Impermeabilização em paredes: como fazer para acabar com a infiltração?

Quando temos que lidar com infiltração nas paredes, surge uma dúvida: o que devemos fazer? Esse problema é muito mais frequente do que gostaríamos, com um resultado estrutural que preocupa e com uma aparência bem irritante. De olho nesse contratempo, vamos trazer a melhor solução para a infiltração: a impermeabilização em paredes.

Neste post, abordaremos a origem da infiltração e suas consequências, apontaremos três causas comuns da parede absorver água e apresentaremos a solução definitiva para o problema.

Encontre a origem do problema

Apenas tratar a parede que sofre com as causas da infiltração, como o mofo e o bolor, usando a técnica da impermeabilidade, sabendo que a umidade está vindo de outro local, não vai resolver o problema de maneira definitiva. Antes de mais nada, precisamos descobrir a origem da infiltração. Conheça, abaixo, as causas mais comuns desse problema:

1. Infiltração da chuva na parte externa da construção

Segundo o inspetor-chefe da regional do Conselho de Engenheiros e Arquitetos de Curitiba (Crea-PR), André Fanaya, a infiltração pode causar danos na armadura e no concreto. Geralmente, quando faz muito frio, surgem as fissuras. Por isso, é necessário ficar atento.

É normal que, depois de algum tempo, a construção apresente fissuras e rachaduras nas paredes externas. Elas aparecem por causa das movimentações da estrutura. Acredite: o frio também pode causar danos, fazendo com que a construção contraia e expanda. Esse movimento faz surgir as fissuras, que são os caminhos para as infiltrações.

2. Lajes com impermeabilização malfeita

As lajes que não receberam proteção são um grande problema. Sem o devido tratamento de impermeabilização, deixam que a água passar, causando mofo, bolor e descascando a pintura, deixando um visual bem desagradável. Chegam, ainda, a danificar não somente a laje, mas outras partes da construção.

3. Infiltração oriunda de vazamento em tubulações

Nas paredes em que passam tubulações de água e esgoto, é bem comum ocorrer infiltração. Se as tubulações racharem por qualquer motivo, a água vazará. Quando esse problema for encontrado, assim como os anteriores, deverá ser resolvido antes que as intervenções nas paredes sejam feitas. Do contrário, o problema vai persistir.

Entenda os riscos da infiltração

Em casos mais graves, as paredes com esse problema oferecem um risco iminente para a estrutura, podendo ser necessário fazer alguma reforma. Esteticamente falando, fica muito claro o incômodo que a infiltração causa. Dia após dia, a tinta formará bolhas e a parede começará a descascar. Com o passar do tempo, até mesmo o reboco começará a apodrecer, dando um trabalho enorme para consertar.

Se a infiltração for grave, a alvenaria da parede poderá realmente começar a apodrecer, deixando a estrutura de tijolos fraca e instável. Em um estágio avançado do problema, há o risco de desabamento parcial ou total da estrutura.

Impermeabilize as paredes

Na fase de obras, fica muito mais fácil aplicar qualquer produto para a impermeabilização em paredes. Infelizmente, essa não é uma prática tão comum. Uma forma eficiente é acrescentar aditivos impermeabilizantes na argamassa de reboco, sendo que há diversos tipos deles no mercado. Pergunte ao seu mestre de obras qual usar!

O reboco passa a ter propriedades impermeabilizantes quando são acrescentados polímeros vinílicos no momento do preparo da argamassa. É uma maneira simples, prática e que evita grandes transtornos.

Por fim, a impermeabilização em paredes definirá a vida útil da sua construção, protegendo-a contra o frio e a força da água, dentro das estruturas. Ela cumpre o papel de criar uma barreira física que segura o avanço da umidade, não deixando as infiltrações surgirem.

Para proteger sua construção, não utilize apenas lonas quando o assunto for infiltração. Opte por ambos os materiais, que têm um custo-benefício enorme, evitando problemas futuros.

Que tal aproveitar a visita ao blog e assinar a nossa newsletter? Dessa forma, você receberá todas as nossas atualizações em sua caixa de entrada!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!