O que é e como fazer automação de WhatsApp?

Você certamente já conversou com alguma empresa pelo WhatsApp e teve que lidar com o famoso vácuo. A essa altura, se havia interesse em realizar alguma compra, esse desejo desaparece como uma fumaça, não é mesmo?

A experiência digital é tão importante quanto a experiência que queremos ter no presencial. Com a evolução da tecnologia os consumidores já sabem e esperam que as marcas ofereçam uma experiência mais personalizada.

A automação de WhatsApp é um processo que facilita a comunicação entre empresas e seus clientes. Isso porque automações reduzem o tempo de espera, oferecem soluções rápidas e, consequentemente, aumentam a satisfação dos clientes.

Além disso, é um recurso essencial para empresas que desejam escalar vendas, atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já compraram.

Portanto, se você quer melhorar os resultados de sua empresa e se aproximar dos clientes, tornar o WhatsApp automatizado pode ser a solução.

O que é WhatsApp Business e qual sua importância

Diferente da versão pessoal, o WhatsApp Business tem recursos pensados especialmente para empresas. Além dos recursos triviais do app de mensagens, há uma série de outras ferramentas para facilitar a comunicação com clientes.

Se uma empresa usa a versão normal do aplicativo, provavelmente vai enfrentar uma série de dificuldades. Cada atendente precisa de um número e celular diferentes, as mensagens se perdem e não há métricas de atendimento.

Já com o WhatsApp Business a empresa poderá usar um único número e usar o WhatsApp com vários usuários. Além disso, será possível investir em outros recursos do app, como as automações de WhatsApp, criação de catálogos de produtos, etc.

Uma pesquisa realizada pela Statista, apontou os principais motivos que levam os consumidores a entrarem em contato com uma marca pelo app. Confira:

Com tanto destaque, não dá para deixar ninguém esperando por atendimento no WhatsApp, não é mesmo? Por isso, a solução ideal é investir em automação de WhatsApp.

Automação de WhatsApp é o processo de criar fluxos de conversas automáticos, executados sempre que um cliente conversa com uma empresa. Em outras palavras, são mensagens automáticas no WhatsApp, também conhecidas como chatbots.

Os bots podem ser configurados para responder automaticamente às perguntas dos clientes, informar sobre produtos e serviços, enviar mensagens, entre outras funções.

Na prática, o cliente precisa apenas enviar uma mensagem para o WhatsApp comercial, e o bot responderá em seguida.

A automação do WhatsApp pode ser usada em diversos setores, como vendas, atendimento ao cliente e marketing. Com essa tecnologia, as empresas melhoram a eficiência do atendimento, reduzem o tempo de espera por respostas, e aumenta a satisfação dos clientes.

Vale destacar que o WhatsApp automatizado não substitui o atendimento humano. Mas sim, contribui com rotinas repetitivas, permitindo que os agentes possam se concentrar em demandas mais complexas.

Como fazer automação de WhatsApp

Primeiro, é preciso entender que existem duas formas de automação, portanto, duas versões diferentes do WhatsApp entram em jogo.

Para empresas que lidam com número menor de mensagens, o WhatsApp Business é totalmente eficiente.

Com ele é possível definir mensagens automáticas — mensagens de ausência, informando horário de funcionamento, por exemplo.

Para empresas que querem ir além, o WhatsApp Business API com uma plataforma de atendimento é a solução ideal. Falaremos sobre essa opção mais adiante.

Passo a passo para criar mensagens automáticas no WhatsApp

  1. Baixe o aplicativo do WhatsApp Business: configure-o inserindo as informações necessárias para criar o perfil profissional. Por exemplo, o nome e descrição da empresa, atuação, horário de funcionamento, endereço e site.
  2. Defina qual será sua mensagem: esse é um momento importante. Você precisa estabelecer como vai se comunicar com seus clientes. Afinal, as melhores oportunidades de negócio nascem com a ajuda de um bom atendimento.
  3. Classifique as conversas por etiquetas: esse recurso permite que você rotule os clientes definindo etiquetas. É possível definir “pedido realizado” ou “pagamento pendente”, por exemplo.
    Empresas de médio e grande porte, que lidam com maior volume de mensagens, devem contar com o WhatsApp Business API.
    Essa solução permite construir fluxos de conversas mais personalizadas, garantindo uma comunicação ativa mesmo com a ausência de um atendente humano.

As vantagens do WhatsApp automatizado

Além de reduzir custos e melhorar o fluxo de trabalho da equipe, a automação com WhatsApp oferece diversos benefícios, como:

  • Atendimento mais ágil: com a API do WhatsApp, seus clientes serão atendidos a qualquer hora, com respostas rápidas e personalizadas.
  • Escalabilidade: a automatização do WhatsApp também permite lidar com uma demanda muito maior de acionamentos, garantindo, porém, que nenhum cliente fique sem atendimento.
  • Controle de dados: com a API do WhatsApp é possível analisar os dados necessários para melhorias, insights e tomadas de decisões.
  • Atendimento conforme a Nova Lei do SAC:  o novo decreto determina que as empresas devem ter canais digitais para atendimento. Além disso, exige que o atendimento seja sem interrupção. Ou seja, um cliente pode começar a ser atendido por telefone e continuar pelo WhatsApp.
  • Oportunidades de negócio: com automação do WhatsApp é possível criar campanhas dentro do aplicativo. Assim, surgem novas formas de captar leads, divulgar eventos, fazer promoções e muito mais.

 

Artigo extraído das redes sociais da Blip sob autorização do autor e da empresa.

 

 

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