O que é micragem e como ela influencia na escolha do tipo de lona?

Atualmente, o mercado de lonas conta com uma grande diversidade de produtos e apresenta inúmeras opções, tanto para a agricultura quanto para a construção civil. Há um tipo de lona específico para cada necessidade. Sendo assim, é fundamental analisar alguns fatores para escolher a melhor para cada situação. Dentre eles está a micragem. Mas você sabe o que é micra?

Trata-se de uma unidade de medida que é imprescindível conhecer ao optar pelo uso de lonas. Afinal, é isso que garantirá se o produto é indicado ou não para determinado fim. Portanto, continue com a leitura. Neste post, esclareceremos o que é micra, de que forma ela influencia na escolha do tipo de lona e como é feito o cálculo. Acompanhe!

O que é micra?

Micra é o plural de micrometro ou micron, e equivale a dividir 1 milímetro por 1000. Ou seja, 1 micra é igual a 0,001 milímetro. Como efeito de comparação, um grão de areia normal tem algo entre 200 e 500 micra.

A micra é uma unidade de medida também relacionada à espessura da lona. Assim, quanto maior a sua micragem, mais resistente ela será. Esse fator é muito importante, pois representa a vida útil do produto. Uma lona com alta resistência, ou seja, com alta micragem, evitará que seja necessário substituí-la a todo momento.

De que forma a micragem influencia na escolha da lona?

Como dito, a micragem está diretamente relacionada à resistência da lona. Desse modo, é extremamente importante levar em conta essa medida ao escolher o produto. Isso deve ser feito seja qual for o uso.

Afinal, uma lona não resistente traz inúmeros prejuízos. Na agricultura, por exemplo, toda a silagem pode ser perdida se houver ruptura do material. Da mesma forma, a produção de um cultivo protegido pode ficar completamente comprometida.

A fragilidade da lona também traz prejuízos na construção civil. O estoque de material, maquinário e ferramentaria de um galpão de lona no canteiro de obras pode sofrer danos sérios, e a infiltração é consequência de uma má impermeabilização feita com lonas frágeis.

Durante uma reforma, o patrimônio do cliente (móveis ou pisos) pode sofrer estragos se for coberto com um material de má qualidade. Portanto, seja qual for o uso da lona, a micragem é um dos fatores principais que se deve levar em conta para evitar prejuízos e imprevistos.

Como é feito o cálculo da micragem?

Primeiramente, é preciso ressaltar que há diferença entre micragem real e de mercado. A real é criada como referência de espessura, e a de mercado é diretamente relacionada ao peso do produto.

Vale lembrar que a micragem de mercado não deve ser utilizada, porque não reflete as características reais do produto. Para calcular a micragem pelo peso é bem simples.

Digamos que uma lona tenha 36 kg, 4 metros de largura e 100 metros de comprimento. Primeiro, calcule a área da lona. Ou seja: 4 x 100. A área é de 400 m². Em seguida, divida o peso do material pela sua área: 36/400. O resultado será 0,09. Agora, basta multiplicar por 1000: 0,09 x 1000 = 90. Portanto, essa lona tem uma espessura de 90 micra.

Enfim, saber o que é micra e como calculá-la é fundamental para escolher a lona mais adequada às suas necessidades. Ao adquirir e utilizar um material resistente, seu trabalho será mais produtivo, eficiente e evitará prejuízos.

Que tal aproveitar a visita em nosso blog e conhecer ainda mais sobre o uso de lonas? Não deixe de ler o post sobre as vantagens da lona na construção civil! Boa leitura!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Abrir bate-papo
Fale com a gente!