Saiba aqui como escolher a lona para cobertura ideal!

As lonas para cobertura são itens essenciais em várias atividades no agronegócio, como o combate a pragas, a proteção contra intempéries e o controle de microclimas. Quando usadas da forma correta, elas trazem impactos positivos para o sucesso da cultura, da silagem ou da colheita, além de contribuírem para os lucros da propriedade.

Quer saber mais sobre as utilidades do produto? Preparamos este artigo para tirar suas dúvidas sobre a melhor forma de adquirir uma lona e usá-la no dia a dia para uma boa produtividade. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância da lona para o agronegócio?

O uso da lona tem um papel fundamental na proteção e qualidade dos produtos do agronegócio. Não por acaso, hoje existem diferentes tipos de coberturas desenvolvidas a partir de tecnologias específicas para o aumento de produtividade no setor, com várias utilidades no cotidiano das fazendas.

Um exemplo disso é a produção de silagem, que fornece uma alimentação nutritiva ao gado em períodos com pouca disponibilidade de pastagem. A lona é essencial para a prática, pois garante a preservação do alimento que será oferecido aos animais, o que resulta na alta qualidade dos produtos.

Em outro cenário, encontramos diversas culturas que são a principal fonte de renda do produtor e também necessitam de uma proteção mais elaborada. Esses e outros exemplos nos mostram que escolher a lona certa é de suma importância para o sucesso dos negócios rurais.

Quais são as principais aplicações da lona plástica em propriedades rurais?

Cobertura de silagem

A silagem é uma prática que visa à conservação da forragem por meio da fermentação anaeróbica, fazendo com que os nutrientes se preservem por mais tempo. A lona é indicada para a vedação dos silos durante o processo, uma vez que impede a deterioração da matéria orgânica pela entrada de oxigênio, umidade e microrganismos indesejáveis.

Mulching agrícola

O correto manejo do solo é fundamental para a preservação de suas propriedades e, consequentemente, para o desenvolvimento do cultivo. Uma forma de garantir isso é protegendo as colheitas com a técnica do mulching, em que as lonas plásticas são usadas para forrar os canteiros.

A prática previne a proliferação de pragas e ervas daninhas na plantação, além de reduzir as perdas de água e nutrientes do solo. A vantagem disso é a redução dos gastos com agrotóxicos e outros insumos agrícolas.

Cobertura de estufas

As estufas são muito utilizadas na agricultura para promover um microclima ideal ao crescimento das plantas. Como cada espécie apresenta necessidades específicas, diferentes tipos de cobertura podem ser adotados para oferecer condições adequadas de luminosidade, temperatura e umidade.

Como escolher a melhor lona para cobertura?

A ideia de que a lona é apenas um plástico precisa ser desconstruída, pois as características de cada material e os processos utilizados na sua fabricação fazem toda a diferença na hora da aplicação. Para uma escolha acertada, alguns pontos devem ser analisados no momento da compra.

Qualidade do material

Em primeiro lugar, o cliente precisa observar se a qualidade da matéria-prima foi levada em consideração pelo fabricante. Esse é um aspecto importante porque lonas de má procedência resultam na perda da colheita e da silagem, o que acarreta sérios prejuízos ao produtor.

Além de impermeável, o material das lonas agrícolas deve ser resistente a raios ultravioletas, intempéries e oxidação, uma vez que ficarão expostas às ações climáticas por longos períodos. Por isso, dê preferência aos produtos que tenham uma formulação especial, com aditivos de acordo com a sua finalidade.

Processo de fabricação

Outro aspecto essencial de uma lona agrícola é a padronização dos processos envolvidos na sua fabricação, pois esse é um forte indício de que o fabricante preza pela organização da empresa. Quando aliado a práticas de inspeção, o consumidor tem a garantia de que os produtos atendem aos padrões de qualidade instituídos pela marca.

Uma forma de verificar a competência do fabricante nesse sentido é por meio das certificações obtidas. A ISO 9001, por exemplo, estabelece normas para o Sistema de Gestão da Qualidade das organizações.

Atendimento ao consumidor

Um bom atendimento ao consumidor é tão importante quanto a qualidade dos produtos vendidos pela empresa, principalmente quando é necessário tirar dúvidas ou resolver problemas que surgem após a compra. Um fabricante de confiança é aquele que presta suporte aos clientes sempre que precisam de ajuda.

Finalidade do produto

A lona certa para cada negócio deve ser escolhida conforme as especificidades do projeto no qual ela será aplicada. As coberturas leitosas, por exemplo, são indicadas para culturas sensíveis como a do morango, pois exigem temperaturas mais amenas e uma menor incidência de radiação solar.

Já a lona dupla face é um produto altamente versátil, que pode ser usado em técnicas de silagem, secagem de grãos e várias outras finalidades no agronegócio. A face preta retém parte do calor e da umidade que incidem sobre a cobertura, enquanto o lado branco reflete o excesso de oxigênio e luz solar.

Essas duas características fazem com que a lona dupla face seja um dos materiais mais eficientes para o controle de temperatura em produções que precisam desse recurso.

Quais cuidados são fundamentais para uma boa durabilidade do produto?

Mesmo adquirindo produtos de alta qualidade, o consumidor deve tomar alguns cuidados durante o manuseio da lona para prolongar sua vida útil. Na limpeza, jamais devem ser usados produtos químicos com solventes ou fórmulas que possam corroer o material. Em vez disso, opte apenas por água e detergentes neutros, com o auxílio de escovas macias.

A lona também deve ser armazenada em locais adequados, sem a presença de umidade, animais ou superfícies perfurantes. Certifique-se de que o produto esteja totalmente seco antes de guardá-lo, para evitar a proliferação de mofos.

Quais são os diferenciais da Lonax no mercado de lonas plásticas?

A Lonax se preocupa em oferecer soluções que realmente agreguem valor ao empreendimento dos nossos consumidores. Prova disso é o sistema de produção automatizado, que garante a padronização das lonas fabricadas por nós, para que cada cliente receba um produto com a mais alta qualidade do mercado.

Também investimos em um laboratório de última geração, que nos auxilia a desenvolver tecnologias cada vez mais avançadas para a fabricação de lonas. Fazemos isso porque estamos sempre em busca de inovações eficientes e que contribuam para o crescimento dos empreendimentos agropecuários.

Lembramos que a escolha da lona para cobertura não deve focar apenas na qualidade do produto, mas sim na atuação do fabricante como um todo. É por isso que a Lonax faz questão de acompanhar cada um dos clientes que confia na nossa marca, para ensiná-lo a vender e utilizar as lonas da forma correta.

Restou alguma dúvida sobre as lonas para cobertura? Entre agora mesmo em contato com a Lonax e estaremos à sua disposição!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Abrir bate-papo
Fale com a gente!