostos e taxas

Da mesma forma, a carga tributária sobre os serviços também devem ser estipulada e exposta no orçamento.

Calcule o BDI

A Bonificação e Despesas Indiretas é o indicativo do lucro da obra. A porcentagem varia de acordo com o tipo de edificação e de cliente. A BDI determina o preço final, que é o somatório dos custos com o lucro.

Como apresentar o orçamento para os clientes?

A apresentação do orçamento da obra deve ser feita com atenção, visto que a maneira como você aborda o cliente e expõe o seu serviço são os aspectos que determinam o fechamento do negócio. Isso porque um orçamento bem detalhado, acessível e com uma linguagem fácil demonstra profissionalismo, conhecimento na área e respeito com o cliente.

Entregar o levantamento de custos de forma objetiva faz com que o cliente veja exatamente para onde está indo o seu investimento. Além disso, ele pode perceber a capacidade do empreiteiro de buscar alternativas ao longo da obra.

Para tanto:

  • identifique a sua empresa;
  • monte uma planilha orçamentária detalhada;
  • crie uma apresentação em PowerPoint com os principais pontos;
  • procure apresentar o orçamento pessoalmente;
  • certifique-se que o cliente recebeu o e-mail, caso a apresentação não seja presencial.

Um orçamento bem planejado é essencial para dar início à edificação, para evitar exceder o valor previamente destinado à obra e permitir lançar novas estratégias caso não seja possível atender à primeira opção. E repensar a forma como o orçamento é apresentado é uma boa maneira de avaliar se é nessa etapa que você está cometendo erros.

Entregar ao cliente uma planilha clara e detalhada demonstra a postura da empresa e a responsabilidade com o serviço prestado.

E então, nosso artigo sobre como fazer orçamento de obra foi útil para você? Aproveite para saber mais sobre como avaliar a relação entre preço e qualidade dos materiais de construção!

Confira Também

Diasa: a distribuidora que nasceu do varejo

Fundada em 1985 exclusivamente como varejo por um representante comercial, a empresa começou bem pequena mas numa época em que Mato Grosso crescia rápido, embalado

História e missão do LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e foi fundada em 2002 por Reid Hoffman e Eric Ly mas foi lançado oficialmente um

O Coração Financeiro das Organizações

A controladoria em grandes empresas é muito mais do que um simples departamento financeiro. É o coração pulsante que impulsiona a tomada de decisões estratégicas,

Abrir bate-papo
Fale com a gente!