Dicas para escolher a lona certa para silagem

Comprar uma lona pode parecer uma tarefa trivial, mas não é. Hoje em dia, o mercado de lonas é bastante diverso, apresentando várias opções específicas para construção civil, agricultura e silagem. Além disso, existem ainda as lonas multiúso, que atendem bem às necessidades práticas do dia a dia.

Vale destacar, no entanto, que a lona de silagem necessita de uma atenção especial na hora da escolha. Isso porque são vários os fatores a serem levados em consideração.

Seja o processo de silagem realizado em silos de superfície ou em silos de trincheiras — ambos métodos econômicos já que a montagem toda ocorre no próprio local ou fazenda — as lonas se fazem essenciais para que os grãos fiquem bem protegidos de intempéries e de radiação excessiva. Já os silos em bolsa ou fardo necessitam de plásticos especiais e exclusivos para esses procedimentos.

Pensando na importância da escolha de uma boa lona para silagem, no texto de hoje, listamos 10 dicas imperdíveis que vão ajudar você nessa tarefa. Continue a leitura e descubra!

1. Fique atento ao tamanho

Pode parecer óbvio, mas é fundamental que haja a checagem das medidas dos materiais na hora da compra.

Quando se fala em silos de superfície ou nos de trincheira, em geral, suas estruturas são desenvolvidas tendo em mente os tamanhos oferecidos pelo mercado de lonas. Por padrão, elas possuem, normalmente, de 50 a 100 metros de comprimento e de 8 a 12 metros de largura.

Qualquer que seja a medida, essa informação sempre precisa ser verificada para que a lona escolhida seja compatível com o tamanho do silo desenvolvido.

2. Identifique a resistência da lona

Essencialmente, o material que compõe a lona precisa ser resistente a rasgos e furos. Contudo, esse aspecto está relacionado com as propriedades físicas do plástico e, muitas vezes, não é fácil de identificar. Por isso, o apoio de um técnico é fundamental para esse momento. Com a avaliação correta da resistência, você terá mais segurança na hora de escolher a lona ideal.

Também é importante ficar atento às certificações dos produtos! Um bom produto tem certificados que atestam sua resistência e garantem que o mesmo tenha sido produzido de acordo com os procedimentos adequados.

3. Dê preferência à total vedação da penetração do ar

Falhas na vedação devido ao uso de plásticos de má qualidade comprometem a eficiência na conservação das forragens devido ao ingresso de ar na massa. Quando isso ocorre, há aumento da temperatura, o que causa perdas tanto na matéria seca quanto dos elementos nutritivos. A penetração do ar na massa da silagem gera desperdícios e, até mesmo, perda total do material armazenado.

Portanto, dê prioridade aos produtos que reduzem completamente a penetração do ar do ambiente externo para o interior da silagem, criando uma verdadeira barreira contra a passagem do oxigênio.

Isso vale tanto para os silos de trincheira quanto para os de superfície, sendo ainda mais relevante no segundo, devido à ausência de paredes laterais para proteção da massa.

4. Saiba quais os diferenciais da lona para silagem

Quando falamos em silagem, a cor da lona de silagem importa muito! Tanto para o procedimento em trincheiras quanto em superfície, é preciso identificar se a lona é dupla face, pois essa característica é indispensável para a conservação adequada dos grãos.

Uma lona dupla face possui um lado preto e um lado branco e também uma maneira correta de ser utilizada: o lado escuro deve sempre ficar na parte interna (do lado do material armazenado) e o lado claro para fora. Essa medida inibe os efeitos destrutivos da radiação.

Também é essencial para a segurança e manutenção da qualidade do produto a ser armazenado que se opte por uma lona com tratamento aditivo contra raios ultravioletas, isso porque esses raios têm potencial nocivo para materiais orgânicos e são justamente os aditivos de proteção UV que diferenciam a lona para silagem de um plástico comum.

5. Conheça os principais erros para evitá-los

Comprar uma lona pensando no preço não é boa ideia, pois os produtos mais baratos normalmente não têm boa qualidade. Lonas sem aditivos, por exemplo, têm preços mais acessíveis, porém não servem para a silagem, já que não são capazes de proteger os grãos contra os raios ultravioletas. Nesse caso, o barato sairá muito mais caro, trazendo prejuízos consideráveis.

Outro erro comum é não atentar para o período de duração dos aditivos. Após essa data de validade, os efeitos de proteção já não são mais garantidos pelo fabricante e, em outras palavras, a lona volta a ser um plástico comum. Existem marcas de lonas com validade do aditivo de apenas 2 meses, o que determina a realização de reposições muito frequentes do material, de forma que a melhor ideia é buscar produtos que ofereçam validade de 6 meses para os aditivos.

Também é frequente, para quem não busca um técnico especializado, posicionar a lona “ao contrário” — com o lado claro voltado para dentro e o escuro para fora. Tal prática compromete a qualidade do alimento armazenado, e faz com que o plano de prevenção de desgastes pela radiação seja contraproducente já que, com o lado escuro para fora, as temperaturas internas subirão consideravelmente.

6. Entenda por que é importante usar lona dupla face

A lona dupla face tem três camadas plásticas de baixa densidade: a camada de cor branca, posicionada para fora, reflete a luz externa de volta para o ambiente, impedindo que grande parte da radiação seja absorvida e transformada em calor. A face preta, voltada à parte interna do silo, absorve radiação interna, impedindo que ela prejudique os grãos. A terceira camada, por sua vez, serve como isolante entre as outras camadas, dificultando a troca de calor e, consequentemente, variações indesejáveis de temperatura.

Esse material foi desenvolvido tendo em vista as necessidades específicas dos processos de silagem e, sendo assim, ele é o mais indicado para esse tipo de armazenamento.

Além dos efeitos relativos à radiação, a composição do material resiste à fermentação do silo e às condições de chuva e de sol.

7. Descubra as características indispensáveis

Para obter uma vedação eficiente com uma lona de qualidade, é preciso analisar a espessura, a coloração e o polímero utilizado na confecção do filme. A vida útil também deve ser levada em consideração. Como já citado, o material precisa ter dupla face e aditivos para apresentar melhores resultados.

No Brasil, as espessuras variam de 90 a 150 micras, e a definição da micragem ideal depende da preferência e necessidade de cada agricultor. A coloração mais comum é a de dupla face, nas cores preta e branca. Já o polímero mais utilizado é o polietileno de baixa densidade.

8. Não pense apenas no preço

Na maioria das vezes, o produtor escolhe o produto pelo preço. Mas quando se trata de lona de silagem, deve-se observar a compra como um investimento e não como um gasto.

Enquanto o custo da lona representa apenas 2% em todo o processo — que envolve compra da semente, fertilizante, lavoura, custo de produção da silagem, colheita, transporte, compactação e vedação — a falta de uma lona de silagem adequada pode representar um prejuízo enorme, podendo, até mesmo, acarretar a perda de todo produto armazenado.

Em suma, a lona tem um papel fundamental na conservação do produto e usar um plástico mais barato pode ferir e alterar o produto final. Em muitos casos, somente após abrir o silo é que o produtor se dá conta de que precisará jogar fora grande parte do material e que a “economia” na vedação gerou grandes prejuízos. Portanto, não cometa esse erro.

9. Conte com um profissional de confiança

Para ter melhor controle e mais qualidade na produção, tenha o acompanhamento de um profissional competente. A silagem precisa da experiência do produtor, mas também deve ser monitorada por um técnico. Por isso, busque um profissional de confiança para realizar essa tarefa. Com o objetivo de obter um resultado eficaz, ele deve estar presente nos momentos pré, durante e pós-produção.

10. Compre com confiança!

Comprar sempre com fornecedores de confiança vai fazer com que os processos de silagem ocorram de forma segura e eficaz! Nesse sentido, a Lonax é exatamente o que você procura!

A Lonax oferece lonas de silagem de 4 a 12 metros de largura e de 50 ou 100 metros de comprimento — com marcação metro a metro —, em embalagens que vão de 20kg a 120kg, oferecendo grande flexibilidade na escolha das quantidades e, assim, evitando desperdícios.

Os produtos da Lonax tem garantia de qualidade já que a empresa possui a certificação ISO 9001 — que atesta a alta qualidade dos materiais e dos processos de desenvolvimento dos produtos. Além disso, essa qualidade permite que se ofereça garantia de fábrica de até 12 meses.

O cliente da Lonax também pode contar com a rastreabilidade dos produtos — é possível acessar e descobrir exatamente de qual lote ou bobina é o produto em questão, quais suas dimensões, peso, micragem, data, hora e equipamento utilizado em sua produção — e, dessa forma, no caso de qualquer problema ou defeito relativo às lonas de silagem, por exemplo, o cliente terá acesso fácil a solução sem que seja necessário conferir metro a metro qual produto adquirido precisará ser reposto.

Certamente, com essas dicas, ficou mais fácil entender a importância da lona para silagem, não é mesmo? Seguir essas orientações e executar a vedação com uma equipe qualificada faz toda a diferença no resultado da sua produção. Lembre-se de que esse material é um investimento e merece muita atenção na hora de realizar a escolha correta.

Se você está buscando a melhor lona de silagem para o seu empreendimento, não deixe de acessar o site da Lonax e ficar por dentro dos melhores produtos do mercado.

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!