4 fatores para você considerar ao escolher uma máquina de silagem

A ensilagem é um processo que garante a alimentação animal durante todo o ano, independentemente da época. Para tornar essa atividade muito mais eficiente, a escolha da máquina de silagem ideal é essencial para cada tipo de produção.

Com o equipamento adequado, reduz-se desperdício e as metas de produção são atingidas mais rapidamente. Assim, mais lucros serão gerados para os produtores rurais. Boa leitura.

1. Capacidade de processamento

É o primeiro fator a se verificar na escolha do equipamento, já que a necessidade pode variar conforme a classe de produção com que se trabalha. Existem diferenças entre os tipos de silagem para gado de corte ou leiteiro.

Deve-se analisar, também, o volume da produção. Isso depende diretamente do tamanho do rebanho. Seria um desperdício estocar alimento para cem mil cabeças de gado se o produtor criar apenas dez mil. Com certeza, as muitas sobras se tornariam prejuízo, caso se estragassem.

Ainda, deve-se levar em consideração o consumo de combustível para a produção, e saber o tamanho da lavoura e se os veículos teriam capacidade para percorrer toda a plantação. Dessa forma, há economia de tempo, pois os equipamentos param menos para reabastecer.

2. Tipo de produção

Outro ponto importante na escolha da máquina de silagem é o tipo de plantação com que se trabalha. Existem equipamentos e técnicas corretas somente para a silagem do milho, por exemplo. É bom ter em mente o tipo de plantação que se manipula na hora de escolher a máquina.

Com o maquinário adequado, há menos perda de safras, pois os vegetais não se estragam por causa de erros de manipulação. Assim, produtores agrícolas não perdem o que plantaram e nem utilizam o equipamento em excesso para atingir as metas de produção.

3. Forma de estocagem

Profissionais devem considerar a forma que armazenarão a forragem. Será feita em sacos para silagem, que serão empilhados? Ou em lonas que cobrirão os produtos colocados em forma de montes, diretamente no solo?

Para cada um dos casos, há um tipo de máquina diferente. Existem veículos que ensacam a produção automaticamente. Outros, apenas lançam os grãos em determinada direção, durante a ensilagem. Para ambos os casos, é recomendável a utilização de filmes agrícolas próprios para a proteção dos estoques.

4. Condição do terreno

É preciso saber se a máquina conseguirá percorrer todo o terreno sem abastecer. Mas é preciso descobrir, também, se os veículos terão força para tanto. É sempre bom analisar fatores, como declividade do solo e umidade da terra, antes de colocar tratores e caminhões para circular.

Como vimos, além do preço, existem muitos fatores que deverão ser observados para a escolha da máquina de silagem ideal. É sempre bom dar atenção às condições climáticas, tanto para o manuseio do maquinário quanto para a sua conservação, além de verificar o tipo de vegetação e de gado com que se trabalha. Tudo, para evitar desperdícios e garantir uma boa produção durante todo o ano.

Sabia que a escolha dos melhores materiais deve ser feita desde o plantio? Confira, também, qual a melhor lona para horta e obtenha excelentes resultados.

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!