Lona amarela na agricultura: saiba por que você deve usar!

Na agricultura, a lona amarela desempenha um papel fundamental, levando inúmeros benefícios ao agronegócio, como o aumento da produtividade. O uso dessa lona vai desde a plantação até a construção de aviários. Além disso, também pode ser utilizada para sinalização.

Para explicar melhor sobre a função da lona amarela nesse ramo e a sua importância, preparamos este post especialmente para você. Iniciaremos falando sobre do que se trata a lona amarela. Posteriormente, falaremos sobre como a lona amarela pode auxiliar na construção de aviários e como usar a lona para produção de frutas e na sinalização das plantações, bem como os benefícios da sua utilização.

Por fim, explicaremos o uso da lona amarela como repelente e a importância de contratar profissionais especializados para realizar a sua instalação e de empresas especializadas para fazer a compra do material.

Confira!

O que é a lona amarela para agricultura?

A lona amarela para agricultura é um elemento que tem como principal matéria-prima o plástico. Essa lona é utilizada de diversas formas, mas a mais comum é para a proteção das atividades agrícolas contra fenômenos e intempéries naturais, como incidência solar. A lona amarela consegue uniformizar essa luminosidade, possibilitando assim um crescimento uniforme para as plantas.

Além de todas as vantagens que a lona oferece e de seus mais variados usos, ela tem um ótimo custo-benefício. Seu material é barato e proporciona um aumento muito bom da produtividade.

Como a lona amarela é usada na produção de frutas e na sinalização da plantação?

Para a produção de diversas frutas, como morango, abacaxi, tomate, pimenta, além de alface, berinjela, palmeira ornamental, entre outras, é importante utilizar uma técnica chamada plastificação, bastante usada na agricultura e na jardinagem.

Essa técnica serve para proteger as plantações de condições climáticas adversas, oferecendo inúmeros benefícios. Antigamente, era desenvolvida a partir de materiais orgânicos, mas nos dias atuais, utiliza-se as lonas plásticas, tanto por conta da sua efetividade quanto pelo seu valor mais baixo.

Além dessas questões, a lona amarela pode ser utilizada para a sinalização da sua plantação de diversas formas. Por exemplo, pode ser feita a marcação e a delimitação de culturas pelo tempo em que foram plantadas no local, a divisão entre plantações distintas, a indicação da época de colheita etc.

Quais são os principais benefícios da lona amarela para as plantações?

Agora, de forma resumida, falaremos sobre as principais vantagens da lona amarela para as plantações

Favorece o crescimento mais rápido e uniforme das plantas

O crescimento uniforme das plantas é essencial para programar uma colheita adequada e coerente com todo o processo, o que minimiza os custos e, aliada ao rápido crescimento, aumenta os lucros.

Diminui a amplitude térmica

A lona amarela é utilizada para elevar a temperatura a que as plantas estão sujeitas de modo uniforme, o que garante um desenvolvimento mais acelerado e de forma igual. Além disso, essa pratica conta com a criação de um ambiente com baixa amplitude térmica entre o dia e a noite, o que é excelente para as plantas e evita diversos problemas relacionados a essa questão.

Reduz o consumo de agrotóxicos

Pelo fato da lona amarela ser um importante inibidor de insetos e fungos, ela torna-se uma excelente protagonista contra a utilização de agrotóxicos nas plantações, o que permite que os alimentos produzidos sejam mais saudáveis e bonitos.

Como a lona amarela ajuda na construção de aviários?

A lona amarela, além de auxiliar na produção de culturas de diversas frutas, é muito importante para ajudar na construção de aviários e na produção de aves, como os frangos. Estudos apontam que esses animais crescem mais rápido em ambientes sem luz.

Dessa forma, a lona amarela pode ser utilizada para vedar a passagem de luz e assim garantir o crescimento do frango de forma acelerada, o que aumenta a lucratividade do negócio.

Além disso, essas lonas protegem as aves dos insetos, uma vez que funcionam muito bem para inibi-los, conforme veremos a seguir.

A lona amarela pode ser utilizada como repelente?

Sim, isso acontece pelo calor que as lonas transmitem para os ambientes em que são colocadas. As altas temperaturas são ótimas para eliminar insetos e fungos. Além desses seres, que causam diversos danos a saúde dos animais e ao próprio homem, a solarização com uso da lona amarela é capaz de eliminar ervas daninhas, que são extremamente prejudiciais para diversas culturas que você tenha em sua fazenda.

Para realizar a solarização com uso da lona, é necessário colocá-la sobre o solo, de forma a estimular uma rápida evaporação da água presente nesses locais. A vaporização elimina boa parte dos fungos, insetos e outros elementos negativos para as plantações, ao mesmo tempo em que preserva nutrientes para o solo.

Qual a importância de contratar profissionais e empresas especializadas?

Assim como em outras áreas, é muito importante contar com a consultoria de profissionais especializados para, em primeiro lugar, adquirir lonas de qualidade, resistentes e com um bom custo-benefício.

Posteriormente, é importante a assessoria de profissionais experientes para realizar a instalação dessas lonas nas suas plantações, ainda que seja apenas um mero acompanhamento.

Como você viu anteriormente, são muitas qualidades que a lona amarela oferece e, para garantir e aproveitar todo o seu potencial, é essencial que você esteja bem assessorado. Pergunte nas empresas sobre o modo de utilização para a função que você deseja: como estufa, para o processo de solarização do solo, como repelente ou para sinalização.

Pelo exposto, a lona amarela é um elemento essencial para a agricultura pelas suas características inibidoras de insetos, por seu papel como sinalizador e para ajudar na construção de algumas estruturas, como aviários.

Para que ela seja colocada de forma correta e, assim, garantir maior sucesso na empreitada, é importante que a decisão seja acompanhada por um especialista no assunto e que o material seja de qualidade. Dê preferência a empresas com experiência no mercado e de boa reputação.

Agora que você já sabe a importância da utilização da lona amarela na agricultura, que tal compartilhar este post em suas redes sociais e mostrar para seus amigos e familiares os benefícios dessa prática?

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!