Lona dupla face: porque ela é a melhor opção para vedação de silos?

A má vedação do silo é causa das maiores perdas de silagem. Esse problema pode comprometer todo o material no interior do silo e causar enormes prejuízos para o agricultor. Para evitar que isso ocorra, é imprescindível saber se a lona correta para a ensilagem é a lona preta ou lona dupla face.

Ambas são largamente utilizadas na agricultura, mas contam com diferentes particularidades. O uso de material inadequado provoca problemas na compactação, aumento da temperatura no interior, fermentação inadequada, entrada de ar e contaminação por agentes externos.

Para que você saiba qual o melhor tipo de lona e a maneira correta de fazer a vedação, continue com a leitura deste artigo!

Quais são os tipos de lona existentes?

Atualmente, o mercado de lonas para agricultura se encontra bastante diversificado, apresentando particularidades para cada finalidade. O uso do plástico contribui de forma significativa para o aumento da produtividade e da qualidade dos cultivos.

Na agricultura, é comum encontrar lonas transparentes e leitosas aditivadas para a montagem de estufas e cultivo protegido. Ao mesmo tempo que protegem as plantas das intempéries, elas permitem a passagem de luz solar, mas com bloqueio de raios UV.

As pretas são utilizadas para a secagem de grãos. Para isso, são estendidas no chão, e o produto é posto sobre elas para a secagem ao sol. Esse tipo de lona não é recomendado para a ensilagem, porque permite que a temperatura no interior do silo aumente, prejudicando a fermentação e a qualidade da matéria seca.

Também encontramos a lona dupla face, que é branca de um lado e preta de outro. Esse tipo conta com alta resistência e proteção UV, que pode durar até 12 meses. É a mais recomendada para a vedação de silos por causa de suas características: reflete a luz do sol e mantém a temperatura adequada no interior.

Como fazer a vedação de silos?

A perda de silagem é uma preocupação para os agricultores que buscam meios de reduzir o percentual. O fechamento do silo é a etapa na qual ocorrem as maiores perdas de matéria seca. Isso porque, quando é feito de forma inadequada ou com lona fraca, pode haver entrada de ar, água e agentes externos que contaminam a silagem além de provocar superaquecimento, que prejudica a fermentação do material.

Os produtores nacionais têm optado por tipos de silos horizontais, como o de trincheira e de superfície, pois oferecem maior economia no armazenamento e facilidade para o descarregamento, compactação e abertura.

Abaixo, conheça um pouco mais sobre esses silos e entenda como fazer a vedação corretamente.

Silo trincheira

Tem forma trapezoidal e sua base menor corresponde ao fundo do silo. A profundidade varia conforme as condições do terreno, mas deve ter no mínimo um metro e meio. Vale ressaltar que, para cada metro de profundidade, a largura do topo deve ter, no mínimo, meio metro a mais que a largura do fundo. Assim, a inclinação das paredes laterais será de 25% pelo menos.

A lona escolhida deve ser colocada nas paredes laterais com sobra de 1,5 m em cada lado. Tome cuidado para que cubra totalmente o fundo e todos os lados. Em seguida, a forragem picada é descarregada até o preenchimento total. Por fim, as sobras da lona devem ser usadas para cobrir a matéria seca.

Para garantir a vedação, utilize outra lona para cobrir toda a extensão do silo. Feito isso, adicione uma camada de 3 centímetros de palha seca e uma camada de 5 centímetros de terra. Isso protegerá a lona e favorecerá a fermentação correta do material ensilado.

Silo de superfície

Esse tipo de silo também tem formato trapezoidal e é feito sobre a superfície, sem escavação ou construção. No entanto, a base maior corresponde ao fundo e a base menor ao topo. A altura ideal varia entre 1,2 metros a 1,5 metros.

Para a vedação, o fundo deve ter um leve declive para o lado do descarregamento. Desse modo, a umidade escorrida do material escorrerá para fora. Além disso, é necessário que haja valetas ao redor do silo para não permitir que a água da chuva entre no silo e apodreça o volumoso.

A forragem é descarregada no local e compactada por equipamentos simples, como tratores. Em seguida, é coberto por lona plástica e uma camada de terra. Para evitar que animais danifiquem a lona (causando grandes perdas na silagem), o ideal é cercar a área.

Qual é a melhor lona para a vedação de silos?

A escolha da lona é um ponto-chave para garantir uma boa qualidade da silagem e evitar que ocorra perdas acimas do normal do material. Isso pode ser causado pela entrada de ar, infiltração e excesso de temperatura no interior do silo. Por isso, ao escolher entre a lona preta ou lona dupla face, prefira sempre a segunda.

A face branca deve ficar para o exterior. Desse modo, consegue refletir a luz do sol e impedir o superaquecimento dentro do silo. A face preta fica em contato com o material e assim mantém a temperatura ideal.

Além disso, a lona deve conter aditivos UV para bloquear a ação de raios ultravioletas no volumoso. No mercado, há dois tipos: UV6 e UV12. O primeiro terá a ação bloqueadora de raios UV garantida por 6 meses, enquanto o segundo garante o bloqueio durante 12 meses.

Também é importante avaliar a resistência e espessura da lona. Para o processo de ensilagem, o ideal é optar por uma lona com a referência de 200 micra.

A silagem é uma etapa fundamental para manter a boa produtividade do rebanho, seja ele de corte ou leiteiro. Afinal, a alimentação do gado impacta de forma direta na qualidade do produto. Por esse motivo, a montagem do silo deve ser feita com cuidado para garantir qualidade à matéria seca oferecida aos animais.

Portanto, entre lona preta ou lona dupla face, você já sabe que a segunda opção é a única que pode ser utilizada na vedação do silo. Dessa forma, as perdas de matéria serão reduzidas e será possível oferecer uma alimentação de excelência aos animais, o que estará refletido de maneira positiva no lucro do seu negócio.

Gostou das dicas? Na Lonax você encontra as melhores lonas para a agricultura. Entre em contato conosco para conhecer os nossos produtos e ter o auxílio de profissionais capacitados.

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!