Lona na construção civil: conheça as vantagens e saiba como usar!

Hoje em dia, as lonas são utilizadas em vários segmentos. Além da aplicação em impermeabilização, esse material serve como proteção para diversas ocasiões, sendo utilizado na construção de barracas de camping, em transportes para cobrir cargas, na agricultura e muito mais. Uma das aplicações mais comuns é para a proteção de pisos, móveis e objetos durante obras e reformas.

E você, já usou a lona na construção civil? Para entender melhor sobre a importância desse material, acompanhe este texto e saiba mais!

Quais são as principais características da lona?

As lonas plásticas são feitas com matéria-prima plástica de baixa densidade, mas também existem alguns tipos feitos com materiais reciclados. Podem ser transparentes ou coloridas. O mercado dispõe de diversos tamanhos e espessuras. Na construção civil, o material oferece cobertura, impermeabilização e resistência às condições climáticas.

Qual é a função das cores da lona?

Em relação à composição, as características são bem semelhantes. A garantia das lonas coloridas e incolores é de, aproximadamente, 3 meses. Mas, dependendo da finalidade, a tonalidade da lona pode ser diferente. As cores claras são conhecidas por amenizar a temperatura, porém evidenciam a sujeira. Já as cores escuras são mais quentes e disfarçam o inconveniente da sujidade.

Como escolher o tamanho correto?

Para definir o tamanho, é necessário saber qual o propósito do uso da lona. Em geral, deve-se escolher um que não fique exatamente certo ou que sobre demais. Por exemplo, se o objetivo for cobrir materiais e ferramentas, o ideal é ter uma medida maior do que a área que abriga esses itens. Essa margem é importante para realizar as amarrações.

Em caso de telhados, indica-se adquirir o tamanho exato da cobertura. Já para a construção do contrapiso, você deve comprar, pelo menos, o dobro da medida da área construída, uma vez que a lona será utilizada em duas camadas.

De qualquer forma, durante toda a obra, a lona terá diversas utilidades, portanto, não faz mal ter alguma quantidade sobrando. A lona pode servir para fazer sombra, cobrir tijolos e abrigar materiais e ferramentas, por exemplo.

O que é “micra” quando falamos de lona?

Trata-se de uma unidade de medida que indica a espessura da lona. Ela corresponde à milésima parte do milímetro. “Micra” é o plural de micrômetro. Para descobrir a quantidade necessária para uma determinada obra, é necessário fazer o cálculo da micragem e verificar se as especificações do produto correspondem ao resultado esperado.

Como utilizar lona na construção civil?

Durante uma obra ou reforma, é muito importante isolar a área a ser trabalhada e proteger os demais objetos. A lona é o material mais indicado para essa atividade, pois mantém esses itens limpos e seguros. Se a área ainda não for coberta, o produto tem a função de proteger os materiais da obra, como areia, pedras e madeira. Além de proteger contra intempéries, a cobertura evita o desperdício desses itens.

Se for necessário retirar o telhado durante a obra, a lona pode ser usada como cobertura temporária. Assim, o imóvel fica protegido contra a ação do sol, das chuvas e dos ventos. Devido a essa resistência, a lona também serve para cobrir encostas e evitar desmoronamentos de terra.

A pintura é outro exemplo. Por mais que você tente proteger o piso e os móveis com jornal ou outro material, a tinta pode escorrer. E se ficar alguma brecha, os respingos dela vão atingir esse espaço. Retirar sobras de tintas é muito inconveniente, por isso, o uso da lona é mais adequado. Ela é firme e tem capacidade de abranger toda a área de uma única vez.

Assim, entre as principais aplicações da lona durante uma obra, podemos destacar:

  • cobertura de materiais;
  • proteção de encostas;
  • sinalização de áreas de risco;
  • forração de solo em contrapiso;
  • cobertura provisória de telhados;
  • construção de galpão em canteiro de obras;
  • proteção de pisos durante a fase de pintura;
  • forração de andaimes e fachadas de edifícios;
  • uso em caçambas.

Para cada uso, há um tipo específico de lona. Portanto, durante a compra, você deve informar qual será a aplicação do material. Outra informação importante a ser solicitada, nesse momento, é sobre a garantia do produto.

E como a impermeabilização pode ajudar na obra?

Obras de construção civil necessitam de um projeto de impermeabilização, ou seja, que garanta o isolamento e a proteção da passagem indesejável de líquidos e de vapores. Esse processo mantém as condições de habitabilidade do imóvel. E a lona é um dos materiais que fazem parte desse projeto. O tipo mais recomendado, nesse caso, é a lona preta, fabricada com resinas plásticas de baixa densidade e materiais recicláveis.

Uma construção sem a impermeabilização adequada traz uma série de prejuízos. A infiltração torna o espaço insalubre (fungos e mofo) e diminui a vida útil da edificação. Além dos danos à saúde, o proprietário terá mais custos para refazer a obra. Por isso, é importante realizar um bom planejamento. A boa notícia é que, ao incluir a lona no projeto, você terá um custo-benefício favorável e aumentará a eficiência da proteção.

Um exemplo de impermeabilização com o uso da lona é a barreira de estanqueidade, que evita a umidade ascendente, isto é, aquela que passa do solo para a superfície. Na construção de contrapisos que tenham contato direto com a terra, deve-se utilizar a lona preta de, pelo menos, 20 micra. Outras aplicações comuns são:

  • confecção de radiers e baldrames (vigas);
  • impermeabilização entre paredes, pisos, muros e lajes;
  • proteção de coberturas (entre estruturas, terças e o telhado);
  • cobertura de ferramentas e de materiais auxiliares.

A lona é um item realmente fundamental em uma obra, por isso deve estar incluída no seu orçamento. E para garantir a segurança do produto, verifique se a fabricação possui matérias-primas de boa procedência e se segue, à risca, as orientações e as diretrizes das normas técnicas do setor.

Nesse sentido, é sempre aconselhável que você conte com uma empresa séria, especializada no assunto e comprometida com a qualidade. Entre em contato conosco! Nós teremos o maior prazer em encontrar a melhor opção de lona para o seu projeto.

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!