Lona para silagem: a importância de escolher um material de qualidade

processo de ensilagem em uma propriedade rural precisa ser executado com esmero e atenção, pois é dele que depende a qualidade da forrageira que será oferecida ao gado como suplemento alimentar. Dessa forma, fazer a escolha certa da lona para silagem é essencial para manter a produtividade da fazenda e evitar grandes perdas no trabalho de um ano inteiro.

A lona é o que vai garantir a vedação do silo e, com isso, que a fermentação ocorra da forma adequada dentro da unidade de armazenamento. Caso haja falhas no fechamento, a conservação da forrageira fica seriamente comprometida, o que, invariavelmente, afeta a rentabilidade do negócio e a qualidade dos produtos que chegam ao mercado.

Sendo assim, quais características o produtor rural deve buscar na hora de escolher uma lona para silagem? Por que a qualidade do material da lona influencia tanto no processo de ensilagem? Continue a leitura do nosso artigo e entenda!

Qual a importância da silagem para a nutrição animal?

Os benefícios da ensilagem foram descobertos há, pelo menos, 3000 anos, cujos registros foram encontrados em pergaminhos egípcios. Com o passar do tempo e o advento da tecnologia o método foi aperfeiçoado e, hoje, temos total domínio sobre a técnica.

ensilagem é o procedimento que tem como objetivo a conservação dos valores nutritivos da forrageira natural em sua forma seca. Essa preservação do alimento se baseia na fermentação do material que ocorre dentro do silo, na ausência de oxigênio. Caso o processo não seja executado corretamente, a qualidade da silagem decai consideravelmente.

O fornecimento de silagem para os animais é uma das melhores estratégias do produtor rural, uma vez que as pastagens não são suficientes para suprir as demandas nutricionais do rebanho e, também, por serem escassas na época da seca. Sendo assim, a complementação alimentar maximiza o potencial genético dos animais e garante a sua produtividade durante o ano todo.

A ensilagem é uma tática econômica e sustentável, pois reduz o custo da dieta ao ser produzida na própria fazenda. Além disso, o plantio de forrageiras propicia a recuperação do solo, promovendo uma maior capacidade de suporte das pastagens.

Porém, a armazenagem de grãos no silo deve ser minuciosamente realizada ou toda a economia planejada pelo produtor corre o risco de se tornar prejuízo.

Por que a vedação da silagem deve ser feita com atenção?

A vedação do silo no processo de ensilagem é essencial para garantir que a forrageira que chega ao cocho dos animais tenha a mesma qualidade nutritiva de quando foi colhida e armazenada. Isso porque é a falta de oxigênio dentro do silo que assegura que o processo de fermentação ocorra de maneira apropriada e preserve a forrageira, por muito tempo.

Caso haja a entrada de ar na unidade, os microrganismos que estavam inativos voltam a agir e, como consequência, há a produção de substâncias indesejadas (como o ácido butírico, que reduz o valor nutritivo do material). Além disso, a infiltração de umidade no armazém gera um grande potencial de contaminação da silagem, devido à proliferação de fungos tóxicos.

Como consequência, a silagem contaminada pode trazer prejuízos mais além para o produtor, uma vez que, caso seja fornecida ao gado, ela afeta a qualidade do leite e da carne produzidos. Além disso, a vedação da unidade de armazenamento evita a entrada de insetos, aves e roedores, que são vetores de inúmeras doenças.

No entanto, esses desafios encontrados pelo produtor para a boa execução da ensilagem podem ser contornados com a escolha consciente de uma lona para silagem de qualidade.

Como escolher a lona para silagem?

Uma vez compreendida tamanha importância da silagem bem-feita para a produção rural e a da vedação para manter a qualidade desse material, agora é hora de escolher a lona para esse processo. Independentemente do tipo de silo que a propriedade tenha, a seleção da lona deve ser muito bem ponderada para que sejam evitados os problemas e prejuízos citados anteriormente.

A escolha do produto começa pelo material que a lona é fabricada. É fundamental que se busque por fornecedores que utilizam matéria-prima de qualidade no processo fabril da lona plástica. Nesse ponto, é importante ressaltar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma lona feita a partir de plástico reciclado não diminui em nada a durabilidade e a resistência da lona.

Quais as características que a lona para silagem deve ter?

Nessa questão recém-levantada, o que garante a longa vida útil da lona para silagem é a inclusão de aditivos durante a fabricação do material plástico. É imprescindível que a lona tenha um aditivo anti-UV (ultravioleta), pois isso é o que vai assegurar que a cobertura não resseque ao ser exposta por um longo período ao sol. Uma vez ressecada, a lona rasga espontaneamente, deixando desprotegida a silagem.

Lonas comuns, de baixa qualidade, não costumam durar mais que 15 dias sob o sol forte, comprometendo toda a produção da fazenda. Lonas que recebem tratamento adequado na sua fabricação têm garantia de 6 ou 12 meses contra o ressecamento. A lona dupla face — cuja face branca voltada para fora reflete a luz solar — recebe o aditivo anti-UV e é a opção indicada, pois promove a vedação adequada.

Além disso, a lona plástica deve ter uma espessura apropriada que lhe confira maior resistência e robustez. Quanto mais grossa fora a lona, maior será a sua capacidade de barrar a entrada de ar no silo. Assim, o material precisa ser forte para suportar o transporte, o manuseio e os efeitos meteorológicos.

Portanto, a lona para silagem deve:

  • apresentar resistência contra os raios solares (UV);
  • resistir aos possíveis danos causados por intempéries, como vendaval, granizo etc;
  • ser uma barreira ao oxigênio atmosférico (O2).

Como você pode perceber, a escolha da lona para silagem não é apenas um detalhe em meio a cadeia produtiva agropecuária. Ela desempenha um papel crucial na manutenção da qualidade da forragem, desde a vedação até a abertura do silo. O fornecimento de forrageira com alto valor nutritivo conservado vai garantir que as metas estabelecidas para a produção sejam alcançadas, promovendo a rentabilidade do negócio.

Nosso conteúdo foi útil e esclarecedor para você? Quer se aprofundar mais no assunto ou tirar novas dúvidas que surgiram a respeito da qualidade das lonas plásticas? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Teremos prazer em lhe atender!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!