Construção civil: como escolher a melhor lona para pintura?

Para quem nunca precisou comprar uma lona, a ação pode parecer tremendamente trivial. No entanto, ao entrar em uma loja especializada — seja ela física ou online —, o comprador descobrirá que o mercado está repleto de opções bastante diversificadas.

Uma das atividades para as quais as lonas se fazem essenciais é a pintura. Neste post, vamos trazer informações que vão ajudá-lo a escolher a lona para pintura ideal para seu projeto! Não deixe de ler até o final!

Tipos de lona

Lonas plásticas são muito importantes para a construção civil e para a agricultura, principalmente, de forma que cada tipo de lona tem características específicas que visam a suprir certas necessidades dessas áreas.

Atualmente, as lonas são produzidas por uma mistura de polímeros plásticos reciclados ou virgens e podem ser encontradas em várias cores e espessuras. Também existem, por exemplo, aquelas que possuem dupla face — nas quais uma das faces é preta e uma é branca. A existência dessas duas faces e de suas cores justifica-se por alguns propósitos, como a proteção contra desgaste de produtos e materiais, já que a camada branca reflete a luz solar e impede a passagem de oxigênio, e a camada preta retém temperaturas.

Quando pensamos em realizar pinturas em construções ou reformas, as lonas podem ser usadas para proteger paredes, rodapés, pisos, balcões de pia e móveis de respingos de tinta. Para garantir o bom cumprimento desses objetivos, devem ser observadas algumas características.

Espessura (micragem) da lona

Primeiramente, é importante saber o que o usuário precisará proteger de respingos. Se a lona para pintura for necessária para cobrir móveis, a espessura não será um fator essencial. Porém, se a lona for ser usada para proteger o piso, é bastante importante pensar na micragem, já que pessoas, infalivelmente, caminharão sobre a lona, e isso requer certa resistência dela.

Resistência a raios UV

Saber onde será realizada a pintura — interior ou exterior da construção — é fundamental, pois a excessiva exposição solar pode danificar lonas que não tiverem materiais com filtros adequados para isso. Mesmo em ambientes internos onde haja janelas que possam expor a lona a raios solares, a proteção UV é muito positiva. Apostar naquelas que são protegidas representa um bom custo-benefício.

Tamanho de lona

Quando o tema é lona para pintura, é melhor sobrar do que faltar. Claro que essa é uma máxima que deve ser balanceada aos custos do material, mas cobrir todas as superfícies que podem receber respingos é essencial para o sucesso da obra. Portanto, lona não pode faltar. Fique atento, pois, para a cobertura de móveis, como uma mesa, deve-se considerar a área da superfície, mas também as áreas laterais, já que a lona deverá descer até o piso para garantir proteção total.

É imprescindível escolher uma lona para pintura de excelência — especialmente para projetos de grande porte —, que assegure cada um dos requisitos determinados para sua obra! A Lonax oferece garantia em todos os seus produtos e possui certificação ISO 9001 — que atesta a qualidade nos processos de produção de nossas lonas. 

Entre em contato conosco e descubra nossos produtos!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!