A impermeabilização é uma etapa importante e necessária na execução de obras, é responsável por proteger as edificações de fatores externos como vento e água. O sistema de cobertura reduz o impacto da ação de intempéries sobre a edificação. Uma importante dica é considerar a impermeabilização de paredes.
Quer conhecer os tipos de materiais utilizados, os problemas e orientações para executar a impermeabilização? Não perca nosso conteúdo!
O que é impermeabilização de paredes?
É a proteção dos elementos construtivos e pode ser feita de diferentes formas dependendo das origens da umidade. O sistema de impermeabilização atua evitando infiltrações, manchas, mofos e danos estruturais diversos. Tais problemas podem comprometer a edificação e impactar na saúde dos usuários.
Para que o sistema de impermeabilização seja eficiente, é necessário proteger as paredes, tampar as fissuras e recobrir adequadamente as armaduras dos elementos em concreto.
Por que é importante realizar a impermeabilização de paredes?
As paredes ficam expostas e sujeitas às mais diversas formas de intempéries climáticas. Como os elementos de proteção selam, vedam e fazem o fechamento de materiais porosos, as impermeabilizações têm papel fundamental no aumento da durabilidade da edificação, na redução de manchas e na proteção da pintura.
A longo prazo, a proteção contra a ação da água ajuda a manter a integridade da construção e prolongar sua vida útil. A impermeabilização de paredes deve ser considerada como sistema auxiliar da obra.
Quais são os problemas ocasionados pela infiltração?
Os problemas mais comuns são: eflorescências, mofo, corrosão de armaduras, acumulo de água e proliferação de micro-organismos, por exemplo. Os danos ocasionados por tais situações justificam a necessidade de adotar um sistema adequado de impermeabilização.
Os fenômenos físico-químicos e biológicos citados impactam na durabilidade da estrutura, e, também, na saúde dos moradores da edificação. A salubridade da construção também é afetada, por isso, é necessário planejar adequadamente a impermeabilização da obra.
É recomendável elaborar previamente um projeto de impermeabilização, que indicará os locais a aplicar os seladores e a forma de aplicação.
Quais os tipos de impermeabilização?
Hoje encontram-se várias opções de materiais para impermeabilização no mercado, com soluções que variam entre rígidas e flexíveis. Usualmente o que define qual material utilizar é a variação de temperatura a qual a superfície será sujeitada.
Para locais que não sofrem com grande oscilação de temperatura, recomenda-se impermeabilização rígida. Estes elementos protegem a superfície, mas não atuam de forma eficaz em determinadas situações, por isso, são recomendados para áreas sem movimentação e variação térmica.
Já nos locais onde ocorram grandes variações de temperatura, os materiais mais indicados são as opções de impermeabilização flexível, como membranas ou mantas. Estes materiais são compostos por polímeros e elastômeros, e, permitem contrações e expansões de acordo com as variações térmicas. As membranas e mantas podem ser pré-fabricadas ou moldadas in loco. As opções existentes no mercado são:
Aditivo para argamassa
Reduz a permeabilidade da superfície aplicada e melhora a coesão da argamassa, tornando-a mais trabalhável.
Argamassa polimérica
Bloqueia a umidade e cria uma película impermeável que impede a ação de agentes corrosivos no aço.
Hidrofugante
Produto a base de silicone que não modifica a superfície natural dos elementos, mas impede a penetração de umidade.
Pintura asfáltica
Aplicar demãos intercalando o sentido de aplicação e respeitar o intervalo. O produto se torna uma barreira impermeável.
Impermeabilizante flexível
Indicado para obras novas e antigas. Seu uso é muito interessante em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas. De fácil aplicação, forma uma barreira contra a umidade e aceita os mais diversos revestimentos.
Membrana asfáltica
Adere facilmente em várias superfícies, é muito indicada para bloquear a umidade oriunda do solo e da chuva.
Pintura impermeabilizante
Material resistente às intempéries. Protege a edificação e está disponível em várias opções de acabamento.
Como fazer a impermeabilização?
Quando falamos de impermeabilização de paredes, tratamos de soluções diferenciadas em função da área de aplicação. As soluções terão cuidados específicos em sua execução, conforme o especificado:
Paredes de tijolo
O processo recomenda utilizar fundo selador acrílico a base de solvente, seguido da resina impermeabilizante. Desta forma o tijolo torna-se resistente às intempéries.
Reboco externo
Antes da aplicação do produto, limpar a superfície e assegurar que esteja livre de sujidades. A seguir, umedecer levemente o local a utilizar o produto e aplicar um impermeabilizante que não seja a base de solvente;
Paredes internas:
Nesta situação, o ideal é realizar a limpeza adequada e utilizar tintas impermeabilizantes.
Paredes em contato com encostas:
Como neste caso a parede estará em contato constante com umidade, é necessário chapiscar a alvenaria e amolecer o chapisco com resina sintética, rebocar utilizando aditivo impermeabilizante e por fim aplicar tinta asfáltica na superfície.
Cada produto e região a aplicar contará com cuidados específicos, por isso, antes de realizar o serviço, é importante projetar e planejar qual sistema de proteção será executado. O procedimento realizado de maneira correta facilita a manutenção e prolonga a vida útil da superfície impermeabilizada.
Qual a durabilidade dos sistemas de impermeabilização de paredes?
A vida útil dos meios de proteção será impactada tanto pela solução adotada, quanto pelo nível de exposição aos agentes agressores, por isso, é preciso avaliar corretamente o substrato e aplicar o material correto. Lembre de que a manutenção deve ser realizada periodicamente.
Os sistemas têm garantia e durabilidade assegurada de cinco anos, tal período pode ser estendido desde que a manutenção seja realizada. É válido monitorar o desempenho e a degradação para verificar a necessidade de substituir ou renovar a impermeabilização.
Lembre também que o planejamento e execução eletiva do sistema de impermeabilização reduzem os gastos e danos futuros.
Conforme vimos, a impermeabilização de paredes é uma etapa importante de sua obra, protege a edificação contra intempéries e ação de chuvas, o que impacta diretamente na vida útil do sistema construtivo como um todo.
Sendo assim, não deixe a impermeabilização em segundo plano, e pense em seu impacto positivo na obra. Projete o sistema adequado de impermeabilização de paredes e instrua os usuários a realizar sua manutenção.
Não perca outras dicas para otimizar a qualidade de sua obra e prolongar sua vida útil! Entre em contato para esclarecer dúvidas e receber conteúdos exclusivos!