A umidade no rodapé da parede é um problema bastante comum. Se não for solucionado a tempo, aliás, resulta em grandes prejuízos para o proprietário do local. Além das manchas características, podem surgir bolores, mofo, destacamento do revestimento, bolhas na tinta etc. Em casos mais graves, até mesmo a estrutura corre risco.
Esse tipo de infiltração ocorre quando as fundações apresentam falhas ou não são impermeabilizadas corretamente. Deste modo, a umidade do solo é absorvida pela alvenaria e se espalha pela parede, ocasionando transtornos relevantes.
Quer saber como evitar que isso aconteça? Então acompanhe o post e anote as dicas que separamos para você!
Elimine falhas nas juntas
Uma das causas da umidade no rodapé é a existência de fendas entre o piso e a parede. Quando há um acumulo de água na junção, seja pela chuva ou mesmo durante a limpeza dos pisos internos, ela penetra nessas falhas, atinge o solo e passa para a alvenaria.
Nesse caso, recomenda-se utilizar produtos adequados para vedar tais brechas. As opções mais utilizadas são:
- argamassa preparada com a adição de elementos hidrofugantes ou repelentes de água;
- massa para calafetar — produto formulado a partir de resinas sintéticas que possui boa aderência e elasticidade, permitindo que a vedação permaneça intacta mesmo em estruturas sujeitas à movimentação.
Faça raspagem no local afetado
Retire todo o revestimento danificado e faça a impermeabilização da parede. Dependendo da gravidade, pode ser necessário chegar até a alvenaria. Em seguida, certifique-se de que a região está bem limpa, livre de pó, tinta, óleo ou qualquer outro material que prejudique a boa aderência da nova argamassa.
Se for preciso chegar até a parte de tijolos, utilize um fundo selador acrílico à base de solvente e, na sequência, uma resina impermeabilizante. O ideal é que a argamassa também tenha aditivos hidrofugantes. Para finalizar, aplique uma tinta impermeável.
Utilize lona para impermeabilizar o solo
Como mencionamos, a principal causa da umidade no rodapé da parede são as falhas na impermeabilização da fundação ou contrapiso. Se essa etapa não transcorrer da maneira certa, o problema voltará a aparecer, mesmo que a raspagem e a vedação das frestas aconteçam.
Portanto é fundamental que, durante a construção, a impermeabilização do solo seja feita com lona. Utilize duas camadas desse material sobre todo o contrapiso e contorne as vigas do baldrame.
Contudo, certifique-se de utilizar uma lona de boa qualidade. Caso contrário, ela se romperá e causará infiltração na obra. Então, opte pelas lonas específicas para a construção civil: elas têm baixo custo de aquisição, não desgastam com facilidade e garantem a impermeabilização necessária do solo.
Procure uma empresa conhecida como referência no ramo de lonas, como a Lonax, que oferece os produtos da mais alta qualidade aos clientes e disponibiliza uma grande variedade de espessuras e tamanhos.
Conforme observamos, a melhor maneira de não passar pelos transtornos causados pela umidade no rodapé da parede é fazendo a impermeabilização com lona durante a construção. Assim, você garante que não terá prejuízos nem reformas, assegurando uma obra sem danos posteriores.
Agora que ficou por dentro do assunto, visite nosso site e conheça melhor todas as opções da Lonax!