LonaxGeo: saiba mais sobre essa solução

A LonaxGeo é uma manta geossintética utilizada para a contenção de resíduos líquidos e sólidos, desde água potável até sedimentos perigosos ou radioativos. Por esse motivo, tem várias aplicações, tanto na construção civil como no agronegócio.

Para entendermos mais sobre o assunto, nós conversamos com Cesar Botelho, diretor da Geoscom Geossintéticos e parceiro da Lonax, graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental e especialista em Engenharia de Geossintéticos e em Segurança de Barragens.

Acompanhe o post e entenda para que serve a geomembrana, quais as vantagens do seu uso, como escolher a mais adequada e quais cuidados são necessários em sua aplicação.

O que é a geomembrana LonaxGeo e para que serve?

Também conhecida como manta ou membrana geossintética, a LonaxGeo é um produto que foi desenvolvido para resolver problemas em geotecnia. Botelho explica que se trata de um produto bidimensional com baixíssimo coeficiente de permeabilidade. Assim, é usado como uma barreira de líquidos.

A manta pode ser lisa ou rugosa e é fabricada em diversos polímeros, como o polietileno de alta densidade (PEAD) e o polietileno de baixa densidade linear (PEBDL). Isso faz com que as geomembranas da Lonax tenham propriedades compatíveis com a necessidade de cada projeto e apresentem alto padrão de desempenho.

Ainda, tem alta resistência mecânica e suporta ataques químicos, como os de ácido, bases, sais e solventes, tanto orgânicos quanto inorgânicos. Então, ela serve principalmente para impermeabilizar superfícies com a máxima eficiência.

Quais são suas aplicações?

Como é um produto que funciona como uma barreira de líquidos, a LonaxGeo pode ser utilizada em:

  • reservatórios de água e afluentes;
  • aquicultura;
  • mineração;
  • lagos ornamentais;
  • suinocultura;
  • carcinicultura;
  • piscicultura;
  • contenção de pilhas de minérios;
  • impermeabilização de solo em aterros sanitários, hospitalares e industriais;
  • drenagem de gases em aterros sanitários;
  • canais de irrigação e diques;
  • canais de adução de usinas hidrelétricas;
  • reservatórios de água;
  • esterqueiras;
  • obras geotécnicas;
  • biodigestores;
  • impermeabilização de solo;
  • impermeabilização de túneis.

Quais as vantagens do uso da LonaxGeo?

Cesar Botelho esclarece que, por se tratar de um material desenvolvido industrialmente, traz em seu DNA excelentes propriedades mecânicas, físicas e químicas. Isso faz com que se adapte melhor às condições de cada projeto e suas demandas, permitindo um desempenho melhor do empreendimento e segurança ambiental. E, comparado a materiais naturais com a mesma função, apresentam um melhor custo-benefício para o cliente.

Como é fabricada com componentes sintéticos, a geomembrana é bastante flexível e se acomoda com facilidade mesmo em superfícies irregulares. Além disso, esses componentes fazem dela um material com resistência superior a produtos químicos em relação às mantas comuns.

Também tem alta resistência aos raios ultravioleta. Esse fato é ainda mais importante para construções nas quais a borda da manta fica exposta ao sol. Outra grande vantagem é que a LonaxGeo é um material atóxico, o que contribui para a preservação ambiental, pois evita a contaminação do solo e lençóis freáticos.

Todos esses aspectos fazem com que a geomembrana seja a melhor solução para a impermeabilização de áreas extensas, mesmo as suscetíveis a movimentações.

Que cuidados é preciso ter na instalação?

O primeiro ponto a ser observado é com relação à escolha da manta para o projeto. Sobre isso, o especialista da Geoscom explica que “a melhor geomembrana é aquela que melhor se adéqua às condições do projeto quanto às suas propriedades químicas, físicas e mecânicas. E a espessura (0,80/1,0/1,5/2,0 e 2,5 mm) é definida levando em conta os esforços mecânicos aos quais ela será submetida, observando sempre o seu peso próprio, o peso do resíduo a armazenar, os esforços de arraste e recalque, as interferências, o tipo de superfície e o vandalismo”.

Assim, Cesar Botelho aponta os seguintes cuidados na instalação da geomembrana:

  • elaboração de projeto de impermeabilização com detalhes construtivos;
  • equipamentos de primeira geração;
  • mão de obra qualificada;
  • execução de ensaios de campo atendendo as normas internacionais;
  • certificação técnica.

É fundamental ter muita atenção a esses pontos. Afinal, uma instalação errada pode causar problemas graves, como o colapso da estrutura e seu rompimento, que podem gerar piping (erosão interna) ou contaminação ambiental.

Vale lembrar que a durabilidade depende do tipo de geomembrana escolhida, de sua formulação e da forma como será usada. Portanto, é preciso avaliar particularmente cada projeto para definir a periodicidade das manutenções.

Ou seja, a instalação da LonaxGeo não é complicada. Porém, exige os cuidados citados para garantir que tenha seu melhor desempenho. Também é indispensável realizar testes durante e logo após a colocação da manta para garantir a estanqueidade e durabilidade da estrutura.

Quais são os diferenciais da LonaxGeo?

A geomembrana da Lonax é a única no Brasil que conta com 8 metros de largura. Isso permite mais agilidade da instalação e a necessidade de menos soldas, garantindo uma impermeabilização mais segura.

Botelho acrescenta que esse fator também ajuda a reduzir as perdas por traspasse de solda. As junções são feitas por meio de soldagem eletrônica (termofusão) e, por esse motivo, passam pelos mais rigorosos testes de qualidade e durabilidade. Também é importante frisar que o processo de fabricação inclui a moderna tecnologia sobre matriz balão, conferindo ao material mais resistência à tração e alongamento.

Outro ponto forte da Lonax é a variedade de tipos de geomembrana. A empresa oferece os seguintes modelos:

  • LonaxGeo PEAD lisa e texturizada em uma ou duas faces — fabricada com resinas virgens de polietileno de alta densidade, negro de fumo, termoestabilizantes e antioxidantes;
  • LonaxGeo PEBDL — fabricada com matérias-primas que conferem, ao mesmo tempo, maleabilidade e resistência, atingindo resultados superiores aos exigidos por normas técnicas internacionais.

Além disso, a Lonax conta com a certificação ISO 9001. Isso assegura a qualidade dos produtos oferecidos, bem como de todo o processo de fabricação, até a finalização do atendimento ao consumidor.

Portanto, a LonaxGeo é a melhor opção para a impermeabilização de grandes áreas. Devido às suas propriedades, traz diversos benefícios tanto na construção civil quanto no agronegócio. Desse modo, sua utilização garantirá o melhor desempenho do projeto.

Quer saber mais sobre o produto? Então, entre com contato conosco e saiba como podemos ajudar você na escolha e fornecimento do melhor material.

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!