O que é e o que significa a ISO 9001

A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade concebido para empresas melhorarem seu desempenho.

Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por consequência é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.

Para que serve a ISO 9001

De maneira resumida, a ISO 9001 serve para melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a satisfação dos seus clientes. É por isso que a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica da empresa.

A melhoria da gestão da empresa acontece quando:

• Identifica-se o contexto que a empresa está inserida;
• Obtém-se uma visão holística da organização utilizando a abordagem de processos;
• Identificam-se os riscos que podem prejudicar o andamento das atividades;
• Medisse e avalia-se os resultados do desempenho e eficácia do processo;
• Assegura-se a melhoria contínua do processo;
• Monitora-se continuamente a satisfação dos clientes.

Principais benefícios para as empresas

São os inúmeros os benefícios da implementação do sistema de gestão da qualidade em uma organização. O principal deles é o diferencial competitivo que uma empresa que implementou e obteve a certificação passa a ter.

Portanto, conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores.

Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.

Resultados melhoram com a ISO

Mas por que falamos tanto em “diferencial competitivo”? Com a implementação e a certificação, uma empresa consegue:

• Melhoria da qualidade: A implementação de uma norma ISO pode ajudar a identificar e corrigir falhas no processo de produção ou prestação de serviços, o que pode levar a uma melhoria da qualidade.

• Aumento da eficiência: as normas ISO promovem a implementação de processos padronizados e eficientes, o que pode resultar em redução de custos e aumento da produtividade.

• Maior confiabilidade: O certificado ISO pode aumentar a confiança dos clientes na empresa e seus produtos ou serviços, já que demonstra que a empresa segue padrões de qualidade rigorosos.

• Facilitação de relacionamentos comerciais: muitas empresas exigem que seus fornecedores tenham um certificado ISO, portanto, a obtenção de um pode abrir novas oportunidades de negócio.

• Melhoria da imagem da empresa: O certificado ISO pode melhorar a imagem da empresa perante o público e aumentar sua reputação.

• Facilitação da conformidade com regulamentações: algumas normas ISO são requisitos legais em certos setores, portanto a obtenção de um certificado pode ajudar a empresa a se manter conforme esses requisitos.

Todo mundo ganha no final das contas: o cliente por ter produtos e serviços conformes, o mercado por elevar o nível da competição e a sua empresa que terá uma margem de lucratividade maior.

As críticas também fazem parte da ISO

O que significa “Conformidade à ABNT NBR ISO 9001”? Significa que seu fornecedor estabeleceu uma abordagem sistêmica para a gestão da qualidade e que está gerenciando seu negócio de tal forma que assegura que as suas necessidades estejam compreendidas, aceitas e atendidas. A evidência de conformidade à ABNT NBR ISO 9001:2000 não deve, entretanto, ser considerada como um substituto para o compromisso com a conformidade do produto, que é inerente ao fornecedor

A ABNT NBR ISO 9001 é uma forma útil para que uma organização seja capaz de demonstrar que ela gerencia seu negócio e, desta forma, alcança uma qualidade consistente. Se você não estiver satisfeito com o desempenho de seu fornecedor, você deve dar um retorno apropriado a ele. Aprender com as reclamações ajuda as organizações a melhorarem seu futuro desempenho – componente fundamental da certificação ISO 9001.

 

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