Materiais de construção: como avaliar a relação entre preço e qualidade?

Ao comprar materiais de construção para edificação ou reforma, é comum ficarmos em dúvida. Quando o assunto envolve a qualidade do produto e o valor a ser pago por ele, existem diversos materiais que precisam de atenção redobrada. Afinal, a qualidade garante a segurança do empreendimento, além de evitar restaurações antes do tempo previsto.

Neste post, explicaremos como avaliar a relação entre o preço do produto e sua qualidade. Também apontaremos quais materiais precisam de um cuidado maior na hora da compra, evidenciando a necessidade da pesquisa de mercado, a qual pode proporcionar o melhor custo-benefício. Não deixe de conferir!

Atente-se para a qualidade dos materiais de construção

Após tomada a decisão de como se dará a reforma ou a construção de um imóvel, o material a ser usado é o próximo assunto a ser discutido. Nesse momento, precisamos entender que o material de baixa qualidade pode trazer riscos desnecessários para o empreendimento. Por isso, é hora de manter o foco em qualidade, sempre adequando-a ao orçamento disponível.

Confira os materiais cuja qualidade deve ser priorizada

Após chegar à loja, seja ela localizada na web ou em um endereço físico, faça um checklist escolhendo os materiais para a obra. Entre os itens, existem alguns cuja importância da qualidade atribuída a eles determinará a natureza do empreendimento e não deve passar despercebida. A seguir, confira alguns deles!

Cimento

Não é novidade que esse material é usado na maior parte das estruturas. Ao ser misturado com água, o cimento ganha uma incrível resistência mecânica. Normalmente, é utilizado como aglomerante nas estruturas envolvendo argamassa e concreto. Para se certificar sobre os mais variados tipos de resistência para o material, convém consultar o engenheiro da obra, que determinará o tipo correto para cada etapa.

Fique atento ao prazo de validade, cuidando para não comprá-lo muito antes do tempo da obra. Atenção redobrada para o armazenamento do cimento: evite deixá-lo em local úmido para não comprometer a qualidade. Além disso, de preferência, use algum estrado para evitar o contato com o solo.

Areia

A areia é outro material muito importante e frequentemente visto em qualquer obra. Preste atenção para a necessidade da demanda da edificação quando for comprar esse produto. Em geral, existem três tipos de areia para uma construção: fina, grossa ou uma mistura entre ambas as texturas.

É normal que sua compra se dê por metro cúbico, dando possibilidade para você entrar com a negociação e conseguir melhores preços. Sempre é recomendado que não se adquira areia úmida, pois, com o passar do tempo, seu volume pode ser alterado, causando diferenças na quantidade e na qualidade de quando foi comprada.

Aço

Assim como os dois materiais citados, o aço é usado para produzir o concreto armado. Ele tem a maior resistência em uma obra, sendo utilizado para dar forma à construção. Pode ser encontrado em grandes vigas, lajes e pilares, fazendo um trabalho de sustentação — parecido com o esqueleto no corpo humano.

Esse material também requer um armazenamento especial. Para evitar contratempos, evite deixá-lo próximo a lugares com umidade, pois pode enferrujar. É recomendado que seja conservado em local fechado e bem seco. Caso não seja possível, o uso de lonas impermeabilizantes é o ideal. Além disso, deve ser guardado em pilhas de até 50 cm, com as peças posicionadas lado a lado horizontalmente.

Tijolos e blocos

Todos os tijolos seguem regras rígidas quanto a tamanho, formato, comprimento e altura. Podem ser usados para vedação ou na estrutura da obra. A coloração do tijolo é importante, por isso evite blocos e tijolos de cores que lhe pareçam diferentes do comum. Para mais detalhes e esclarecimentos de dúvidas, pergunte ao engenheiro ou ao mestre de obras responsável.

Materiais hidráulicos e elétricos

Na maioria dos casos, as instalações desses tipos ficam dentro das paredes. Comprar material de qualidade duvidosa poderá ser um grande problema. Já imaginou ter que abrir a parede depois por conta de vazamentos ou por causa de problemas com a fiação elétrica? Pois é, infelizmente acontece muito.

Por isso, vale a pena investir um pouco mais nos produtos que já são reconhecidos no mercado, em vez de ter que gastar muito mais futuramente para refazer o trabalho. Materiais de construção de alta qualidade certamente reduzirão as chances de você ter dores de cabeça em uma obra.

Faça uma pesquisa de mercado

Na internet, sites de busca conseguem localizar e classificar as melhores marcas dos produtos procurados. Ademais, é possível catalogar inúmeros tipos e modelos do material desejado, com valores que você determinará se estarão dentro da sua estimativa de gastos para a edificação.

Caso não esteja familiarizado com pesquisas na internet a esse respeito, você pode procurar um profissional na área. Ao encontrar o especialista habilitado para o serviço, peça a orientação dele. O valor da obra talvez aumente um pouco, já que ele precisará ir atrás do material que será usado. Mas nada impede de você negociar com ele, não é mesmo?

Fora da internet, você também pode visitar as lojas físicas e consultar jornais ou revistas especializadas no assunto. De qualquer modo, convém ressaltar novamente a importância da qualidade do material adquirido, uma vez que isso é que determinará a segurança dos que usufruirão do resultado final da obra.

Quando atentamos para pesquisa de mercado, logo percebemos sua importância. Quando uma consulta é feita avaliando os melhores fornecedores e a qualidade do produto que ofertam, podemos negociar e, por fim, tomar uma decisão mais acertada. A escolha deve ser feita somente após a negociação. Qualquer consumidor tem a possibilidade de tentar reduzir o valor dos gastos com uma construção.

Na efetuação da compra, caso leve todo o material da mesma loja de construção, é recomendado que tente negociar o valor final do seu investimento. É possível conseguir um bom desconto com isso ou formas de pagamento diferenciadas.

Enfim, a qualidade dos materiais de construção é fator determinante para a segurança e para as boas condições da obra. Assim, nos itens apresentados, é fundamental não priorizar somente o custo, mas sim suas características. No entanto, com boas pesquisas, consultas com especialistas e negociação de preços, é possível obter o melhor custo-benefício tão esperado pelo cliente.

Gostou deste texto sobre a importância da avaliação entre preço e qualidade dos materiais de construção? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e fique por dentro das nossas atualizações!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!