Lona para horta: qual a importância e como escolher a melhor para o plantio?

Optar pelo uso da lona para horta é uma forma eficiente de garantir mais produtividade e qualidade na produção. Como resultado, também haverá aumento nos lucros e conquista de maior espaço no mercado. Para isso, é fundamental escolher o melhor produto, além de saber como utilizar o material da forma correta.

Afinal, há diversos tipos de lonas, cada um com indicações específicas de uso. Com relação à produção agrícola, elas podem ser utilizadas tanto para ajudar no desenvolvimento das plantas quanto na cobertura da colheita e secagem de grãos, assegurando, assim, sua durabilidade. Ou seja, o uso da lona é importante desde o cultivo até o armazenamento.

A seguir, você saberá mais sobre a importância da lona no cultivo de vegetais e, ainda, entenderá como acertar na escolha. Acompanhe!

Por que é importante usar lona para horta?

O agronegócio alcançou a participação de mais de 26% no PIB brasileiro. Além disso, foi o único setor que apresentou aumento no período. Ou seja, é um dos grandes pilares da economia do país. Diante disso, é fundamental pensar em meios para melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos vindos do plantio.

Um deles é a lona, um material com alto custo-benefício. Afinal, tem um excelente retorno para o produtor. Ela tem diversas aplicações na agricultura: pode ser utilizada na confecção de estufas para o plantio protegido, túneis, mulching, cobertura da colheita, secagem de grãos e cereais.

Como é possível utilizar a lona em qualquer horta, sua aplicação pode beneficiar todos os produtores, seja qual for o cultivo e o tamanho da produção. Então, ao utilizar a lona para horta, é possível expandir o negócio. Como resultado, haverá o aumento da lucratividade e a possibilidade de ampliar a quantidade e variedade de cultivo.

Quais são os benefícios?

É importante frisar que, quando falamos em lona para agricultura, há diversos modelos e, cada um tem indicação própria. Por sua vez, quando tratamos de lona para horta, nos referimos especificamente à lona para estufa.

São estruturas feitas com armação em metal, madeira ou mesmo plástico, revestidas com lona específica (leitosa ou transparente), que servem para proteger as plantas das oscilações climáticas.

Geralmente, são utilizadas na produção de hortaliças. Porém, podem ser usadas para qualquer plantio. Assim, oferecem uma série de benefícios. A seguir, conheça os principais.

Proteção das plantas

A cobertura da lona protege o cultivo das intempéries climáticas que tanto prejudicam a produção, como chuvas em excesso, granizo, estiagem, geadas, entre outras. Com isso, não há perdas da colheita. Além disso, as plantas ficam protegidas contra o ataque de pragas e insetos, como percevejos, lagartas, gafanhotos e outros.

Otimização dos insumos agrícolas

No plantio em campo aberto, há altas taxas de evaporação da água e do transporte dos nutrientes do solo pelas chuvas. Desse modo, é preciso repor os nutrientes para que as plantas se desenvolvam com qualidade. Isso tem um custo, que aumenta conforme o tamanho da produção e as condições climáticas da região.

A situação não acontece com o uso de lona para horta, pois a cobertura evita esses inconvenientes. Logo, há redução de custos, que se reflete no aumento dos ganhos.

Cultivo fora de época

A estufa promove um ambiente no qual é possível controlar as condições para o melhor desenvolvimento da produção. Ou seja, pode-se restringir a passagem de luz solar, irrigação e temperatura. Dessa maneira, a lona para horta permite cultivar vegetais fora de época ou mesmo em regiões onde não seria possível em campo aberto.

Assim, há produção em todas as épocas e o produtor não precisa depender das estações para a safra.

Aumento da produtividade e qualidade

Como há sempre condições ideais em um cultivo protegido, as plantas se desenvolvem da melhor maneira e há redução significativa das perdas. Com isso, há aumento tanto da produtividade quanto da qualidade, garantindo preços mais competitivos no mercado.

Redução de custos

O plantio em estufa requer menos insumos (como fertilizantes, defensivos e reposição de nutrientes), bem como há menos gasto com água, que é uma das grandes despesas da produção agrícola. Toda essa economia resulta em maiores lucros para o produtor.

Como escolher a melhor lona para horta?

Vale destacar que não é qualquer lona que pode ser utilizada para a horta. Para obter os benefícios, é imprescindível escolher o material certo. Como mencionamos, ela deve ser leitosa ou transparente. Isso permitirá a entrada adequada da luminosidade para o desenvolvimento das plantas.

Além disso, é de extrema importância optar por uma lona com alta durabilidade e resistência. Outro ponto importante é escolher uma lona que conta com aditivos, como antivírus e proteção contra os raios ultravioletas.

Então, fique atento sobre a procedência do material. Escolha fornecedores de confiança e com boa reputação no mercado. Com relação à instalação, prefira empresas especializadas que trabalham não apenas com a aplicação, como também, na manutenção da lona.

Quais são os tipos de lonas que a Lonax oferece para a agricultura?

A Lonax trabalha com diversos tipos de lonas. Entre elas, modelos específicos para estufas, como a leitosa e a cristal. A empresa utiliza alta tecnologia na produção e, com isso, oferece um material de excelente qualidade aos clientes. Ambas as lonas contam com proteção UV, transparência que permite a passagem ideal de luz solar, alta resistência e durabilidade.

A empresa é certificada com o selo ISO 9001, que assegura a qualidade dos produtos e a satisfação de quem utiliza as lonas. Outro diferencial importante é a garantia dos produtos, que pode ser de até 12 meses, para a lona leitosa aditivada, ou até 36 meses, para a lona cristal.

Também, é possível escolher o tamanho que melhor se adapta à estrutura da estufa para horta, pois a largura pode variar de 2,2 metros a 8 metros. Isso permite menos desperdício do material.

A marcação metro a metro contida nas lonas Lonax pode ser utilizado para a rastreabilidade do produto. Assim, se houver qualquer eventualidade, basta entrar em contato com a empresa e enviar a imagem da marcação e a nota fiscal. Todos esses diferenciais conferem uma experiência incomparável aos clientes, além de assegurar que eles obtenham todos os benefícios da produção em cultivo protegido.

Portanto, utilizar a lona para horta é uma estratégia bastante eficaz para aumentar a produtividade e qualidade do cultivo. Também, contribui muito para a expansão dos negócios e maior faturamento, visto que diminui os custos e possibilita a produção o ano todo. Para isso, é essencial escolher apenas lonas certificadas e que sejam mais adequadas a cada cultivo.

Então, entre em contato com a Lonax e conheça melhor os nossos produtos, especialmente, os filmes agrícolas.

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!