Impermeabilização em obras: saiba como escolher o melhor tipo

Uma obra de qualidade precisa ser muito bem planejada e administrada. Além disso, é essencial utilizar práticas e mercadorias de qualidade, que respeitam os padrões do mercado.

Nessas horas, alguns profissionais não conhecem os principais conceitos da construção civil, como a impermeabilização em obras. Esse procedimento é fundamental para proteger a estrutura de um prédio ou residência contra a ação de água.

Com a leitura deste post, você vai aprender um pouco mais sobre o assunto. Confira a seguir!

O que é a impermeabilização?

É uma técnica que utiliza produtos específicos para impedir a passagem de água do solo ou do ambiente para a obra. As áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, são as regiões que mais merecem atenção. Contudo, é possível aplicá-la em outras áreas também.

Qual é a sua importância?

A água é muito importante para o desenvolvimento da vida na Terra, certo? Além disso, ela é utilizada em quase todos os processos empresariais e industriais de nossa sociedade. Entretanto, ela causa grandes estragos quando não é bem administrada, como enchentes e vazamentos em uma casa.

Ao se infiltrar no concreto, a água afeta o desempenho das alvenarias, das armações e dos revestimentos. Outro ponto que não pode ser esquecido está relacionado ao aparecimento de fungos e mofo por causa do aumento da umidade em paredes.

Todas essas questões diminuem a vida útil do imóvel e causam grandes transtornos aos seus usuários. Dessa forma, você precisa realizar a impermeabilização em obras, prezando pela segurança e o bem-estar de todos.

Quais tipos existem?

Antes de tomar qualquer atitude, é preciso entender sobre as características desse procedimento. Veja abaixo os sistemas mais utilizados:

Rígidas

Esse modelo acontece quando aditivos químicos e argamassas poliméricas ou impermeáveis são adicionados. Com isso, o material se torna mais rígido e não se movimenta junto com a estrutura, ou seja, a impermeabilização perde a sua função caso ocorra alguma fissura.

As regiões com grande variação de temperatura não são indicadas para esse tipo de impermeabilização. Já as piscinas, os reservatórios de água enterrados, galerias e muros apresentam bons resultados com esse sistema.

Flexíveis

É formada pelo conjunto de produtos que estão sujeitos à fissuração. Em outras palavras, a impermeabilização flexível em obras consegue se movimentar de acordo com as mudanças de temperatura, absorvendo as fissuras. Lajes, espelhos d’água, jardins e pisos de cozinhas banheiros e áreas de serviço são os locais onde ela é comumente encontrada.

Lembre-se de que a NBR 9575 é um importante documento a ser utilizado em seu planejamento durante a impermeabilização em obras, pois determina os padrões e as exigências para os projetos de impermeabilização. Portanto, sempre a analise antes de tomar qualquer decisão.

Ao ler este post, você descobriu qual é o conceito de impermeabilização e entendeu porque ele é tão importante para o bom desempenho no canteiro. Quem utiliza bons produtos, como as lonas pretas, consegue atender aos requisitos dos clientes, criar projetos eficientes e respeitar a natureza.

Então, não perca mais tempo: entre em contato com a nossa empresa e encontre as soluções que você tanto procura para as suas obras.

 

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!