Jornalismo de marca

Estamos na era do conteúdo. Ele é tão valioso agora quanto os próprios produtos. E é nesse sentido que as marcas estão investindo muitos recursos nesta estratégia. Os profissionais de marketing tiveram que pensar em novas maneiras de publicar conteúdo com finalidades diferentes, como geração de leads, aumento do brand awareness e outros.

O termo jornalismo de marca se tornou proeminente como uma estratégia para falar com os usuários de maneira diferente. Muitos pensam que é apenas mais uma expressão para marketing de conteúdo, mas não é o caso.

O jornalismo de marca fica entre o jornalismo tradicional e o marketing de conteúdo. Ele visa não só informar as pessoas de forma objetiva, mas tentar convencê-las a se engajarem com a empresa.

No entanto, é importante ressaltar que o jornalismo de marca não é tão orientado para as vendas, como o marketing de conteúdo costuma ser. Mesmo que as empresas usem o jornalismo de marca para vários fins, fica claro que a estratégia não se concentra em impulsionar as vendas diretamente.

Em vez disso, é mais um canal informativo para criar valor e permitir que as pessoas saibam o que está acontecendo dentro da empresa. Enquanto o Marketing de Conteúdo está interessado no resultado, o jornalismo de marca se concentra mais no efeito e no impacto que os artigos e histórias provocam.

Conteúdo relevante gera sinergia

Um dos principais motivos que levam os profissionais de marketing a adotar o jornalismo de marca é aumentar o brand awareness. Portanto, o objetivo é tornar mais pessoas cientes de quem você é e o que faz. Se os usuários encontrarem valor no que estão lendo, eles permanecerão conectados à sua marca. Afinal, eles saberão que seu blog é um excelente canal para eles.

O jornalismo de marca também é fundamental para consolidar uma empresa como líder inovadora. Ou seja, você passa a orientar as reflexões de seus leitores e a inspirar os pensamentos e considerações deles. Quando você opta por falar sobre um assunto, você cria demanda e gera atenção para ele. Assim, o tema se torna relevante para todos. É como ser uma conhecida fonte de autoridade em seu negócio. Dessa forma, o jornalismo de marca abre caminho para o marketing de conteúdo.

Abordar notícias do setor da marca também pode ser usado para informar assuntos e pautas de interesse. A empresa permitirá que os leitores saibam o que é tendência, o que há de novo e o que precisa de atenção. A empresa pode influenciar as pessoas abordando os tópicos mais valiosos para a sua marca. Como o jornalismo tradicional trata apenas de informar fatos (notícias), usar táticas próprias para o conteúdo voltado para a marca é uma solução inteligente.

ESG no DNA do jornalismo de marca

 A melhor maneira de se conectar com o público é ser honesto. Quando você cria e conta grandes histórias sobre sua marca, as pessoas tendem a se engajar com isso em resposta. Então a conversão e a geração de leads são um resultado natural.

Muitas empresas embarcam em uma jornada de jornalismo de marca mesmo sem estabelecer objetivos. Elas só querem contar histórias, sem motivo específico. As pessoas respondem quando você faz isso com paixão e verdade. Logo, você percebe que tem muitos novos amigos que fazem parte de sua base de leads. Então, resta a você manter um relacionamento saudável. Além de gerar mais leads, você também impulsiona aqueles mais qualificados. Os consumidores já entram sabendo mais sobre você, sobre a rotina diária de suas equipes e sobre como você mudou a vida das pessoas.

Conteúdo produzido por profissionais de comunicação

Os gerentes e gestores de marketing de empresas começaram a perceber que precisavam de um site, de um blog e de seu próprio conteúdo. Ao fazer isso, eles poderiam personalizar o material e desenvolver uma voz única. Isso inclui a importância de ter gente capacitada dentro da empresa. Os gerentes, então, começaram a contratar jornalistas e profissionais que poderiam escrever grandes histórias para eles.

– Faz parte da estratégia a construção de imagem, posicionamento da marca. Definimos alguns parâmetros e eles se tornaram o alicerce da comunicação da empresa. O jornalismo de marca é uma das ações que ajudam a Lonax a montar uma imagem que dê base ao posicionamento que estamos construindo – explica Marcelo Amaral, professor e consultor de marketing e vendas da Lonax que ajuda a coordenar o inovador projeto Lonax Play que conjuga em produção própria: podcast semanal ao vivo, artigos inéditos, materiais audiovisuais e filmes além de outras ações coordenadas por jornalista profissional sob orientação da direção de marketing da empresa.

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